ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

"A tecnologia é a nova escravatura."

Ir em baixo

"A tecnologia é a nova escravatura."

Mensagem  2017.martaribeiro em Sex Jan 19, 2018 8:41 pm

Esta frase do escritor indiano Pankaj Mishra, proferida numa entrevista ao jornal Diário de Notícias chamou-me logo a atenção: não há nada mais atual do que a constante presença da tecnologia nas nossas vidas! E mesmo sendo muitos os aspetos positivos, não há como esquecer os pontos fracos, que, infelizmente, se têm demonstrado cada vez mais preocupantes.
Num mundo onde surgem inovações tecnológicas quase todos os dias, o acesso a estes meios, cada vez mais facilitado, é confundido pela maioria da população como sendo o acesso ao mundo. O ser humano pode chegar a ficar tão dependente de, por exemplo, um telemóvel que esquece por completo que está rodeado de mais pessoas, focando-se apenas na realidade virtual. Porém, não passa de uma realidade fictícia que "cria a ilusão da autossuficiência", tal como afirma Pankaj. Essa ilusão, do ponto de vista do escritor, consiste no facto de que cada vez menos são fomentadas as relações interpessoais, cara a cara, acabando por crescer o isolamento, ao contrário do que seria esperado, já que foi graças à tecnologia que se quebraram barreiras como a distância e o tempo.
Constata-se, então, que a sociedade atual vive numa espécie de contradição: com tanto desenvolvimento ao seu dispor em todas as áreas do saber e capaz de melhorar indubitavelmente a sua qualidade de vida, como é que é possível falar, sequer, em escravatura? A resposta passa um pouco por fazer um "raio X" aos comportamentos desta nossa sociedade. A transmissão de dados pessoais e o vício e dependência que se cria face aos aparelhos tecnológicos levam a que se perca a individualidade e até mesmo a capacidade de interagir com o próximo de uma forma natural - uma proximidade da tecnologia quase perigosa e um afastamento do mundo real nada saudável.

2017.martaribeiro
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum