ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Direitos dos Animais

+27
Ru_ben
2015.André Oliveira
Juliana Fernandes
10S4_ana.dias
2015.pirilampo
joana linhares
Marina Teixeira
inesleitte
2015. Fernando C.
2015.dissf
2015.manuelcosta
dave1505
joaocolonia
Rosa Sousa
nunoc
belinhasousa
Rita Melo
pedrogrocha
anabatista
tactavares
David Santiago
andreiasousa98
HKFrancisco
Lolydi
Nelson Carvalho
Mariana Couto
Abel
31 participantes
Ir para baixo
avatar
Rosa Sousa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 18
Pontos : 22
Data de inscrição : 14/09/2014

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Re: Direitos dos Animais

Dom Dez 07, 2014 7:49 pm
Os animais não são apenas seres irracionais, muitos animais conseguem ser mais racionais do que muitos seres humanos.
Ao contrário do Homem, o animal não possui maldade, não é cruel e consegue dar apoio sem sequer falar.
Os animais são os melhores amigos que uma pessoa pode ter e os mais fiéis, aliás.
Então porquê desrespeitá-los?
Finalmente, este ano entrou em vigor uma lei que "... sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão".

Eu não podia concordar mais com esta lei. Eu falo por mim. Tenho 4 animais de estimação e jamais seria capaz de os mal tratar porque acabaram por "fazer parte da família".
Os animais também têm sentimentos, também sofrem mas não têm o dom da palavra por isso não se conseguem defender.
É muita cobardia da parte do ser humano maltratar um animal com ou sem motivo.
Ao fazê-lo, o ser humano só se está a demonstrar mais " animal" do que os próprios animais. A raça humana não foi criada para fustigar as outras raças mas sim para viver em harmonia com elas.
Lembra-te, os animais conseguem pôr-nos um sorriso na cara quando menos esperamos e quando mais precisamos.
joaocolonia
joaocolonia
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 61
Pontos : 65
Data de inscrição : 17/09/2013

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Direitos dos Animais

Dom Dez 07, 2014 11:47 pm
Na minha opinião, os animais são como as pessoas, só que têm características diferentes, mas têm os seus sentimentos, as suas emoções, os seus feitios…
Na verdade, quando disse que os animais são como as pessoas, isso não é bem assim, eu acho que alguns conseguem ser melhor do que as pessoas, os animais sabem usar os seus sentimentos e alegrar uma pessoa, enquanto que as pessoas não usam os seus sentimentos, mas usam os sentimentos dos outros.
Os animais têm direito a uma vida tão boa como a nossa, eles não fazem mal a ninguém, eles são um ser vivo como nós, só que são irracionais.

A verdade é que nós não sabemos tomar conta deles, mas eles tomam bem conta de nós…

Direitos dos Animais - Página 2 Cao3

______________________

Posso não ser aquilo que quero, mas serei sempre aquilo que tu queres
avatar
dave1505
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 21
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 25

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Direitos dos animais

Dom Dez 07, 2014 11:59 pm
Como seres "racionais" devemos reconhecer que , como seres vivos, somos todos animais, e não podemos desrespeitar os que são "iguais" a nós. Devemos forcar-nos principalmente naquilo que, perante as leis da natureza, devem ser as relações inter-específicas, como seres humanos, não devíamos fazer outros animais sofrerem desnecessariamente, eu acho que isso só deveria acontecer pois nós temos de nos alimentar, e como quaisquer outras espécies, devemos procurar animais em níveis "inferiores" a nós para procurar alimento, mas apenas porque é necessário. Não vejo quaisquer outras razões lógicas para desrespeitarmos os outros seres vivos.
avatar
2015.manuelcosta
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 8
Data de inscrição : 18/09/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty direito dos animais

Sex Out 02, 2015 6:11 pm
Ao longo da história da humanidade os animais têm sido utilizados para muitos fins como a alimentação, teste a vários produtos cosméticos e farmacêuticos, para a satisfação humana em espectáculos e para vestuário. Isto não é motivo de orgulho pois tratamo-los com desprezo e como meras coisas ao nosso dispor.

É suposto serem os melhores amigos do Homem, mas muitas vezes não são tratados como tal. Diariamente os animais são espancados, atirados de pontes, afogados, queimados, mutilados para rituais satânicos e até violados.

Não entendo como pessoas são capasses de fazer isso aos animais parece que essas pessoas não tem consciência e não sabem o que estão a fazer.
avatar
2015.dissf
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 23
Pontos : 61
Data de inscrição : 18/09/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Direitos dos animais

Sex Out 16, 2015 7:21 pm
Os animais, são tal como nós, seres vivos, eles respiravam, comem, andam, bebem .... Tal como nós !
Porém , muitos deles não são tratados como seres vivos que são... Os cães animais domésticos, domesticados por nós.. Então porque também não podemos ser domesticados por eles ? Uma ideia absurda , é certo, mas nem menos lógica , o que eu quero dizer é o seguinte , se eles no fundo são seres como nós porque não assumem eles o nosso "papel" e nós o deles ? Porque somos mais inteligentes, mais sábios ? Bem, nunca falamos com eles para sabermos, não é ?! Os cães são elegidos, como os nossos melhores amigos, pois ao menos os cães não nos desiludem, limitam-se a ouvir os nosso desabafos... Muitas vezes são mais nossos companheiros do que por exemplo os nossos melhores amigos, visto que infelizmente existem amigos que não deviam ser considerados amigos !
Os gatos, mais distantes, mas nem menos carinhosos , muita gente não compreende os gatos... Estes animais são felinos ! E os felinos são independentes, gostam de ter o seu espaço, procuram, mimo quando querem, e afastam-se quando querem ser deixados em paz! É a sua natureza, está-lhes no sangue , as pessoas também não são obrigadas a estarem num sítio quando não querem , logo os gatos também não ! Muita gente, abandona sem dó nem piedade estes nossos companheiros, e não se tentam por no lugar deles , e pensar assim : " Será que eu gostava de ser deitado fora, ao frio, à chuva, passar fome ? Se temos pena dos sem abrigo, porque não ter pena deles também ? São diferentes ? Bem, cada um é como é ! Eu confesso que adoro animais, e que me enche de tristeza , ver os animais na rua, cheios de fome, e quando é de inverno, à chuva, todos molhados...
Concluindo, penso que antes de abandonarmos um animal, devemos refletir muito bem, sobre essa questão e questionarmo-nos ... Será que eu gostava ?
avatar
2015. Fernando C.
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 29
Pontos : 89
Data de inscrição : 14/09/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Direitos dos animais.

Seg Out 19, 2015 8:22 pm
Hoje estou aqui não para falar de um tema da actualidade ou de um tema que passa nas notícias, mas sim um que me toca bastante e que infelizmente não é muitas vezes respeitado. Este tema é os direitos dos animais.
O direito dos animais diz que: “Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.”. Mas infelizmente muita gente não cumpre esta lei, não e obrigada pois ninguém e obrigado a nada, mas pelo menos devia e podia respeita-la.
Há dois dias atrás enquanto estava a passar na rua de carro com a minha mãe, observei uma situação que não me agradou de todo: um gatinho estava na berma da estrada de cabeça baixa e notava-se que não estava em plenas condições, que provavelmente teria sido atropelado. Mas todos os carros passavam como se nada fosse, não paravam, não abrandavam, nem pediam ajuda… Entretanto a observar toda esta situação, eu e a minha mãe fomos resgatar o gato e levamos-lo directamente ao veterinário, onde soubemos que realmente tinha sido atropelado.
Um gato é um ser vivo e tem sentimentos como nós, pessoas! Não é um objecto, não é um ser inanimado! É um ser sentimental! Mas tristemente uma grande parte da população não pensa assim, mas sim somente no seu próprio umbigo. E quando digo isto não falo somente nos gatos mas sim em todos os seres vivos e mais propriamente, em todos os animais!
Afinal o que seria de nos sem os animais? Seriamos seres mecanizados que só vê tecnologia à nossa frente? Onde estariam os nossos antidepressivos (os gatinhos)? Onde estaria o amor e carinho de outros que não nos são iguais? Pensem nisso… Neutral Wink Exclamation
avatar
inesleitte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 42
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 24

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Por um coração maior!

Dom Nov 08, 2015 2:23 pm
Ás vezes pergunto-me como seriam os nossos dias sem os animais por perto! De certo, estaria a referir-me a uma vida completamente monótona, por isso não perco muito tempo a refletir sobre este assunto. A meu ver, os animais são essenciais na nossa vida e a nós cabe-nos a responsabilidade de os respeitar e proteger.
O conceito de animais e do seu valor varia de pessoa para pessoa mas se nos focarmos nos animais de companhia as opiniões já não são tão divergentes. Estes seres ocupam um papel insubstituível na sociedade. Os cães revelam-se importantes na ajuda de algumas doenças e situações, como por exemplo cães de guia ou cães de guarda. Não só estes, como também gatos, hamsters e outras aves de pequeno porte nos acompanham na nossa vida! Os animais são o reflexo dos seus donos, esta é a teoria da minha mãe com a qual sempre concordei. De certo modo os animais identificam-se com os seus donos e crescem segundo eles. A verdade é que as vezes são os animais que nos compreendem melhor e que enchem o nosso coração de alegria com a sua autenticidade e amor.
Assim, sou da opinião que estes seres devem ser respeitados e tratados como merecem, pois um mundo sem eles não seria repleto de tanta felicidade.
avatar
Marina Teixeira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 17/09/2014
Idade : 24

Direitos dos Animais - Página 2 Empty A minha opinião

Dom Dez 13, 2015 1:20 pm
Há mil e uma maneiras de começar a falar no assunto dos Direitos dos Animais.

Começo por duas notícias que tanto me tocaram num passado relatavimente presente:

http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/cao-rasgou-a-minha-filha-com-40-pontos/55f1d80b0cf223ad7f657d63

Vi este notícia este Verão. Início de Setembro. Se a memória não me falha, no fim de semana antes das aulas começarem. No calor do momnto escrevi numa rede social a minha opinião. Não sou dessas coisas, mas arrisquei. Hoje volto a lê-la e não mudo uma vírgula.
“Não sei qual vai ser a sentença do cão que atacou aquela menina de 2 anos, a irmã e a mãe. Também não sei as circunstâncias em que o ataque aconteceu, muito menos porque aconteceu. Nem vi nenhuma fotografia do cão. Não sei se é bonito, feio, grande, pequeno, tem cara de mau ou traquina. Muito menos imagino as dores que a menina deve estar a passar. Mas vi o ódio com que aquela mãe falou. A vontade de fazer justiça. Até acho justo. Acho que devíamos ser todos assim. Devíamos todos pedir justiça. Acho que devíamos todos odiar pedófilos e violadores ao invés de lhes chamar doentes. Acho que devíamos pedir a mesma justiça para ambos os casos. Mas nós somos esta maldita raça que põe paninhos quentes nuns casos e escalda outros.
Fui abraçar a Sona quando acabei de ouvir a reportagem. Ela não percebeu porquê. Nem nunca vai perceber. Acho que o cão também nunca vai perceber o que fez. Talvez alguém lho grite quando o estiver a castigar. Eu também castigo a Sona. Quando ela suja a cozinha toda com uma bolacha que não chega a comer. Deixo-a na jaula durante 30 minutos e depois vou lá, sento-me no chão com ela e peço-lhe desculpas por ter sido má.
Devo estar mesmo farta das pessoas para defender tanto os animais. Ou então não. Ou então eles não têm ninguém que lhes chame desequilibrados, doentes, incapazes.
Eu não sou destas coisas. Mas há coisas e coisas. “



http://tviplayer.iol.pt/video/566c2a9e0cf228689bb8b970

Há cerca de 2 anos ouvi esta notícia atentamente. Lembro-me de ter pronunciado algo como “logicamente que a morte do polícia é triste, mas a morte do cãozinho é ainda pior e mais chocante”.
Passados os 2 anos a notícia voltou ao ar para dizer que o cão ferido, não mencionado na altura, sobreviveu e voltou ao trabalho. Em frente à televisãos os meus olhos sorriram e verteram algumas lágrimas. A pergunta voltou a pairar na minha cabeça “alguém perguntou ao cão se ele queria aquilo para a vida dele?”
Foi exatamente essa a pergunta que me fez emocionar mais com a morte de um cão do que um polícia. Porque um sabia para o que ia, o outro foi para o que o mandaram.
Não sou vegetarina. Gosto de um bom bife. Sim, como carne, peixe, derivados... Como outros animais e não vejo como isso atira para canto tudo o que acabei de tentar transmitir. Não há animais que valem menos do que os outros. Só temos de ter a nobreza de espírito que dependemos uns dos outros. Que a lei da sobrevivência se impõe, mas que não temos de retirar prazer do sofrimento dos outros animais.


Com isto, quero rematar que os animais têm direitos. Sim! Que nós, seres humanos devíamos ter a coragem de lhes atribuir esses direitos! Que, como seres inteligentes como nos gostamos de apelidar, deviamos ter a inteligência de amar os animais.
avatar
joana linhares
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 4
Data de inscrição : 14/12/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Re: Direitos dos Animais

Seg Dez 14, 2015 7:32 pm
Os direitos dos animais são direitos humanos, e existem para definir limites aos seres humanos. Podemos chamar "direitos dos animais" aos direitos que estabelecem os limites das relações dos seres humanos com os animais.
Se não estabelecermos limites sob a forma de direitos à relação dos seres humanos com os animais não poderemos proceder juridicamente quando consideramos que certas pessoas transgridem estes limites.
Deve ser possível obrigar quem maltrata os animais a responder a queixas em tribunal e ver este comportamento corrigido.
Há razões para crer que muitos animais são mais parecidos com os humanos do que são parecidos com pedras. Assim, temos razões para crer que há limites para o modo como os podemos tratar legitimamente, independentemente das nossas vontades e desejos particulares.
Na sociedade atual estamos integrados numa cultura que usa arrogantemente animais para a alimentação, para o vestuário, para a pesquisa no desenvolvimento de novos medicamentos, e para determinar a segurança de produtos de higiene doméstica. E muitas destas utilizações requerem uma grande quantidade de dor a animais.
Muitas vezes não é atribuído a este assunto a sua devida importância, as pessoas parecem ignorar a gravidade deste tema.
Existem inúmeros casos de violência em animais muito conhecidos, os principais meios de comunicação como a Televisão e a Rádio não divulgam estas situações tanto como deviam.
Todos os dias se ouvem tragédias, cidades inteiras bombardeadas, acidentes de automovel trágicos, e no fim há sempre justiça para os "maus da história", e os animais? que sao pacificos, que são a companhia de tanta gente, que sao o "melhor amigo do homem", onde está a justiça que estes merecem?
avatar
2015.pirilampo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 28
Data de inscrição : 09/10/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Os animais também são gente

Qui Jan 07, 2016 2:37 pm
Em primeiro lugar, quero dizer que concordo plenamente com esta frase ou experessão pois tal como os seres humanos, os animais têm direitos na sociedade. Eles apesar de não terem caracteristicas físicas idênticas às do Homem, tem as mesmas necessidades vitais e essenciais à sua sobrevivência como o poder respirar livremente, o comer, o beber e um teto onde dormir.
Por vezes, os animais têm atitudes mais meigas e inteligentes que certas pessoas. Eles apesar de não aparentarem também têm sentimentos e, é nosso dever olhar por eles, cuiadr deles, tratá-los bem e dar-lhes consolo, um colo.
avatar
10S4_ana.dias
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 04/01/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty OS ANIMAIS TAMBÉM SÃO GENTE

Dom Fev 07, 2016 9:52 pm
Esta é uma frase com a qual eu concordo completamente. Sou uma plena defensora dos animais e faço tudo o que estiver ao meu alcance para os proteger.
Tal como nós humanos temos os nossos direitos bastante definidos, então porque é que os animais não os têm? Ou, caso os tenham, porque não são cumpridos? Não somos todos seres vivos que habitam o mesmo local?
Estas questões baseiam-se na atitude de superioridade que a nossa sociedade, o homem, apresenta sobre todas as outras espécies que habitam a terra. Consideramo-nos os donos do planeta Terra. Aparecemos cá e começamos a dominar tudo e todos apenas por apresentar-mos caraterísticas definidas como melhores perante as outras espécies que já cá existiam.
Os animais estão presentes no dia a dia de quase todas as famílias. São os cães, os gatos, os passarinhos, os tais animais de estimação que muitas pessoas se responsabilizam a cuidar, alimentar e a dar carinho, mas muitas vezes não é isto que acontece. São deixados sozinhos dias e dias fechados em casa, sem qualquer tipo de atenção e de alimentação. Será que as pessoas que optam por estes comportamentos gostavam que lhes fizessem isto? Certamente que não. Então porque o fazem aos animais? Por serem seres inofensivos? Por se acharem completos donos deles? Os animais não são como bonecos, se nos comprometemos a cuidar de algum porque é que mais tarde o iremos “deitar fora”? Esta é uma atitude completamente desumana mas que acontece regularmente nos dias de hoje. Com a enorme frequência de abandono de animais e com as campanhas de diferentes instituições de proteção dos mesmos, já há leis que consideram esta atitude um crime que poderá levar até à prisão do individuo.
São muitas as vezes que vou na rua e deparo-me com cães e gatos, principalmente, a vaguearem pelas ruas sem qualquer destino, procurando alimento de modo a conseguirem sobreviver.
Compreende-se que as dificuldades económicas de algumas famílias não permitam uma luxuosa vida aos animais mas não é isto que eles querem. Eles apenas precisam de alimento, carinho, atenção e um abrigo e todas estas coisas não poderão ser justificadas pela falta de dinheiro pois a dedicação que cada um emprega nos animais não depende de quantias monetárias mas sim do “interior” de cada pessoa.
avatar
Juliana Fernandes
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 4
Data de inscrição : 22/09/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Os Animais também são gente

Seg Fev 08, 2016 7:58 pm
Desde sempre o Homem encontrou-se acompanhado de animais e estes sempre foram utilizados para vários e diferentes fins, entre os quais, a alimentação, vestuário, satisfação humana em espetáculos ou no teste a produtos farmacêuticos e cosméticos. O modo como o Homem trata os animais revela o nosso egocentrismo e egoísmo, mas também revela aquela ideia que muitos têm de que o Homem, como ser racional e falante, é superior a todas as outras raças e, por vezes, esquecemo-nos que estes, tal como nós, também têm direitos, entre os quais, o direito “à atenção, aos cuidados e à proteção do Homem”. Neste planeta em que vivemos habitam milhares de outros animais e todas as nossas ações têm um impacto nas suas vidas e todos os dias muitos animais sofrem por nossa causa e é nosso dever moral fazer algo para impedir que isso aconteça. Por vezes até mesmo os mais pequenos esforços resultam em enormes mudanças.
Todos os animais, tal como nós, têm o direito de serem respeitados e, por esse motivo, é nosso dever evitar colocar os animais em situações em que possam sofrer abusos.
Para além disso penso que qualquer ato de abuso ou de maltrato a um animal deveria ser punível. Em Portugal, segundo o jornal Público “A GNR registou em 2015 cerca de dez denúncias de maus tratos a animais por dia, mas dessas denúncias só duas seriam crimes. De 655 crimes cometidos contra animais, apenas três resultaram em condenação.”
Para concluir penso que temos de nos esforçar para mudar algumas mentalidades e temos de aceitar o facto de que apesar das diferenças existentes entre os humanos e os outros animais, todos os seres que habitam este planeta são “iguais” e todos têm direitos.
avatar
2015.André Oliveira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 16/09/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Animais também são gente

Ter Fev 09, 2016 9:52 pm
O saber é poder, como todos sabemos e na nossa sociedade o poder tem muita importância...apesar da parceria existente entre alguns animais inseridos nas nossas vida acredito que as pessoas são crentes numa hierarquia onde os nosso queridos amigos se encontram bem lá no fundo!! É de facto verdade que muitos humanos não respeitam os direitos desses mesmo animais, nomeadamente o de "AMAR"...mas, se existem ainda alguns animais realmente amados, onde ficam os outros que lutam todos os dias pela sua sobrevivência?? Que lutam para poderem ter só mais um dia neste mundo injusto?? Pois, estes são também renegados e não são só mal tratados e abandonados na rua a chuva e ao frio sem comida e casa, estes são usados como "utensílios", por exemplo os elefantes, são ferozmente caçados apesar de todas as proibições feitas por alguns grupos de humanos aos caçadores!!      
Não são as parecenças a nível físico nem as parecenças a nível psicológico, mas sim os direitos a que ambas as "espécies"(humanos e animais) têm da vida!!
A verdade é que por muitas vezes(e agora falando dos animais mais próximos) os animais são nos mais importantes que muitas pessoas, são eles que nos aturam a toda a hora e no entanto apesar da gravidade do assunto eles mantêm sempre aquela cara de felizes e ignorantes Very Happy
O problema está na forma como retribuímos amor que ele nos oferecem…
Não podemos afirmar que os animais são pessoa, mas podemos dizer que estes têm os mesmos direitos, apesar de terem menos ou nenhumas influencia nas atitudes da sociedade alguns têm uma capacidade de nos acompanharem e de serem os últimos a deixarem nos…só por isso não é correto fazer essa afirmação!!
avatar
Ru_ben
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 21
Data de inscrição : 22/10/2015

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Os animais também são gente

Sex Fev 26, 2016 11:04 pm
É comum ouvir-se a expressão “os animais, tirando a alma são como as pessoas”. Esta expressão encerra em si mesmo a noção que muitas pessoas têm que os animais são dotados da capacidade de comunicar com os humanos e, sobretudo, que também têm sentimentos e que os conseguem manifestar das mais diversas maneiras.
Claro que, se partirmos de um pressuposto científico que separa os animais dos humanos tendo por base a racionalidade, temos de aceitar que os animais não podem ser considerados pessoas. No entanto, no meu entender, por trás desta expressão está sobretudo a ideia que os animais também têm direitos e que devem ser bem tratados e respeitar a sua natureza e os seus hábitos. Embora, julgue que, na maioria dos casos, o que está em causa são os animais de companhia, nomeadamente os cães e os gatos. Todavia, não nos podemos esquecer que existem animais em estado selvagem e que esses também merecem toda a atenção dos humanos. É normal termos acesso a notícias que nos mostram situações de total desrespeito pelos animais, marcadas pela violência extrema. Basta, para tal, recordar as autênticas “carnificinas” perpetradas contra as baleias ou as focas e o abate de elefantes pelo puro prazer da caça e ambição do marfim. De um outro modo, as touradas também são consideradas como situações de violência, onde os touros são meros “brinquedos” que servem para criar espetáculos deprimentes.
Pensando bem, não é de espantar, embora seja de reprovar, ver que o Homem não tem qualquer complexo em dizimar algumas espécies de animais levando-os a vias de extinção. E porquê? Porque, afinal, o próprio Homem também não tem complexos em liquidar outros indivíduos da sua espécie. Talvez seja o Homem o único animal capaz de maltratar outros seres humanos sem qualquer motivo racional, se é que há algum motivo que o justifique. Porém, neste âmbito, sabemos que certas espécies de animais também lutam entre si mas, trata-se de uma questão natural de luta pela sobrevivência.
E, com tudo isto, sou levado a pensar que, se é verdade que o cão é o melhor amigo do Homem talvez o contrário nem sempre seja verdade. E, para tal, basta estar atento às inúmeras notícias que nos dão conta de situações de abandono e maus-tratos a animais que deveriam ser de estimação mas que estima não é sentimento que lhes assista.
Por mim, com as devidas diferenças, os animais “são gente”, porque merecem ser cuidados e entendidos como seres vivos que necessitam não apenas de alimentação mas também de afetos.
avatar
inesleitte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 42
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 24

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Animais!!

Sáb maio 07, 2016 4:25 pm
Ás vezes pergunto-me como seriam os nossos dias sem os animais por perto. De certo, estaria a referir-me a uma vida completamente monótona por isso não gasto muito tempo a refletir sobre este assunto. A meu ver os animais são essenciais na nossa vida e a nos, como seres humanos, cabe nos a responsabilidade de os respeitar e proteger.
O conceito de animais e do seu valor varia de pessoa para pessoa, mas se nos focarmos nos animais de companhia, cães, gatos e algumas aves, as opiniões já não são tão divergentes. Estes ocupam um papel insubstituível na sociedade!
Assim, os cães revelam importante ajuda em algumas doenças e situações, por exemplo os cães de guia ou cães de guarda. Não só estes como também os gatos e outras aves de pequeno porte, nos acompanham na nossa vida!
Os animais são os reflexos dos seus donos, esta é a teoria da minha mãe ,com a qual sempre concordei. Estes seres identificam-se com os seus donos e crescem segundo eles. A verdade é que, ás vezes são os animais que nos compreendem melhor, que enchem o nosso coração de alegria com a sua autenticidade e amor.
avatar
2017.nunogomes7
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 15
Data de inscrição : 21/09/2017
Idade : 21

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Os direitos dos animais

Sex Nov 03, 2017 6:47 am
Os animais e os seus direitos…
O que quererá isso dizer? Que direitos é que eles têm?
Os animais são seres vivos como nós e talvez por isso também tenha os seus próprios direitos.
Por vezes os animais, mais especificamente os domésticos como o cão, gato… são eles que estão lá para nos ouvir, para nos tratar bem, para ser o nosso ombro amigo sem julgar qualquer coisa que se faça e quando a afinidade de amizade e parceria é tão grande até sentem quando a tristeza está dentro de nós.
Costuma-se dizer que “o cão é o melhor amigo do homem” e não será isso verdade?
Muitas pessoas pensam que os animais são apenas objetos ou brinquedos, porém estes têm sentimentos e apesar de maneira diferente também sentem dor, tristeza e uma coisa maravilhosa, ligação de parceria com a sua “família”
Falando de outro assunto relacionado com isto e que dá dor no coração a muita gente, o abandono.
Será que os animais merecem ser abandonados? Será que apesar do seu amor pelos donos eles merecem este desprezo?
Falando dos direitos dos animais referido em cima, eles merecem uma casa que lhes dê conforto, uma casa que lhe proporcione amor, atenção e principalmente não os abandone futuramente.
Pensando inversamente, o que seria se um animal abandonasse o dono?
Talvez não o fizesse pois ao contrário de muitas pessoas o amor dos animais é verdadeiro e quendo eles amam, amam de verdade…
É preciso dar valor ao nosso animal (se o tivermos) pois tal como as pessoas eles também se vão e quando isso acontecer pode ser tarde de mais.
avatar
cinnamon
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 21
Data de inscrição : 26/09/2021

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Testagem de produtos em animais, uma desapontante realidade

Qua Dez 01, 2021 3:48 pm
Os testes realizados em animais são uma das várias polémicas na sociedade atual.
Coelhos, ratos e até cães pequenos são os animais mais usados para estes testes desumanos. Estes são confinados em viveiros. Lá, são submetidos a testes das mais diversas maneiras, dependendo do tipo de produto.
Não concordo com esta prática e repudio as empresas que continuam a testar os seus produtos nos animais.
Que direito temos nós de utilizar os animais como objetos, causando-lhes sofrimento, medo e dor? Cientificamente está provado que nem sempre as reações efetuadas pelo organismo animal correspondem às ocorridas num organismo humano.
Atualmente, têm sido feitas investigações para criar alternativas para evitar o uso de animais. Uma das possibilidades é o cultivo de tecidos animais in vitro, que permitem a observação de toxidade nas células.
Um dos maiores exemplos de crueldade é a utilização de coelhos em testes de produtos de higiene pessoal, como champôs e sabonetes. Os coelhos possuem olhos grandes (permitindo uma maior observação dos resultados) e uma maior hipersensibilidade no globo ocular provocando uma irritabilidade muito superior à causada nos olhos humanos. Durante o teste, os coelhos são imobilizados para evitar que reajam, como por exemplo, maltratando os próprios olhos.
Além do teste de irritação dos olhos alguns dos principais testes realizados em animais causam irritações e feridas que causam sangramentos, dores, convulsões e eventualmente a própria morte. São aplicados químicos na pele, inseridas substâncias com sondas gástricas e até expõem estes animais a fumo e à ingestão de bebidas alcoólicas para uma posterior dissecação.
Estes são alguns exemplos, mas existem muitos mais (tão graves como estes) para enumerar.
Então se está provado que que existem alternativas que evitam o abuso dos animais, porquê continua a praticar esta crueldade?
Como consumidores, para ajudar a acabar com esta prática, devemos evitar comprar os produtos a empresas que testam os mesmos em animais.
Coloca-te no lugar destes animais. Indefesos, sem conseguirem reagir, criados para levarem uma vida de abuso e negligência.
Gostavas?
avatar
Buberry
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 12
Data de inscrição : 14/09/2023

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Jardins Zoológicos e Circos

Ter Set 19, 2023 9:26 pm
Para começar, eu fico abesbílica de como existe tamanha crueldade para com os animais! Como por exemplo, no zoos e circos, muitas vezes, vemos animais expostos e nem percebemos que estão a ser explorados. Estes apresentam sinais de depressão e automutilação.
  Devem-se estar a perguntar como é possível um animal sofrer desta doença mental! Por mais preconceito, frieza e crueldade que exista os animais têm o lado emocional!
  Ainda há pouco tempo vi um vídeo de uma mulher a queixar-se de uma baleia que é usada para divertimento e espetáculos. Esta apresentava algum desnorteamento devido ao pouco espaço e profundidade no seu "aquário". Sim porque a baleia e outros animais necessitam de estar a certos metros para se orientarem, dado ao seu guiamento das vibrações criadas pelas ondas sonoras. Estando a poucos metros de água, ela não sente a vibração fazendo, assim, o desnorteamento que, consequentemente, leva aos encontrões contra o vidro da sua "casa" criando assim as lesões no focinho e até pelo corpo todo.
  Já no circo o exploramento, normalmente ocorre nos tigres e nos elefantes, contudo, os elefantes já não são vistos por ser ilegal ter esse animal em este tipo de cativeiro, tal como o tigre agora. Porém, antigamente (aproximadamente 7 anos), ambos destes animais eram explorados e usados para espetáculos, após o mesmo eram colocados numa cela e alimentados, não tendo assim nenhuma liberdade nem instinto ou capacidade que a natureza lhes propõe, o que poderia levar à agressividade dos mesmos, como sequela também poderia levá-los ao abatimento.. 
  Onde quero chegar é, que os animais têm os seus habitats naturais no qual não deviam ser retirados, tirando a exceção da necessidade de tratamento, sendo, assim, postos num santuário e, como é obvio, depois da sua recuperação voltar ao seu habitat.
avatar
Car747fs
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 16
Data de inscrição : 29/09/2023

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Direito dos animais

Qui Nov 16, 2023 8:23 pm
A liberdade, integridade física e sobre tudo a vida estão entre os direitos dos animais, assim como ocorre com os humanos. De acordo com correntes do movimento em defesa desses seres, humanos e bichos são iguais quando se trata de sensibilidade e dor e ao sofrimento.
Neste contexto foi criada pelo UNESCO a 27 de janeiro de 1978 a declaração universal dos direitos dos animais. Este documento tem 14 artigos que reforçam a ideia de que os animais tem direito a uma vida digna. Para isso cabe aos humanos o dever de proteger e cuidar dos animais.
Não consigo entender como é possível alguém fazer mal a um animal indefeso, na minha opinião as penas para estas pessoas deviam ser pesadas e eles deveriam de facto compri-las.
Conteúdo patrocinado

Direitos dos Animais - Página 2 Empty Re: Direitos dos Animais

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos