ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
_luzdaduvida_
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 32
Data de inscrição : 05/11/2018

os jovens e o seu mundo Empty os jovens e o seu mundo

Sáb maio 04, 2019 11:44 pm
O mundo dos jovens, dizem pelo menos, ser um mundo muito confuso e cheio de dilemas para resolver, especialmente jovens na idade adolescente, uma idade que dizem ser também muito complicada e confusa.
Este assunto é bastante confortável para mim, visto que estou a vivenciar a adolescência neste momento. Quanto a isso posso dizer que sim que por vezes é muito complicado, mas até agora tem sido das melhores experiências e alturas da minha vida, com apenas 16 anos. Por vezes é difícil ter tempo para tudo que quero fazer, muitas vezes também me sinto muito irritada e nem sei muito bem porquê e isso acaba por estragar logo o dia.
É por volta desta altura que moldamos verdadeiramente a nossa personalidade, gostos…, é basicamente a idade onde amadurecemos e temos a noção da vida, a idade em que a inocência já esta pouco ou nada presente. Também é nesta fase da nossa vida que começamos a escolher as nossas amizades aquelas “amizades verdadeiras” e deixamos de ter aquelas amizades de quando tínhamos 6 anos em que todas as pessoas que conhecíamos eram consideradas amigas. Surgem as novas experiências e as “primeiras vezes”, sentimentos antes nunca sentidos. Novas preocupações mais adultas, problemas com stress e ansiedade também não faltam; algumas dúvidas sobre o futuro e sobre aquilo que fazer como carreira daqui aqui a uns anos…
Penso que com todas estas antíteses tenha explicado um pouco sobre este nosso mundo, o mundo dos jovens.
avatar
sofiasantos07
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 20
Pontos : 32
Data de inscrição : 18/09/2022

os jovens e o seu mundo Empty os jovens e o seu mundo

Sex Set 23, 2022 1:30 pm
Considero que o mundo dos jovens não é fácil, aliás, até é bastante confuso. Para muitos adultos, a adolescência é apenas uma simples fase da vida em que não temos a responsabilidade de trabalhar, pagar as contas, … enfim, todas as tarefas rotineiras que eles têm de suportar.
Mas, será que esta fase é assim tão simples? Claro que não. Esta é altura em que andamos à descoberta de quem realmente somos e o que queremos fazer para o resto da nossa vida. Também, é o momento em que "acordamos/despertamos" para a realidade e percebemos que temos de tomar decisões importantes, que podem mudar o rumo de tudo. Para além disso, somos confrontados com muitas dúvidas que vão surgindo ao longo da nossa longa caminhada e percebemos que não temos a resposta para quase nenhuma delas... Não mete medo? Claro que sim. Se acham que isto não é suficiente, ainda temos que lidar com as nossas emoções. Acreditem que nesta idade, elas parecem uma "montanha russa" e sofremos por causa disso.
Enfim, acho que para descrever todo este mundo precisava de escrever um livro. São tantas as felicidades, angústias, ansiedades, frustrações...que viver neste turbilhão emocional não é nada fácil.
No entanto, não deixa de ser uma aventura este mundo dos jovens.
avatar
carmex
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 8
Data de inscrição : 06/05/2023

os jovens e o seu mundo Empty Re: os jovens e o seu mundo

Qua maio 24, 2023 8:53 pm
A meu ver o mundo dos jovens tem vários lados tanto positivos e negativos, como o mundo de qualquer faixa etária. 
O mundo dos jovens parece para muitos um mundo mais "simples" mas eu mesma como jovem, ao longo dos anos, que apesar de serem pouco me dão alguma experiência, tenho vindo a compreender que esta vida de adolescente não é um mar de rosas. Existem várias preocupações que fazem com que os jovens sejam mais afetados nos tempos de hoje do que no passado, hoje em dia as redes sociais e os media em geral, passam uma imagem muito realista daquilo que é a vida real, levando muitos de nós jovens a sentir várias inseguranças, por vezes desnecessárias. Este fator leva vários problemas de saude, como a depressão, ansiedade e transtornos alimentares, muito mais frequentes nos tempos de hoje. Por outro lado, o sistema da educação pouco tem mudado de à vários anos para cá, algo que me preocupa, visto que se os jovens de hoje em dia já não são os mesmos e não seguem os mesmos rótulos que os do passado, então sistema da educação também deveria ser alterado consoante os adolescentes. A escola torna-se por isto um lugar muito cansativo, que todos queremos que acabe o mais rápido possível, em que a nossa única preocupação é atingir o resultado mais alto e não aprender realmente o que nos é tentado ensinar.
Outro fator negativo é a pressão de muitos dos nossos pais e mesmo até o ambiente familiar que nos rodeia, que por um lado pode ser muito bom, mas por outro, consoante os padrões que a sociedade tem vindo a impor, a única coisa relevante para determinar a inteligência e a sensatez de um jovem são as suas notas, logo os pais muitas vezes exercem pressão sobre os filhos. 
Hoje em dia, acho que a nossa sociedade programa os jovens para terem sempre as melhores notas mas apenas de uma forma momentânea, esquecendo um pouco e praticamente nunca desenvolvendo o espirito critica e criatividade dos jovens, algo que também é realmente muito importante. Sendo assim, o mundo dos jovens pode ser espetacular, estamos na idade de nos divertir, ir à praia, sair à noite sempre rodeados de amizades, que nos podem fazer bem, ou não. 
Concluindo, o mundo dos jovens consegue mesmo ser uma loucura, com todas as suas peripécias e aprendizagens todos os dias, que no futuro nos serão muito úteis, no entanto existem diversos obstáculos nesta vida de adolescente e que se julga ser "sem preocupações".
Conteúdo patrocinado

os jovens e o seu mundo Empty Re: os jovens e o seu mundo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos