ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Direitos dos Animais

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Direitos dos Animais

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:41 pm

Hoje em dia assistimos a inúmeras barbaridades referentes aos animais.
Todos os dias, vários destes seres vivos são torturados e até mortos.

Que podemos fazer?

Pela minha experiência, as pessoas têm que ficar chocadas com o que vêem para reagir, para tomar a iniciativa. Não podem só ouvir as notícias, também têm que ver e ficarem, de certo modo, impressionadas com a violência que existe neste mundo.

Post criado, originalmente, por X9602.

Última edição por Abel em Ter Jan 18, 2011 6:42 pm, editado 1 vez(es)
Abel
Administrador
Administrador

http://ulnc.forumeiros.com

Re: Direitos dos Animais

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:42 pm

Enquanto as pessoas continuarem a manter a opinião de que os animais são seres 100% irracionais que não sentem nem pensam, a violência contra eles continuará a ser encarada como algo de banal.
É preciso deixar de encarar como mais do que objectos fornecedores de pele ou carne. Só aí algo poderá mudar

Post criado, originalmente, por X7026.
Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:43 pm

"DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

Considerando que cada animal tem direitos; considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos levaram e continuam a levar o homem a cometer crimes contra a Natureza e contra os animais; considerando que o reconhecimento por parte da espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das espécies no mundo; considerando que genocídios são perpetrados pelo homem e que outros ainda podem ocorrer; considerando que o respeito pelos animais por parte do homem está ligado ao respeito dos homens entre si; considerando que a educação deve ensinar à infância a observar, compreender e respeitar os animais."

Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência, mas muitas pessoas inconscientemente ou não, maltratam os animais de qualquer q seja a espécie, abandonam animais domésticos e fazem deles o q bem entenderem, pois para este tipo de pessoas os animais não passam muitas vezes de um brinquedo da qual, quando este cresce perde todo o encanto e torna-se aborrecido o seu desenvolvimento...é de salientar q quando falamos em animais pensamos mais facilmente nos cães e nos gatos, mas não nos podemos esquecer q até uma mosca pode sentir dor, pq todo o ser luta pela vida!

até +,
Ana D.

Post criado, originalmente, por X6524.
Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:43 pm

O que acho incomprensível é o facto de milhões de pessoas verem notícias de pandas, trigres, leões, águias e mais uma lista infindável de animais em vias de extinção e continuarem com exctamente as mesmas atitudes desrespeitadoras do ambiente e dos habitats destes animais.

Outro erro gravíssimo é a sociedade em geral apenas considerar que estes animais em vias de extinção é que são dignos de atenção e protecção! Animais abandonados como cães e gatos e por aí fora são completamente ignorados e mal-tratados. E piores são aqueles que compram um animal e primeiro é muito "queridinho" mas depois quando cresce torna-se um fardo para esta famílias e abandonam-no ou até abatem-no.

Diz-se que quem não quer abandonar um animal que não o compre, mas temos que fazer mais por estes indefesos animais. Muito mais!!

Obrigado e até já

Post criado, originalmente, por X9691.
Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:44 pm

Na minha opinião os seres humanos têm a mania de se acharem muito superiores ao ponto de poderem abandonar, maltratar e matar animais.
Mas analisando bem, os humanos nem entre si conseguem viver em harmonia. Há assassinatos, agressões, etc.
Se não respeitamos os da nossa espécie, quanto mais os das outras.
Miguel Lopes

Post criado, originalmente, por X7094.
Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:44 pm

CURIOSIDADES

Os australianos, na hora de tosquiar as ovelhas, cortam o pêlo, ou seja, a lã, e a carne. As pobres ovelhas ficam com golpes e feridas tão profundas que dificilmente saram.

Os chineses, quando caçam um tubarão, ainda no barco de pesca (com o tubarão ainda vivo), cortam-lhe as barbatanas e deitam-no outra vez ao mar.

