ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
sofia_ferreira2002
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 64
Data de inscrição : 19/09/2017
Idade : 21

As crianças e a tecnologia Empty As crianças e a tecnologia

Qui Jan 31, 2019 8:47 pm
Não é de hoje mas cada vez se vê mais crianças de meses até aos 9/10 anos que estão constantemente no telemóvel dos pais a jogar, a ver vídeos ou até a tirar fotos. Como podemos calcular, esta medida foi implementada pelos pais que viram aí uma escapatória para uns momentos de sossego, mas será esta medida certa?
Reparemos que antes as crianças quando iam a restaurantes, tinham à frente um livro para colorir, uma história com príncipes e princesas, barbies e kens ou jogavam o jogo do galo na toalha de papel do restaurante, obrigando um dos pais ou acompanhantes a brincar com a mesma. Víamos sorrisos de famílias que tinham aí momentos só deles onde o mais importante era a felicidade sentida à mesa.
E agora? Vemos pais que mal a criança com meses chora, lhe dão o telemóvel para ela parar, vemos pais que se o bebé não come a sopa, a solução já não é cantar, é pôr o telemóvel à frente!
Uma desvantagem evidente desta situação atual é a perda dos momentos em família à mesa, mas não só, perdeu-se a ideia que se tinha de refeição. Antes refeição era um momento em que todos partilhavam o seu dia, que a criança não se calava enquanto contava o que fez na escola, em que as gargalhadas eram o mais abundante na refeição. Neste momento a refeição passou a ser um momento em que estão 4 pessoas à mesa, mas que o diálogo já quase não existe na maior parte das mesas e isto é triste porque olhamos para as mesas envolventes e vemos cada um a olhar para o seu telemóvel, já para não falar que há pessoas que até podem estar na mesma mesa mas mandam mensagem na mesma para comunicar, o que é ridiculo porque se estão na mesma mesa deveriam falar abertamente como se falava antigamente.
Mas outra desvantagem é que dizem que os adolescentes estão sempre no telemóvel, mas se não querem que adolescentes estejam porque incutir isso nos mais pequenos?
Por último mas não menos importante, temos grandes lojas como a ToysRus (Toys are us- Nós fazemos os brinquedos, na minha interpretação porque é mesmo isso que fazemos, nós damos vida a cada barbie, a cada carro, a cada brinquedo) que fecham...já pararam para pensar o grande motivo para isto acontecer? Talvez porque já não vendem...porque já há poucas crianças que prefiram receber um brinquedo a um tablet, coisa mais triste de escrever não deve haver!


Vemos muitas consequências a partir de um pequeno ato de dar um telemóvel para a mão de uma criança, temos mudar isto se não onde vai parar o mundo encantado dos brinquedos?
avatar
2020.cscp
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 28
Data de inscrição : 20/09/2019

As crianças e a tecnologia Empty Re: As crianças e a tecnologia

Seg Out 21, 2019 7:14 pm
Tecnologia é bom, sim. Nela existe muito conhecimento, muitas questões possivelmente esclarecidas, é sem dúvida algo de muito útil, quando usado adequadamente.
Nos dias de hoje, as crianças utilizam, quase todas, tecnologias. Isso será bom?
Tem duas vertentes, se for usado em excesso, pode considerar-se que não, pois alguns pais em vez de oferecer estímulos à criança diferentes, proporcionar diferentes vivências e aventuras, optam por oferecer um tablet ou um telemóvel. Será que isso está certo? Cada um sabe de si, tendo liberdade de pensamento e decisão para fazer o que achar melhor.
O que é certo é que muitas crianças de hoje já recorrem e pedem uma tecnologia para se distraírem nos tempos livres, em vez de correr, saltar e brincar até ao ar livre. Criando uma independência.
Por outro lado, se usado sem alguma frequência, torna-se saudável sendo mais um estímulo que a criança irá receber, não se tornado independente.
Muitas memórias e aventuras de pessoas que hoje são pais, vieram desses tempos livres em que faziam diversas coisas, e porque não criar crianças com as mesmas vivências?
Assim talvez, poderão estar melhor preparadas para certas ocasiões.
Criança deve sim usar tecnologias, mas não em excesso.
avatar
Brigantina19/20
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 27
Pontos : 27
Data de inscrição : 22/09/2019

As crianças e a tecnologia Empty Re: As crianças e a tecnologia

Qua Nov 13, 2019 7:43 pm
A tecnologia mudou mudou muito a nossa vida. Para melhor e pior. Até parece que as crianças já nascem ensinadas a mexer no telemóvel.
Os pais de hoje em dia, vêm no telemóvel uma forma de sossego e escapatória de responsabilidades.
Quando éramos pequenos pedíamos aos nossos pais, avós, ou qualquer outra pessoa, que fossem connosco ao parque, descer o escorrega e andar de baloiço. As crianças de agora não saem de casa, passam os dias nós telemóveis e, se os tiramos, fazem uma "birra" enorme.
Já não há os estímulos de antes.
As crianças chegam à primária sem saber pegar num lápis, choram pelos pais e telemóveis o dia todo e, pior ainda, não sabem brincar umas com as outras. Vivem demasiado ligadas ao mundo virtual para saberem o que o mundo real tem para lhes oferecer.
Não estou contra a que joguem nos telemóveis um pouco, mas acho que se está a caminhar para o exagero.
Conteúdo patrocinado

As crianças e a tecnologia Empty Re: As crianças e a tecnologia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos