ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2018.sapococas
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 19
Pontos : 59
Data de inscrição : 23/09/2018
Idade : 20
Localização : VNG

Violência Doméstica Empty Violência Doméstica

Qua Abr 10, 2019 8:48 pm
A violência doméstica tem vindo a tornar-se um tema bastante debatido devido a várias ocorrências ultimamente noticiadas , especificamente, o juiz português Neto de Moura afirma que : "casos de violência doméstica não são particularmente graves ". Este comentário gerou muita polémica, levando a que este  fosse afastado do cargo que ocupava.
Assim, a violência doméstica pode ser defendida por qualquer acção ou omissão de natureza criminal, entre pessoas que residam no mesmo espaço doméstico ou, não residindo, sejam ex-cônjuges, ex-companheiro/a, ex-namorado/a, progenitor de descendente comum, ascendente ou descendente, e que inflija sofrimentos. Estes sofrimentos podem ser de natureza física, sexual, psicológica ou económica.
Normalmente estes casos, acontecem muito frequentemente no seio familiar, entre pessoas que supostatamente deveriam ter grandes " laços afetivos ". A violência doméstica é uma violência que é verificada em qualquer status social, ao contrário do que outrora se pensava. Até à presente data já morreram 13 mulheres portuguesas vítimas desta violência, pelo seu companheiro . A violência doméstica deixa marcas profundas nas vítimas de submissão que se deve à figura autoritária imposta pelo agressor , as vítimas ficam com medo, este pede desculpa, a vitima perdoa e a situação repete-se indeterminadamente.
No entanto diz-se que apesar das consequências que são acarretadas pelas vítimas a violência tende a funcionar num ciclo vicioso.
Pessoalmente acredito que qualquer tipo de ato de violência, não pode passar despercebido, deve ser notificado e devem ser tomadas medidas imeditas. Acredito que Portugal é um dos países, a nível europeu, com maior taxa de violência doméstica, porque, apesar de ter sido legislada uma lei que protege a vítimas deste tipo de agressão, na prática estas vítimas são protegidas, apenas e só, por casas de abrigo que não são solução... pois mais uma vez estas é que são as vítimas. Elas é que são retiradas do agregado familiar, da sua zona de conforto, do seu quotidiano... E agora pergunto-me e os agressores? Que medidas é que são tomadas? Mais uma vez, Portugal verifica não ter uma lei justa para todos nós. Face a estás condições, as vítimas são remetidas ao silêncio.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos