ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Estarão as tecnologias a destruir a essência da humanidade?

Ir em baixo

Estarão as tecnologias a destruir a essência da humanidade?

Mensagem  Ana M em Sab Maio 26, 2018 3:09 pm

Contam-me os meus avós...

Contam-me os meus pais e principalmente os meus avós, histórias do tempo em que eles eram crianças, do tempo onde as pessoas eram, na sua maioria, mais simples e lutadoras... Histórias do tempo em que a minha avó roubava maçãs dos pomares e as escondia nas camisolas e saias, em que as crianças brincavam e corriam nas ruas, em que uma única sardinha alimentava vários irmãos, em que as pessoas realmente davam valor ao que tinham... Nesse tempo as pessoas sabiam desfrutar dos mais simples prazeres da vida, sabiam brincar, sabiam falar e ouvir os outros, sabiam apreciar o canto dos pássaros pela manhã, os aromas das várias estações do ano, o céu estrelado e o som das cigarras nas noites quentes de verão...

Nos dias de hoje vivemos num mundo onde reina a vaidade, onde imperam atitudes materialistas e onde as tecnologias se sobrepõem aos valores morais e éticos. As crianças de hoje não sabem brincar, não sabem comunicar cara a cara, não sabem o que é um campo nem de onde vêm as coisas que encontram no supermercado... não sabem que som faz o galo pela manhã, qual o cheiro da terra molhada, não conhecem a textura das folhas de um livro ou a sensação de comer um fruto ainda fresco que apanharam da árvore... Na atualidade tudo é cada vez mais artificial, os frutos e vegetais dos supermercados estão carregados de pesticidas, e mesmo aqueles que apanhamos das árvores estão sujeitos a toda a poluição que há no ar. Devido às luzes e à poluição das cidades já poucas estrelas se veem, mesmo nas noites mais limpas. As crianças já não podem brincar na rua porque é perigoso, não podem ir ao campo porque poderiam sujar a roupa ou o calçado, não podem correr porque podem cair, não podem brincar porque têm desde cedo de começar a estudar... As crianças de hoje já nascem cada vez mais rodeadas de tecnologia e máquinas, e rapidamente aprendem a trabalhar com estas, tornando-se dependentes delas. As crianças já não leem, já na brincam, já não correm, já pouco falam com outras pessoas... elas agora já nem querem brinquedos e peluches, só tablets, telemóveis, computadores e jogos para a playstation. É claro que isto não se aplica a todas as pessoas (só às que têm melhores condições económicas) e é óbvio que as tecnologias têm inúmeras vantagens, mas a verdade é que estão a roubar cada vez mais aquilo que há de humano e natural em nós.
A vida não é feita das coisas que possuímos, mas sim daquilo que somos enquanto pessoas, dos valores pelos quais nos regemos e do proveito que tiramos daquilo que temos e vivemos.
Dizem-me os meus avós que o importante é ter saúde... e de facto é verdade...
Digo eu que me recuso a tornar-me em mais uma pessoa que perdeu a sua essência deixando-se sucumbir à manipulação de dependência das tecnologias... recuso-me a aceitar que em breve o mundo será governado pela inteligência artificial e recuso-me a ficar de braços cruzados à espera que isso aconteça... Não! Não desistirei daquilo que sou nem daquilo em que acredito em prol da evolução tecnológica... se os outros preferem uma vida em que não conseguem tirar os olhos do telemóvel nem para dormir, por mim tudo bem... mas eu não farei o mesmo só porque é nesse sentido que a evolução da humanidade está a ocorrer... Eu recuso-me a evoluir também nesse sentido, recuso-me a ser como essas crianças que hoje nascem e crescem nesse ambiente mais tecnológico do que humano.
Dizem-me os meus avós que as crianças de hoje nem sabem apreciar a vida... ainda bem que ainda não são todas assim. Ainda há esperança para o lado humano da humanidade... ainda há a possibilidade de o mundo não ser governado pelos robôs e de nós ainda podermos apreciar as coisas simples da vida... pelo menos por enquanto...

Ana M
Aprendiz
Aprendiz

Permissão deste fórum: