ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Para uma sociedade melhor...

Ir em baixo

Para uma sociedade melhor...

Mensagem  2017.martaribeiro em Dom Maio 27, 2018 4:29 pm

A sociedade de hoje em dia é profundamente marcada por grandes evoluções, quando comparada com a sociedade de algumas décadas atrás.
Fatores como o maior e mais rápido acesso à informação, o avanço tecnológico e, regra geral, as melhores condições de vida, conduziram a alterações ao nível do modo de viver das pessoas, estando, por isso, na base dessas diferenças.
No entanto, o que aparentemente não tinha defeitos depressa revelou não possuir apenas virtudes. Desde logo, o facto de estas mudanças serem ainda sentidas em relativamente poucos lugares, atendendo a uma escala global: em vez de atenuadas, as discrepâncias entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento tornaram-se ainda mais acentuadas. E, mesmo nos locais atingidos pelas mesmas, a população passou a estar sujeita a novos perigos, sejam eles vícios, ou crimes relacionados com as novas formas de comunicação, por exemplo, as redes sociais.
É possível, agora, constatar que o problema se encontra não nas inovações tecnológicas e científicas, mas sim no modo como são utilizadas. O que é triste de referir é que os culpados somos todos nós...
Nós, que, por tantas vezes, nos isolamos, esquecendo-nos dos que estão à nossa volta; nós, que, quase inconscientemente, fazemos o próximo sentir-se mal consigo próprio; nós, que nos queremos sentir superiores, e usamos, para isso, os outros como meios para alcançar os nossos fins; nós, que insistimos em criar estereótipos e paradigmas que nos impedem de ser felizes; nós, que, afinal de contas, somos apenas humanos e erramos.
Mas, se, por um lado, somos seres que erram, por outro, também somos seres com capacidade para aprender com os nossos erros e, assim, conseguir progredir. Se bem que possa parecer impossível (e, se calhar, até é!), tentar não custa e de certeza que nos trará benefícios.
Na minha opinião, não são necessárias grandes mudanças, "na teoria", bastam, pelo contrário, pequenas mudanças, "na prática", que mostram ser bem mais eficazes.
Se cada um tiver presentes em si valores como o amor, o respeito, a tolerância e a esperança, decerto já se encontra no bom caminho para a construção de uma sociedade melhor!

2017.martaribeiro
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 19/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum