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O nascimento do progresso científico e a mudança de mentalidades

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O nascimento do progresso científico e a mudança de mentalidades

Mensagem  2017pinhocarpediem em Seg Maio 21, 2018 7:54 pm

Não há qualquer dúvida em afirmar que foram vários os progressos nas áreas das ciências e que marcam o século XIX, nomeadamente na Química, Física e Biologia.
Neste contexto positivista, Comte defende a perspetiva de que a humanidade, assim como os diferentes tipos de conhecimento, passaram por três estados de explicação e compreensão. O estado teológico, que explicava os fenómenos através das interferências sobrenaturais. O estado metafísico explica através da presença de entidades abstractas que não são observáveis. Já o estado científico, ou seja, o positivo baseia-se em leis naturais e invariáveis, e que são conhecidas através da observação e da experiência.
Este mesmo Positivismo teve uma grande influência no pensamento da segunda metade do século XIX, pois a ciência e a lógica passaram a ser regras para o conhecimento, dando assim origem a uma nova corrente de pensamento, o cientismo, que proporcionou uma nova vontade pela busca do saber, mas desta vez mais rigoroso.
Na área da Química destaca-se a elaboração da primeira tabela periódica, divulgada em 1869, pelo conhecido químico russo, de nome Dimitri Mendeleiev.
Na área da física, os britânicos Joule e Maxwell inovaram com a teoria cinético-molecular. Foi esta descoberta que levou à origem da electricidade e do electromagnetismo, por exemplo. Ainda no campo destas descobertas, surgiu o conhecimento da radioactividade.
Outro importante avanço relaciona-se a obra de Darwin, a célebre descoberta denominada “A Origem das Espécies”. Esta análise defendia que os seres vivos têm a capacidade de adaptação ao ambiente e essa possibilidade modifica o ser vivo, sendo tal transformação transmitida à sua descendência. Destacaram-se também avanços na área da microbiologia e na medicina.
Contudo, estas inovações também se manifestaram em outras áreas de estudo, como por exemplo as ciências sociais, fazendo surgir, deste modo a sociologia, a economia política, a geografia, a história.
Todo este conhecimento passa a ser entendido como uma forma de obter felicidade. Estes parâmetros levaram à necessidade de os cidadãos se alfabetizaram. Desta forma, são implementadas novas mudanças, a fim de continuar o progresso no saber, a como o ensino primário torna-se obrigatório, e, posteriormente, gratuito. O poder central passou a ser responsável pelos pagamentos dos professores e pela construção de escolas.
Surgiu assim, a escola pública, obrigatória e laica, que continua até ao nosso presente, não ficando para trás o ensino tanto secundário como o superior. Esta área superior foi necessária para formar profissionais qualificados, como por exemplo médicos e advogados. Os currículos de ensino também sofreram transformações, nomeadamente a inserção da vida científica, intensificando, deste modo, a fé na ciência e a aposta no avanço tecnológico e científico.
A segunda metade do século XIX é um período de mudança cultural para o nosso país. Através de novas influências, Portugal vive uma atividade de agitação nas suas consciências, nas artes e nas letras.
Esta mudança perspectivou-se e iniciou-se através de um grupo de estudantes de Coimbra, que decidiu combater o conservadorismo dos intelectuais portugueses. Destacaram-se nomes como Antero de Quental, Teófio Braga e Eça de Queirós e mais tarde Ramalho Ortegão, Oliveira Martins e Guerra Junqueiro. Todos estes nomes associam-se à fé cientista no progresso e na transformação social. São eles a Geração de 70.
Este impulso da Geração de 70, forneceu ao nosso país uma nova abertura à mudança. Esta mudança marcou-se pelo dinamismo, pela adoção do realismo/Naturalismo e pela adesão ao simbolismo e à Arte Nova.
Como de pode verificar, aquilo que somos hoje, a nossa forma de pensar e refletir, são uma consequência do nosso passado.

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