"A caça canadiana às focas é o maior massacre de mamíferos marinhos no Planeta Terra. Mais de um milhão de focas bebés foram mortas nos últimos 3 anos. Nós podemos ajudar a parar esta crueldade"

Todos os anos, cerca de 30 milhões de animais são mortos só pelo aproveito da sua pele. É CRUEL, ESTÚPIDO E DESUMANO.

Cerca de 200 animais de estimação são mortos, massacrados ou torturados todos os dias.

Milhares de animais vivem num espaço igual ou inferior a 2 metros quadrados, não tendo liberdade de movimento, o que faz com que partam os membros e tenham sérios problemas de articulações e auto-mutilação.

Número de animais usados para fazer um casaco de peles de comprimento médio:

125 arminhos;
100 chinchilas;
70 martas-zibelinas;
50 martas canadianas;
30 ratos almiscarados;
30 sariguéias;
30 coelhos;
27 guaxinins;
17 texugos;
14 lontras;
11 raposas douradas;
11 linces;
9 castores.

Vídeos que mostram a realidade:

http://www.youtube.com/watch?v=askFX3BAZnQ http://www.youtube.com/watch?v=ORrNZZk-68Y http://youtube.com/watch?v=MwZ8NdYEhBw http://youtube.com/watch?v=ZgNRrO8xiEY http://www.youtube.com/watch?v=dl-H1mo-itQ
http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080219112854&z=1
http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html
http://www.peta.org/feat/ChineseFurFarms/index.asp

Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:45 pm

EMPRESAS QUE NÃO FAZEM TESTES EM ANIMAIS

(com o selo: "NOT TESTED ON ANIMALS")

Almay (Revlon)
Amway
Amitée Cosmetics, Inc.
Aramis, Inc. (Estée Lauder)
Avon
Carlson Laboratories
Chanel, Inc.
Christian Dior
Clarins of Paris
Clinique Labs
Donna Karan Beauty Co. (Estée Lauder)
Garnier (L'Oreal)
Gucci Parfums (Wella)
L’aqua di Fiori (produto brasileiro)
Lancôme
Nivea (Beiersdorf)
Norelco
Ralph Lauren Fragances
Revlon
Victoria Secrets

EMPRESAS QUE FAZEM TESTES EM ANIMAIS

Alcon Labs
Allergan, Inc.
Bausch & Lomb
Benckiser (Coty, Lancaster, Jovan)
Bic Co.
Braun (Gillette Company)*
Bristol Myers Squibb Co. (Clairol, Inc.) prod. hig/limp.
Calvin Klein
Clarion - cosméticos
Colgate - Palmolive
Coty
Cover Girl - cosméticos
Crest
Dana Perfumes
Ecolab
Eli Lilly & Co. (Merthiolate)
Elizabeth Arden - cosméticos
Fabergé
Fendi
Gillette Co.* (Liquid Paper, Parker Astra, Braun, Duracell)
Helene Curtis Industries (Finesse, Unilever)
Jergens
Johnson & Johnson (Neutrogena)
S.C. Johnson Products Co.
Kimberly-Clark Co. (Kleenex, Scott Paper, Huggies)
Lever Brothers (Gessy Lever)
Levi's Strauss Co.
L'Oreal
Max Factor
Maybelline* - cosméticos
Natura
Oral- B* (Gillette Co.)
O Boticário
Pantene (Procter & Gamble)
Pennex
Pfizer
Procter & Gamble Co. - prod. de higiene e limpeza
Schering-Plough (Coppertone)
Shisheido Co.- cosméticos
3M (Scotch)
Vidal Sasson
Whitehall Labs (Kolinos)
Yves Saint Laurent

(Um dos casos mais frequentes da experimentação animal é o uso de animais nos testes de cosméticos e produtos de limpeza.

Estes tipos de testes fazem os animais sofrer, porque eles estão vivos quando as experiências são realizadas.

Durante o período dos testes, os animais normalmente sofrem de dores angustiantes, convulsões, diarreira, supuração e sangramento nos olhos e na boca.

No fim do teste, os animais que sobrevivem são sacrificados.)

Pois é... Não imaginavam, pois não?

A nossa voz tem que ser ouvida, temos que conseguir sensibilizar as pessoas quanto a este assunto, por um Mundo muito melhor.

Passem a palavra às vossas famílias, amigos e conhecidos. Juntos, conseguimos parar estes massacres.

Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:46 pm

tem ali um video arrepiante... fiquei até mal-disposta ao ver aquilo.
é horrivel. eu acho que mesmo não sendo de pele, não vou conseguir vestir um casaco nos próximos tempos.
a fátima lopes devia ver aquele video.
que horror >.<
o animal ainda estava vivo quando o esfolaram...
...

Post criado, originalmente, por X9631.
Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Abel em Ter Jan 18, 2011 6:47 pm

Não são os chineses que caçam tubarões, são os japoneses, e de facto, hoje em dia vê-se cada barbaridade, as pessoas têm usado os animais como se não tivessem vida e fossem seres inanimados, como é possível haver gente tão cruel? É claro que eu como carne, mas quando como não tou a pensar no que eram aqueles animais, agora não há é necessidade de matar os animais para fazer roupa, porque para a alimentação até se entende, é a lei da vida, a carne têm proteínas importantes ao crescimenteo de um ser humano... Mas realmente no mundo há mesmo gente vom o sangue não frio mas gelado!!! :s

Post criado, originalmente, por A10597.
Abel
Administrador
Administrador

Mensagem  Mariana Couto em Qui Mar 31, 2011 6:40 pm

Sobre este tema tenho uma pergunta que vou deixar aqui para que possam dar a vossa opinião:
És a favor ou contra a utilização de animais para fins médicos/farmacêuticos(como os famosos testes em ratinhos)?

Deixa a tua opinião!
Mariana Couto
Rubrica
Rubrica

Utilização de animais para fins medicos

Mensagem  Nelson Carvalho em Qui Mar 31, 2011 9:50 pm

Sou a favor da utilização de animais para fins medicos.
A investigação cientifica tem ser certificada em modelos vivos. Em primeiro nos animais e posteriormente nos Humanos. Parece ser um acto cruel mas qual a outra alternativa? Podemos comparar com a matança dos animais para alimentação. Ninguem poem em causa isso. POrque será? Porque é uma necessidade natural. Os testes nos "ratinhos" também é uma necessidade "natural" do desenvolvimento da sociedade humana ( desenvolvimento cientifico).
Apesar de não gostar do meu ponto de vista, é uma verdade que não podemos contrariar. Muitos dos farmacos que salvam os nossos familiares foram submetidos aos testes animais.
Desculpem mas esta é a minha opinião!!!

Nelson Carvalho
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Mariana Couto em Qui Mar 31, 2011 10:26 pm

Não tens nada que pedir desculpa! Smile
Tens direito á tua opinião tal como todos nós!
E eu concordo contigo! Considero me a favor da utilização de animais para fins médicos. Creio que se compararmos, os animais (ainda que possam ter sentimentos e afectos) nunca serão como o Homem: os animais não trabalham, e como tal não têm como crontribuir para a evolução da sociedade! Na minha opinião este é um caso em que tem de haver sacrifício, cedencia por parte de alguém, neste caso os animais. Em nome do avanço científico! E da evolução do Homem!
O que é que é pior: morrerem alguns ratos ao testar um medicamento novo, ou não se experimentar em ninguém e começar-se a vender e morrerem todas as pessaoas que irão ter de o tomar? Os medicamentos têm de ser experimentados em alguém! Vamos experimentar em pessoas?? Se fazê-lo em animais é cruel então fazê-lo em pessoas seria o quê? Tortura? Talvez... Para mim... impensável.
Mariana Couto
Rubrica
Rubrica

Resposta

Mensagem  Lolydi em Sab Nov 26, 2011 11:35 am

Os animais sentem dor também eles sabem quando lhes fazemos mal, acho muito injusto utilizar um animal para qualquer experiência.
Se fosse algum deles a estar na pele do animal acho que nao ia gostar muito.
Lolydi
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Mariana Couto em Sab Nov 26, 2011 12:38 pm

Como achas que temos certas vacinas? Que as usamos sabendo que não nos vão matar? (por exemplo)
Temos de experimrntar em algum ser vivo para testarmos se tem efeitos secundários, por exemplo...
Se fosse comigo também não gostava que me fissesem os testes a mim, é verdade, mas se pensares bem, que para que isso não aconteça (sermos nós a provar que realmente certo produto é prejudicial ou não), primeiro os produtos (antibióricos, vacinas, seja o que for) tem de ser experimentdo em alguém !!!
Porquê em animais? Porque metabólicamente são o ser vivo mais parecido conosco, logo são óptimos em termos de comparação ao ser humano
Mariana Couto
Rubrica
Rubrica

direitos dos animais?

Mensagem  HKFrancisco em Qui Set 19, 2013 6:58 pm

como é que o ser humano se pode preocupar com os direitos e de como eles sao tratados se nem os direitos humanos sao capazes de respeitar se nem nos respeitamos uns aos outros como vamos respeitar o que a natureza nos oferece? Question 

HKFrancisco
Aspirante
Aspirante

Direito aos animais

Mensagem  andreiasousa98 em Sex Set 20, 2013 8:06 pm

Eu acho que todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência, os mesmos direitos de serem respeitados. As pessoas por vezes tratam os animais como lixo, eu não acho isso correto. Nas mãos dos homens eles não passam de produtos para consumo. Será que isso vai mudar algum dia? Eles pensam como nós . Alguns animais matam pessoas sim, mas há muitas mais pessoas a fazer isso e não são abatidas ... As pessoas deviam pensar mais nos animais, pois eles também sentem dor.

andreiasousa98
Aspirante
Aspirante

Animais

Mensagem  David Santiago em Dom Out 06, 2013 2:41 pm

Mais facilmente acolheria um cão vadio e rafeiro , do que dava de comer a certos humanos ....

A Racionalidade presente nos humanos compromete qualquer justificação para alguns atos praticados por certas pessoas...

Todos os animais irracionais merecem partilhar o mundo , serem acolhidos e bem tratados por humanos , alguns humanos não merecem partilhar o mundo com os animais , desde a águia até à minhoca usada para pescar...

Na minha opinião um touro tem direito a matar o toureiro e ainda ser condecorado por obedecer à natureza .

David Santiago
Aspirante
Aspirante

Direitos dos Animais

Mensagem  tactavares em Seg Out 07, 2013 6:52 pm

Os animais tem direitos como nós deviam ser respeitados tal como os humanos.

Muitos dos animais são mais simpáticos e inteligentes do que alguns dos humanos.

TEMOS QUE RESPEITAR OS ANIMAIS E TRATA LOS COMO TRATAMOS OS NOSSOS.

ELES MERECEM.

tactavares
Aspirante
Aspirante

Direitos dos Animais

Mensagem  anabatista em Sex Out 25, 2013 5:09 pm

Sem dúvida alguma que o ser humano não trata os animais como devia, mas o mais estúpido é que não se preocupa com isso, não se sente mal ou algo do género.
Ainda esta semana uma amiga minha que diz defender todas essas coisas, queria que um cão fosse abatido porque mordeu a gata dela. Não acho isso correto. O cão mordeu a gata, é um facto, mas a culpa não é inteiramente dele. O dono dele deixa-o fazê-lo, já não é a primeira vez que algo assim acontece e matar o cão não vai mudar a situação.
Na minha opinião os animais são o reflexo dos donos. Se os donos lhes dessem educação e carinho, nada disto aconteceria, para além de que os animais agem por instinto, não são racionais como nós e mesmo assim às vezes têm melhores atos que as pessoas.
Portanto, acho que todos nós deveríamos estar atentos ao que se está a passar no mundo, pois a pouco e pouco estamos a destruí-lo e a tornarmo-nos seres cada vez piores, e os outros seres vivos não têm de ser vítimas disso.
anabatista
Moderador
Moderador

Direito Animal

Mensagem  pedrogrocha em Qua Nov 06, 2013 12:07 am

"Temos que respeitar os animais", "Os animais também têm direitos", exemplos de frases que todos dizem, mas que ninguém põe na prática. Neste assunto, sou um pouco hipócrita a nível de opiniões. Não sou vegetariano, nem nada que o pareça, apesar de o gostar de ser. Mas a verdade é uma: uma coisa é matar para comer, outra é matar por diversão, matar por desleixo, matar por abandono. A matéria do matar para comer, já vem do primórdio da nossa existência, dos nossos antepassados primitivos. Mas alguém nos disse, que por esse simples facto, pode-mos maltratá-los? Não use-mos argumentos podres para justificar as nossas crenças. Use-mos opiniões fundamentadas (já que é isso que a filosofia diz). Lembremo-nos dos animais domésticos, como os cães e os gatos. Estes bichinhos, que fazem parte, que enchem a nossa vida de amor incondicional (sem precisarem de nada em troca), são constantemente maltratados e abandonados. Peço desculpa, mas tal não me cabe na cabeça. E ouvir relatos de animais que são constantemente abatidos, para criarem espaços para mais num canil.... escurece-me o coração...
Somos seres estúpidos, egoístas, maldosos... Não nos preocupamos com quem nos quer bem

Quem me dera poder fazer mais pelos animais...
(um bem haja a quem protege e se dedica a animais abandonados)

pedrogrocha
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem  pedrogrocha em Qua Nov 06, 2013 12:12 am

anabatista escreveu:Sem dúvida alguma que o ser humano não trata os animais como devia, mas o mais estúpido é que não se preocupa com isso, não se sente mal ou algo do género.
Ainda esta semana uma amiga minha que diz defender todas essas coisas, queria que um cão fosse abatido porque mordeu a gata dela. Não acho isso correto. O cão mordeu a gata, é um facto, mas a culpa não é inteiramente dele. O dono dele deixa-o fazê-lo, já não é a primeira vez que algo assim acontece e matar o cão não vai mudar a situação.
Na minha opinião os animais são o reflexo dos donos. Se os donos lhes dessem educação e carinho, nada disto aconteceria, para além de que os animais agem por instinto, não são racionais como nós e mesmo assim às vezes têm melhores atos que as pessoas.
Portanto, acho que todos nós deveríamos estar atentos ao que se está a passar no mundo, pois a pouco e pouco estamos a destruí-lo e a tornarmo-nos seres cada vez piores, e os outros seres vivos não têm de ser vítimas disso.
Concordo plenamente com a referência que fazes no segundo parágrafo, sobre os animais serem o reflexo dos donos. Se uma criança é um reflexo dos pais, porque não haverá o animal fazer igual?
Faço minhas, as ideias presentes neste tópico... sou da mesma opinião

pedrogrocha
Aprendiz
Aprendiz

direitos dos animais

Mensagem  Rita Melo em Sab Nov 30, 2013 10:34 am

Todas as pessoas sabem que a vida humana é superior em relação à dos animais..mas os animais têm direito à vida,tal como nós. Todas as pessoas que fazem mal aos animais deveriam sofrer quanto eles sofreram. "Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais." esta frase de Immanuel Kant diz tudo!

Rita Melo
Aspirante
Aspirante

Direito dos animais

Mensagem  belinhasousa em Dom Jun 01, 2014 9:18 pm

Os animais também têm o direito à vida, são seres vivos e como tal devem ser respeitados, cuidados e acarinhados. Os animais sentem como nós, e custa-me imenso ver animais abandonados, ou mesmo pessoas a bater neles e a fazer-lhes mal. Muitas vezes as pessoas têm medo, por exemplo dos cães, mas eles quando nascem não são maus, não andam a morder todas as pessoas, eles aprendem com o tempo e quem lhes ensina é o próprio homem, o que o homem ensina ao cão, ele repete e isso reflete-se nos seus atos. Devemos cuidar dos animais, pois eles podem muitas vezes ser a melhor companhia para nós, e como se diz, o cão é o melhor amigo do Homem. Felizmente existem pessoas que acarinham e acolhem animais abandonados, pois essas pessoas sabem o verdadeiro significado do amor.

belinhasousa
Estudioso
Estudioso

Direitos dos Animais

Mensagem  nunoc em Qui Dez 04, 2014 10:04 pm

Os animais, tal como nós, são seres vivos que têm o direito à vida, e que por essa razão, não deveriam ser maltratados ou utilizados para a confecção de roupa, assim como produtos de beleza, uma vez que numa sociedade desenvolvida como a nossa, já existem produtos artificias capazes de substituir a utilização destes para um bem tão supérfulo.
Quanto à questão do abandono, não acho correto que as pessoas comprem animais, porque são “giros”, mas que depois os abandonem, ou porque querem ir de férias, ou porque o animal dá mais trabalho. Os animais são seres que merecem ser tratados com o devido respeito, até porque muitas vezes, no caso dos animais domésticos, estes são a nossa companhia, e um ser que nos transmite alegria, pela ligação que criamos com eles.

Alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais:

- “O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de os explorar, violando esse direito.”

- “Todos os animais têm direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.”

- “O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.”

- “Os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem.”

nunoc
Conhecedor
Conhecedor

Direitos dos animais

Mensagem  anabatista em Dom Dez 07, 2014 6:08 pm

Este anúncio foi feito pela Animals Defenders International. Muitas pessoas, ao verem estes filmes, rejeitam as cenas pensando que foram inventadas pelos defensores dos animais.
Alguns cientistas, como os que estão envolvidos nas experiências com animais dizem apenas que estes são bem tratados e ainda que assim estão a salvo dos seus predadores habituais.
Por outro lado, muitas pessoas ficam chocadas com a utilização de animais para estes fins e algumas ainda acrescentam que estas experiências deviam ser banidas. Outras acham esta situação desagradável, mas também necessária para o desenvolvimento de medicamentos para beneficiar os humanos e até os animais.
Pensando nas pessoas que argumentam a favor das experiências com animais e pensando que estão corretas, então as experiências seriam necessárias para o desenvolvimento de medicamentos seguros e, nesse caso, o consequente sofrimento seria um “mal necessário”. Este raciocínio é, muitas vezes, desenvolvido por pessoas que falam de direitos que não devem ser violados, no entanto, aceitam as suas consequências.
Após pesquisar acerca deste assunto encontrei, por exemplo, a seguinte afirmação: “Existem estágios iniciais da vida humana em que a consciência emocional e intelectual dos humanos e as suas perspetivas sobre o mundo são menores do que (por exemplo) as dos chimpanzés adultos. Alguns afirmam que os chimpanzés adultos possuem o mesmo desenvolvimento mental e emocional que as crianças de quatro anos.” Posto isto, por que razão as experiências com animais são permitidas se as experiências com crianças não o são?
Se a resposta for simplesmente que as crianças são humanas e os chimpanzés não, então poderia ser acusado de descriminação de espécies, uma vez que não temos razão para pensar que o sofrimento para os chimpanzés seria menor.
Obviamente que existem diferenças, mas se fosse preciso escolher entre salvar uma criança ou um animal de outra espécie de algo que lhes causaria o mesmo sofrimento, a maioria das pessoas insistiria em proteger a criança.
Ao discriminarmos espécies, sentimo-nos pior perante o sofrimento de uma criança do que perante o de um animal de outra espécie, o que faria com que a maioria das pessoas se preocupasse mais com a criança.
Por último, deixo uma questão para refletir:
Se as experiências são necessárias, não haverá algumas pessoas, que estejam próximas da morte, preparadas para se sacrificarem pelos outros? Pelo menos assim o seu sofrimento seria diminuído pelo conhecimento de que foi tudo por uma boa causa. Talvez devêssemos parar de fechar os olhos à utilização indevida dos animais em experiências.
anabatista
Moderador
Moderador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: