ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

[Debate] Touradas

+79
girassol.30
zito10
mar-4
Maocbr
biazitaaa
Mafalda13
anaferreira27
Maria Lopes
123.321
cinnamon
beatriz correia
Lant11
Flc112005
fcosta
asfr2021
Teresa Costa
100 Nome
qwertyuiop
Catherine
2019.rsantos
L11fm18
Filang0
2017.ritam
jessicadantas
2015.dissf
Ru_ben
inesleitte
a12747
Carvalho_Jeitosão
Juliana Fernandes
rxalmeida
Ana Guedes
lucaslaborim
Lia_S4_15
2015.Paloma
Bruno Filipe
2015.luciapinto
miguelspd
2015.adoropanquecas
2015.chocolate
jamd-9
scpcful
2015.manuelcosta
mariamdscosta
Joaomiguel1
goncaloqueirogasilva
Sophia9
Abel
LucasT1
Inês Teixeira
2good2hell
Ana Rita Ferreira
r4f4centt
luspedro
mélissabastos
luisabandeira
Francisco1998
dave1505
gilmota
dbvg
belinhasousa
afonsonf
joaocolonia
barbara72
ritadiogo
danielabaptista
Claro18
Sérgio Moreira
nunoc
anabatista
aidos
Gabriela Coelho
Sofia Oliveira
Pedro Sousa
Marianajsantos
inês dias
Cláudia Cheio
Catarina Moreira
Filipa Sousa
83 participantes
Ir para baixo
Filipa Sousa
Filipa Sousa
Administrador
Mensagens : 341
Pontos : 607
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 30

[Debate] Touradas Empty [Debate] Touradas

Sáb Abr 28, 2012 8:10 pm
"Durante uma tourada, o toureiro sentiu-se mal, teve tonturas e precisou de se sentar.
Antes que alguém interferisse , o touro, que já vinha senho agredido desde o início da tourada, parou diante dele. Para surpresa geral, isso foi a única coisa que fez: olhar para ele.
O touro, sentindo o problema, foi "solidário" e ficou ao lado deste homem, sem usar da violência."

Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=447500048598463&set=a.282254698456333.91467.282249971790139&type=1&theater

Normalmente, um ser humano, numa situação destas, não teria tido esta reação... Ou teria?

É de salientar que o animal já tinha vários espetos no seu dorso.

E impõe-se a questão: Será que são mesmo os animais que são irracionais?

E quanto à atividade em si... Concordas ou és completamente contra a realização de touradas?

Deixa a tua opinião.

______________________

Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever (Clarice Lispector)

porschegt3rs gosta desta mensagem

avatar
Catarina Moreira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 25/02/2013

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Qui Mar 14, 2013 10:57 pm
Na minha opinião as touradas são um mal ao qual deveria ser posto um fim. Coloquemo-nos no lugar daqueles animais. Será justo estes animais sofrerem constantemente por pura diversão?
Recuemos alguns anos atrás, quando muitas pessoas eram fortemente escravizadas e punidas com chicotadas. Como seres humanos responsáveis que somos, a maioria dos países são contra os maus tratos humanos. Então para quê maltratar os animais? Se não gostamos de sentir dor, estes também não deverão gostar. Eu acho que os seres humanos não serão os únicos a sentir amor, a racicionar, nem os únicos com uma inteligência natural. Se assim fosse, os animais não cooperavam entre si, não comunicavam, não amavam. A grande diferença entre estes seres (seres humanos e restantes seres vivos) é que os seres vivos agem de acordo com as regras de sobrevivência da sua espécie, mas ainda assim têm comportamentos que se adaptam ao meio e ao homem. O que torna um Homem racional é o facto de este se responsabilizar pelas suas atitudes. Tomaremos como exemplo um homem que está a jogar football e, na equipa adversária, um outro homem sente-se mal a meio do jogo. O ser humano como ser racional que é, irá parar o jogo. No entanto se um outro homem assistir à agressão da sua família por parte de um agressor, esse homem poderá ter o instinto de se vingar no agressor. Em ambos os dois casos o homem toma atitudes racionais, faz o bem ou o mal porque o quer. No primeiro exemplo demonstra que perante um acontecimento do sofrimento do próximo se deverá ter clemência, tal como no caso do touro.
Contudo um animal age irracionalmente, de acordo com os seus instintos, não age por maldade, não tem consciência ou intenção de prepositadamente causar o mal. Enquanto que o animal com o seu comportamento teve só uma atitude de defesa, o homem pode agir com intenção de causar o mal.
avatar
Cláudia Cheio
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 22/04/2013

[Debate] Touradas Empty É necessário banir as touradas

Ter maio 21, 2013 5:41 pm
A minha opinião sobre touradas é bastante clara. As touradas são uma real barbaridade de mau trato a estes animais. Os touros são animais, assim como nós, têm sentimentos, como nós!
Acho que as touradas são uma maneira de o ser humano se sentir superior em relação a um animal que consegue com algumas técnicas dominar, magoando-o; caso contrário, porque razão haveria um ser humano, sendo o topo máximo da evolução, consciente e racional maltratar estes animais? O Homem vê nos touros uma maneira fácil de se exibir e instrumentalizar este como fim de popularidade e entretenimento social. O que é totalmente errado, todavia muita gente não fica importado com estes animais, pois nunca pensou o que eles sentirão, o que eles sofrem e nunca colocaram, por hipótese em vez de um touro ser o seu animal de estimação ou outro animal ou ainda uma pessoa (sendo este também um animal) no lugar desta pobre criatura que nasce para morrer em sofrimento. Portugal usa ainda esta prática como um ato vulgar transmitindo-o muitas vezes em horário nobre na televisão, podendo toda a população, incluindo crianças a ver este tipo de programa.
Para concluir, as touradas deviam ser completamente banidas de Portugal assim como de todos os outros países , pois não é uma pática humana e correta, admirando-me como tanta gente consegue apreciar sem qualquer tipo de auto repreensão moral. E este caso de um touro que não sacrificou um toureiro quando tinha oportunidade, só prova que estes têm um coração bom, melhor até do que o de muitas pessoas, pois não guardam ressentimento.
avatar
inês dias
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 09/03/2013

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Dom maio 26, 2013 10:34 am
As touradas são completamente absurdas. São só mais um capricho do homem que mais uma vez prejudica inocentes. É imperdoável e inaceitável o que fazem aos animais, não consigo perceber como é que alguém pode ser tão frio e insensível ao ponto de conseguir magoar os animais daquela forma. Qual é o prazer de ver um animal a sofrer ensanguentado? É uma forma do homem se sentir superior? Não é assim que o vai conseguir demonstrar.
Não é justo o que vemos naquela arena a acontecer, de certeza que se o homem fosse apenas com o seu corpo, apenas utilizando a sua Natureza sem qualquer tipo de instrumentos e materiais acredito que o resultado não seria o que é. Não culpem o animal por em alguns casos ferir quem o magoa, é a sua Natureza defender-se do que lhe faz mal. Já tenho ouvido pessoas a dizer que a melhor parte são as pegas porque é o mais justo e mesmo assim o touro está em desvantagem…
A reação deste touro foi realmente surpreendente, se a situação tivesse sido ao contrário não me acredito que o homem teria a mesma atitude, a probabilidade de usar este momento para ser o líder é muito grande. Se o homem se quer sentir superior a melhor forma é respeitar os outros, respeitar os outros animais porque o mundo não se resume só aos seres humanos se isso acontecesse a probabilidade da nossa sobrevivência seria nula.
avatar
Marianajsantos
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 27

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Dom maio 26, 2013 11:22 am
Como podemos, nós, humanos, considerar a tourada como algo de divertimento, em que a 'arte' é a violência, e a 'cultura' é a tortura.
Estes animais, antes de entrar na arena, já estão fracos, já foram sujeitos a vários sofrimentos a sangue frio. Ao contrario do que muitos dizem, é possível observarmos a expressão de medo que o touro trás consigo para a arena, já entra confuso, e com o desejo de dali sair.
Neste jogo de sofrimento, estamos a tirar a dignidade ao animal, e a desrespeitar a sua vida. Tudo para nos sentirmos superiores, e tirarmos proveito disso(como a diversão).
avatar
Pedro Sousa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 26
Localização : Grijó

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Dom maio 26, 2013 8:22 pm
Para mim a única opção para se aceitar a tourada era trocar as bandarilhas por algo que não ferisse o touro. Assim, era possível conservar esta tradição portuguesa e conservar a integridade do animal. Caso contrário, acho que a tourada já é muito ultrapassada para os tempos que vivemos.
Quanto à reação do touro penso que foi uma lição para todos aqueles que apoiam este desporto, visto que não atacou aquela presa que seria tão fácil. Que é especificamente o que se faz numa tourada, atacar aquele que está mais fragilizado. Para além de todos os touros entrarem na arena com os chifres protegidos sofrem muito com as bandarilhas, tornando-os uma "presa fácil" para os toureiros.
Não ponho em causa esta tradição e a arte de tourear mas penso que há outros modos das pessoas se divertirem, onde não haja sofrimento físico.
avatar
Sofia Oliveira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 27/05/2013

[Debate] Touradas Empty Será justo?

Seg maio 27, 2013 8:50 am
No meu ponto de vista, as touradas são uma forma irracional de se tratar animais, todos nós somos animais, racionais ou não todos temos direito à vida. Nenhum ser no nosso mundo merece ser tratado desta forma. Será justo lhes acontecer tal coisa, para um simples divertimento do ser humano? Apesar de o touro já ter sido agredido desde o inicio da tourada, não foi capaz de fazer mal ao toureiro quando o viu de certa forma inconsciente e inferiorizado, uma vez que o touro tinha a liberdade e o poder de acabar com a vida do toureiro, mas isto não aconteceu. Compreende-se que seja uma tradição portuguesa, mas porque não a modificar um pouco e utilizar instrumentos que não ferissem o touro?
avatar
Gabriela Coelho
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 27/05/2013

[Debate] Touradas Empty Re: Touradas

Seg maio 27, 2013 10:32 am
Os meus tios e mesmos os meus primos são muito ligados à equitação e é normal que gostem de touradas, por isso desde pequena lidei com esse mundo. Sinceramente nunca gostei de tal divertimento, na verdade nunca assisti a uma tourada ao vivo mas sempre foi algo que nunca tive interesse. A população paga para ver animais a serem maltratados, animais estes que têm direito à vida como nós, direito de pelo menos serem alimentados e cuidados para se manterem vivos.
Não há qualquer tipo de necessidade de instrumentalizar animais apenas para o bem estar ou divertimento do homem. Para mim a tourada é de uma imensa crueldade por parte do ser humano. Para quê fazer da tourada uma diversão se podemos ocupar o nosso tempo com tantas outras? Apenas para se mostrarem superiores a um animal perante uma enorme plateia!?
Não é justo, sempre tive pena dos pobres animais que estão numa arena a serem constantemente provocados e magoados.
Na verdade eu acho que as pessoas que apreciam tourada pensam que os touros vão acabar por morrer ou serem mortos pelo homem, então porque não aproveitar isso para tal diversão e superiorização sobre os animais, já que as suas vidas vão acabar?
De certa forma entendo os que possam pensar assim mas não aceito, pois apesar de tudo isso, nós também vamos morrer, e não é por essa razão que somos provocados e maltratados até á morte!
Concluindo, nunca seria capaz de defender a existência da tourada visto que é totalmente desnecessária e incorreta.
aidos
aidos
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 26
Localização : Serzedo

[Debate] Touradas Empty Touradas

Qui Out 03, 2013 8:58 pm
Na minha opiniao as touradas sao maneiras de torturar os animais, nao percebo o porque de leva los para uma arena e tortura-los com espetos quando eles nem se querer nos fizeram mal.
Nao percebo como e que ha gente que goste de ver os animais a serem torturados e as pessoas deviam perceber que as touradas nao servem pra nada e e uma coisa estupida de fazer, por isso deviam ser banidas.
anabatista
anabatista
Moderador
Mensagens : 104
Pontos : 140
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 25

[Debate] Touradas Empty Touradas

Sex Out 04, 2013 5:51 pm
Eu sou completamente contra as touradas. Nunca gostei de ver e acho que nunca vou gostar. Acho que não faz qualquer sentido fazer qualquer ser (seja qual for) sofrer só por diversão. Se fossemos nós a estar no lugar deles não iríamos querer isso.
Até há poucos dias eu também era contra a caça, mas fizeram-me ver que não é qualquer tipo de caça. Não sou contra quem caça para depois comer o que caçou, mas quem caça só por diversão e depois nem sequer faz nada com o que caçou… sou completamente contra.
Eu tenho um primo de 8 anos que gosta de ver touradas desde pequeno. Adora mesmo. E eu não percebo porquê, não vejo qual é a piada daquilo. E apesar de ele ainda ser pequeno costuma ver todas as touradas que dão na televisão. Sempre que dá não se pode ver noutro canal. Quando isso acontece e eu estou presente tenho que mudar de divisão. Nunca consegui ver e sinceramente nunca tentei. Não me interessa minimamente.
De facto, os animais são irracionais, mas as pessoas usam a cabeça tão poucas vezes…! E para além disso não vêem o sofrimento, parece que não têm coração… Não me refiro apenas aos animais. Às vezes uma pessoa não está bem e há sempre outras preparadas para a deitarem ainda mais abaixo. Se pensarmos bem, se o ser humano nem a ele próprio se respeita e ajuda, não se pode esperar muito em relação aos animais. É como em relação à extinção de espécies. A maior parte das vezes isso acontece porquê? Penso que a resposta é evidente… Existe o aquecimento global, o terrorismo, as guerras… O Homem está no centro de todos os problemas.
Resumindo sou completamente contra as touradas e acho que não fazem qualquer sentido.
avatar
nunoc
Conhecedor
Conhecedor
Mensagens : 81
Pontos : 83
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 26

[Debate] Touradas Empty Touradas

Sex Out 04, 2013 9:01 pm
Na minha opinião as touradas não deviam existir, pois nós (seres humanos) não temos o direito de magoar os touros, ou qualquer outro animal, visto que estes não têm grande hipótese de se defenderem, tal como diz o provérbio "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", mas isto deve-nos fazer refletir sobre "e se fosse ao contrário?", como nos sentiríamos nós.
Acerca de os animais serem irracionais, eu não concordo completamente com isso, acho que os animais não são totalmente irracionais, eles é que não sabem perceber a racionalidade, porque não têm essa capacidade.
avatar
Sérgio Moreira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 07/10/2013

[Debate] Touradas Empty Não às touradas.

Seg Out 07, 2013 6:46 pm
Na minha opinião, as touradas são um "divertimento" (digamos assim) escusado... Obviamente respeito quem pratica e assiste a esse desporto, mas não consigo deixar de discordar (e muito) com o mal que fazem ao animal que está na praça de tourada a ser massacrado por um ser humano. Sim as pessoas são livres, mas então e a liberdade do animal? O animal não é um ser racional; mas decerto que se pudesse escolher entre viver livremente pelos campos ou ser massacrado numa arena, escolheria a 1º opção. acho que nesta questão os seres humanos que se classificam como racionais não estão a ser lá muito racionais, qual é o prazer em massacrar e posteriormente matar um touro? Não há outras coisas mais úteis para se fazer? E se fosse ao contrário? Um ser humano numa arena a ser massacrado por um touro e depois *aplausos*? "Ah isso não seria justo!" Exacto e onde está a justiça em o fazer a um animal?
Confio nas associações que protegem os animais e espero um dia que este desporto que está enraizado na nossa cultura (infelizmente) seja abolido.
avatar
Claro18
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 19/09/2013

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Ter Out 08, 2013 7:59 pm
É de facto uma pena que este "desporto" seja praticado ainda nos dias de hoje. É um tema complicado, como muitos outros, porque as opiniões estão distribuidas, e por isso os confrontos entre os ativistas e os toureiros ou fãs desta "modalidade" (chamemos assim) têm-se intesificado nos últimos tempos. Na minha opinião, a únicas palavras que podem descrever este acto são IGNORÂNCIA e EGOCENTRISMO, porque as pessoas que fazem isto são mesmo assim: ignorantes e egocêntricas. Além disso, porque é que o touro, sendo um animal bovino, que também tem por parte do ser humano um consumo excessivo da sua carne, tem de ser abatido com tamanho "espetáculo" e brutalidade? Porque é que não pode simplesmente ser abatido num matadouro como qualquer outro animal? Tem alguma característica especial? Será que fariam o mesmo com outras espécies?
avatar
danielabaptista
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 20
Pontos : 20
Data de inscrição : 16/09/2013

[Debate] Touradas Empty Touradas

Qua Out 09, 2013 9:46 pm
Na minha opinião as touradas são algo estúpido.Os seus praticantes consideram-no uma ''arte'', podemos assim dizer. Mas uma arte de quê? Faz algum sentido estarem a magoar um animal, que mal nenhum fez a ninguém, para seu próprio lazer?
Sim, é o meu ponto de vista e eu não me encontro nesse meio para ter uma perspetiva melhor disso, mas não percebo mesmo o que é que, tanto os praticantes como os fãs, veem de bom, o que os atrai, o que os faz apreciar uma crueldade destas. O quê, provocar dor, incapacitar estes animais que acabam por morrer ou por serem mortos, vê-los a sofrer, ver a sua agonia, dá-lhes algum prazer? Não entendo mesmo qual é o pensamento destes indivíduos. Como sabemos, as touradas são tradições antigas, algo que nos foi transmitido pelos nossos antepassados. Os nosso antepassados tinham uma vida diferente, os seus ideiais eram diferentes. Agora, numa sociedade muito mais evoluída, faz algum sentido continuar com uma atividade tão bárbara? Se evoluímos em certas coisas devíamos parar e pensar.
Não quero magoar ou ferir os sentimentos de alguém, apenas este é o meu ponto de vista e peço que o aceitem.
avatar
ritadiogo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/09/2013

[Debate] Touradas Empty Touradas

Sex Nov 08, 2013 8:58 pm
Eu sou contra as touradas e tudo o que seja magoar animais. Para mim a violência não devia de existir.
Falando das touradas: são pessoas que espetam coisas num certo sítio do touro; mesmo que o touro esteja quase a morrer a diversão continua até este morrer. O que fez o touro? Extamente o contrário daquilo que o humano faz ao animal. Isto quererá dizer que os animais estão mais sentimentais que nós? O que cientificamente é impossível, mas na verdade foi o que aconteceu.
Deviamos aprender com este touro e ter compaixão pelos animais (e pessoas) maltrados.
barbara72
barbara72
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 14
Data de inscrição : 17/09/2013

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Ter Nov 26, 2013 10:29 pm
Para mim as touradas são um entretenimento estúpido. O facto de as pessoas apreciarem o sofrimento de um animal para seu próprio proveito acho que é um comportamento no mínimo punido. O direito dos animais com este tipo de coisas devia de ser ouvido.
A atitude que o animal teve foi muito mais nobre que a do homem. Depois de todo o sofrimento a que foi exposto teve a decência que muitos seres humanos se calhar não teriam, de parar pelo sofrimento do "adversário". Foi um momento que pode ser chamado de empatia, mas aqui temos um exemplo de que os animais não são tão irracionais como se diz, muitas vezes conseguem provar que a sua consciência consegue superar a do Homem.
joaocolonia
joaocolonia
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 61
Pontos : 65
Data de inscrição : 17/09/2013

[Debate] Touradas Empty Touradas

Sáb Dez 07, 2013 11:01 pm
A meu ver, as touradas são algo que é totalmente néscio e irracional.
Os toureiros fazem aquilo por pura diversão e prazer, e sem pensar nas consequências/sofrimento do touro.
Por mais irracionais que os touros sejam, aqui são mais racionais do que os humanos, pois é que os humanos nem sequer chegam a ser racionais.
Como no exemplo, o toureiro não pensou no que estava a fazer ao touro, mas pelo contrário, o touro pensou no que poderia fazer ao toureiro acabando por parar à frente desse sem o agredir.
Aqui o touro manifestou um grande afeto pelo homem mesmo que esse o tivesse ferido, isto representa o que a sociedade deveria fazer face a problemas semelhantes, mesmo que sejamos atacados nunca devemos responder com a mesma "face" e mostrar que não é assim que se resolvem os problemas. O touro aqui mostra que se alguém se quer divertir não é a fazer touradas, mas algo que não fira os elementos envolvidos...
avatar
afonsonf
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 12
Data de inscrição : 17/09/2013

[Debate] Touradas Empty Tourada: Sim ou Não?

Dom Dez 08, 2013 2:47 pm
Antes de referir a minha opinião acerca das touradas, acho importante referir alguns aspetos positivos e negativos acerca da tourada e do touro. Primeiro, o touro bravo utilizado para a tourada é criado em grandes prados e de forma saudável, com qualidade de vida (privilegio perante muitos outros animais que são criados para abate) e, este vive até mais ou menos os 5 anos de vida. E também, se a tourada não existisse, esta raça provavelmente extinguir-se-ia, pois a sua criação é bastante cara, 5€ por dia só para a alimentação (9 mil euros ao fim de 5 anos), logo não é rentável a sua criação só para consumo (pois há animais que são mais baratos e rentáveis para este fim). Por fim ao praticar-se a tourada preserva-se uma tradição (que provem do séc. XII) e dá-se emprego a muitas pessoas, desde as pessoas que o criam até as pessoas ligadas ao espetáculo.
Por outro lado, este animal sofre bastante durante o espetáculo (é espetado no lombo com bandarilhas), e em alguns países fazem a morte deste animal um espetáculo (acontece em Espanha e é proibido em Portugal). Na minha opinião acho que a tourada é um espetáculo e apoio a sua legalização. Mas também acho que se devia evitar o sofrimento do touro durante o espetáculo, por exemplo pondo uma placa de cortiça no seu lombo onde se espetariam as bandarilhas.
http://noticias.terra.com.br/mundo/touro-bravo-da-criacao-a-selecao-para-touradas-ou-festas,b5792352316fa310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html


Última edição por afonsonf em Dom Dez 08, 2013 9:48 pm, editado 2 vez(es)
avatar
belinhasousa
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 55
Pontos : 57
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 25

[Debate] Touradas Empty Touradas

Dom Dez 08, 2013 3:26 pm
Eu acho que as touradas deviam ser abolidas, tal como acontece em alguns países. Não faz nenhum sentido sujeitarmos um animal aquele sofrimento, as pessoas fazem aquilo por diversão sem pensar no animal. Para além de que também trás consequências negativas ao homem, como já se ouviu falar, por exemplo de toureiros que ficam feridos e alguns até chegam a morrer. Em Portugal e em muitos outros países não faz sentido haver touradas, se as pessoas se querem divertir ou ver algum espectáculo, podem ir a um café ou a concertos.
avatar
dbvg
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 18
Data de inscrição : 17/09/2013

[Debate] Touradas Empty as touradas

Dom Dez 08, 2013 7:36 pm
Em relação às touradas , eu não sou completamente contra . Não acho muita piada a essa tradição mas de facto é uma tradição e também merece ter a sua continuidade . A verdade é que os touros usados na tourada são bem tratados ao longo da sua vida e era bem provável que deixassem de existir se não fosse para esta atividade pois eu , por exemplo , não conheço quem coma carne de touro .. e sendo assim muito provavelmente os produtores iriam deixar essa atividade pois já não lhes ia trazer benefícios .
Para mim a melhor opção nao era acabar com a tourada mas sim mudar algumas coisas nela de forma a que os animais não sofressem tanto ..
avatar
gilmota
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 45
Pontos : 47
Data de inscrição : 17/09/2013

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Qua Jan 08, 2014 9:36 pm
É verdade que alguns ficam chocados pela violência contra o touro demonstrada na tourada. Mas isto talvez só porque é divulgada à população.
Já imaginaram o que seria transmitir na televisão imagens de um matadouro? E no entanto grande parte de gado bovino tem este destino. Talvez não seja total crueldade animal, talvez seja apenas adaptação dos antigos costumes para a sociedade moderna, cuja demografia exige este tipo de desempenho para que produtos como bife possam ser normalmente adquiridos por qualquer um, num talho ou supermercado. Isto porque, antigamente, os pastores criavam gado nas quintas e depois vendiam-no no mercado e ele serviam para a alimentação de outros. Este costume passou a ser feito em grande escala.
A tourada representa de certo modo a evolução a emoção e diversão do homem nos tempos antigos que progrediu até se tornar um desporto de grande nível, que requer concentração e precisão. É uma pena ferir o touro, mas ficar incomodado com isso é uma questão inteiramente pessoal.
Queria só registar o facto de que eu não sou nem a favor da violência contra o touro nem contra a tourada como desporto.
avatar
dave1505
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 21
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 25

[Debate] Touradas Empty Touradas

Ter Jan 14, 2014 10:06 pm
As touradas são mais uma das diferentes formas que o ser humano tem para mostrar a sua crueldade, indiferença e frieza perante "espécies inferiores a si".
Provocam o sofrimento de animais, que dificilmente são violentos se não forem incentivados a isso, para entretenimento de população.
Somos nós que decidimos (se não houver necessidade de o matar) quando um animal deve morrer de uma forma tão lenta e dolorosa?
E é sem esquecer as crianças, não podemos passar o exemplo que não faz mal magoar animais ou muito menos que é divertido...
Tradições são tradições mas devemos ter cuidado e refletir nas consequências que implicam, isto é entretenimento vindo de alturas em que o Homem estava muito menos evoluído do que agora.
Gostava muito que o mundo se sensibilizasse mais em relação à forma como o Homem trata/deve tratar os animais, provavelmente o que será preciso serão videos e documentários a mostrar detalhe a detalhe, aquilo que acontece em sítios como matadouros e a forma como alguns animais são "armazenados".
Francisco1998
Francisco1998
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 25
Localização : Canedo-Santa Maria da Feira

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Qua Jan 22, 2014 1:22 pm
Eu nao sou fa de touradas, ate nao gosto nada. mas as touradas são importantes na nossa cultura, pois é uma tradição e tambem porque muitas pessoas de outros países veem a Portugal para assistir a uma tourada. Só estou contra a matar o touro na arena, sei que no nosso país isso não acontece, mas por exemplo em Espanha o touro é morto na arena. Mas em Portugal as pessoas pagam para ir ver o animal sofrer, o touro, e na minha opinião isso também não esta certo, porque se fosse uma pessoa ninguém pagaria para ir ver, nem sequer pensavam em ir ver.
avatar
luisabandeira
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 27
Pontos : 27
Data de inscrição : 16/09/2013

[Debate] Touradas Empty Os animais também sentem.

Dom Mar 23, 2014 8:56 pm
Não é de espantar a solidariedade entre animais, mas pelo agressor, é notável.
Pela experiência que tenho com animais, noto que sentem o nosso estado de espírito: medo, descontracção, amizade...
Reagem aos nossos gestos e às nossas emoções. Penso que o touro sentiu a mudança de estado do agressor e parou.
Notável, sim senhor. Uma lição para todos nós.
avatar
mélissabastos
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 19
Pontos : 19
Data de inscrição : 22/09/2013

[Debate] Touradas Empty Contra as touradas !

Sáb Mar 29, 2014 5:17 pm
Eu sou contra as touradas, na minha opinião quem considera aquilo um entretenimento está muito enganado. Um entretenimento é ler livro, ouvir música, passear, não ver uma pessoa matar um touro.
Para mim as touradas não tem lógica, várias pessoas dizem que é importante mas para quê? Para o ser humano se achar superior ao animal? O ser humano que participa nesta atividade é egoísta, só pensa em si, na sua diversão e riqueza mas quem assiste é tanto culpado como quem participa.
Quando estou a ver televisão e há touradas eu mudo logo de canal, não consigo ver o animal em sofrimento... E com as touradas há mortes de ser humano, por isso, não percebo porque que ainda não foi punido!
Conteúdo patrocinado

[Debate] Touradas Empty Re: [Debate] Touradas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos