ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2017pinhocarpediem
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 39
Pontos : 117
Data de inscrição : 23/09/2017

Personalidades autoritárias Empty Personalidades autoritárias

Qui Mar 14, 2019 7:27 pm
Quando se fala em personalidade estamos a falar de traços que caracterizam o individuo, como por exemplo se a pessoa é simpática, rude, persistente, irritante, preguiçosa, autoritária e entre tantos outros exemplos.
Contudo, existem personalidades que não têm interferência na vida dos outros, mas as personalidades autoritárias assumem, sem dúvida, muita e relevante influência não só na vida de um individuo, mas em toda a sociedade.
Refletindo sobre personalidades autoritárias e a sua influência na sociedade, encontramos no passado figuras como Hitler e Nelson Mandela, ou seja, figuras históricas ilustrativas de uma grande personalidade, mas com uso da mesma em situações completamente distintas. Na verdade, a personalidade autoritária de cada um incidiu na influência de massas, que acreditaram nos seus ideais, nas suas palavras, nos seus discursos.
Contudo, enquanto Hitler usou a sua forte personalidade para cometer atos hediondos, a fim de conseguir o seu propósito de elevação de um “espaço vital” (elevação da raça e supremacia ariana), Nelson Mandela inspirou milhares ao lutar pela libertação do seu povo, mesmo perdendo anos de vida preso, longe da sua família e em condições humilhantes.
Os dois estão em vários manuais de história e é incontornável a sua presença na história da humanidade. Historia esta, que se inclui na área social, política e económica. Na verdade, a sociedade necessita de ser cuidadosa quando escolhe os governantes, pois rapidamente uma nação pode vir a ser orientada por uma figura autoritária, proporcionando a repetição da história do passado. Na verdade, nada garante a não repetição da história, principalmente se a sociedade se tornar um caos.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos