ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Reflexão sobre a cultura na atualidade

Ir em baixo

Reflexão sobre a cultura na atualidade

Mensagem  2017pinhocarpediem em Seg Maio 28, 2018 8:49 pm


Num mundo em rápida e constante mudança, a cultura parece ficar à parte de uma sociedade cada vez mais industrializada, tecnológica e consumista. Mas, afinal, o que podemos, presentemente, definir como cultura?
O termo cultura, tal como indicam os vários dicionários da língua portuguesa e os dicionários sociológicos, significa um conjunto de conhecimentos que incluem a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões que o indivíduo vai adquirindo ao longo da sua vida.
Esta aquisição é dependente e influenciada por vários factores, tais como a educação recebida e imposta pela família, o grupo social a que pertence e os recursos emocionais que possui.
Mas, na verdade, ser culto é uma opção, pois mais do que nunca existem muitas formas de adquirir cultura: internet, bibliotecas, revistas, jornais, séries televisivas, documentários, enfim, uma série de opções fáceis e utilizar.
Contudo, na minha opinião, penso que o maior problema incide no desinteresse que parece manifestar-se na grande maioria da população, principalmente nos mais jovens. Mas, não podemos apenas apontar o dedo apenas aos mais jovens, quando temos o exemplo dos nossos governantes que atribuem cada vez menos valor às artes e à aposta na cultura, tal como foi ilustrado pela redução do orçamento nas artes do espectáculo e na aposta de criação artística e literária. Na nossa perspectiva, apostar na cultura e em tudo que ela inclui, significa preservar a tradição que tem valor, significa apostar na capacidade de reflexão e desenvolvimento da moralidade que fará de nós indivíduos mais sensíveis e emotivos.

2017pinhocarpediem
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum