ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

As Tecnologias facilitam a nossa vida?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  jpbfcm em Ter Fev 05, 2013 2:27 pm

As tecnologias são para muitas pessoas e para algumas culturas uma forma de complicar a nossa vida. Mas será isso verdade será que hoje em dia nós conseguia-mos viver sem os electrodomésticos. A resposta é sim, mas na minha perspectiva, a vida tornava-se mais difícil. Eu não me vejo a lavar a loiça à mão, a tomar duche num alguidar e a ter de cozinhar na lareira.

Última edição por jpbfcm em Sex Fev 08, 2013 7:21 pm, editado 3 vez(es)

jpbfcm
Aspirante
Aspirante

Re: As Tecnologias facilitam a nossa vida?

Mensagem  Sofia Sousa em Qua Fev 06, 2013 9:54 pm

O mundo evoluiu e para isso a tecnologia contribuiu e muito. Sem essa tecnologia não estaríamos aqui a discutir os mais diversos assuntos...Mas será que conseguimos viver sem tecnologia outra vez? Penso que não, pelo menos a sociedade que se tornou utilizadora da tecnologia não conseguiria fazer esta transição facilmente. Todos nós, tomámos a tecnologia como garantida, como um bem que nunca nos será retirado, acabámos por tornar-nos dependentes.
Ao contrário do que muita gente pensa, tecnologia não é só electrodomésticos nem computadores, é praticamente tudo... Seja onde tu estiveres, olha à tua volta, tudo ou praticamente tudo passou pela tecnologia ou é tecnologia. Se a tecnologia torna a nossa vida mais fácil? Sim, eu acho que sim. Mas a verdadeira pergunta é, conseguiríamos viver sem essa tecnologia? É uma ideia perigosa e arriscada. Seria um retrocesso enorme em anos de conquistas e vitórias nesta área.

Sofia Sousa
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Abel em Sab Fev 09, 2013 1:29 am

Gostei muito da particularidade que a Sofia Sousa mencionou, pois antes de falarmos em tecnologia numa fase mais avançada e moderna, devemos pensar na tecnologia mais básica, por exemplo, a lâmpada. Sim, de facto, podemos usar velas mas, certamente, que a intensidade não seria a mesma, e muito menos a segurança. Porém, falando de segurança tenho que referir um ponto importante, que é o facto de as novas tecnologias não surgirem num âmbito civil e pacífico, mas sim num âmbito militar, por exemplo, o GPS. Neste sentido gostaria de acabar com uma grande questão, e talvez controversa:

Será que o objectivo primordial da tecnologia é facilitar-nos a vida ou destruir vidas?

Muito obrigado ao jpbfcm por dar início à discussão! Continuem com as boas discussões!
Abel
Administrador
Administrador

http://ulnc.forumeiros.com

As tecnologias facilitam a nossa vida?

Mensagem  Sónia Esmeralda em Ter Mar 26, 2013 2:21 pm

Eu penso que a tecnologia é algo fascinante e inovador e não podemos imaginar a nossa vida sem ela. Para aquelas pessoas que apresentam algum tipo de deficiência a tecnologia pode ser a diferença entre o realizar ou não de várias tarefas, proporcionando-lhes assim maior facilidade e comodidade no seu dia-a-dia.
Graças à engenharia, pessoas com limitações mais graves têm a chance de fazer aquilo que nunca se pensou puderem fazer, por exemplo: talvez um dos maiores símbolos de independência para quem tem algum tipo de deficiência física seja a capacidade de conduzir livremente um carro e poder ir onde quiser, o que já é possivel graças à tecnologia.

Sónia Esmeralda
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Marta Vida em Seg Abr 01, 2013 2:05 pm

O surgimento de diversos meios tecnológicos modificaram hábitos comportamentais, simultaneamente melhoraram a nossa qualidade de vida até um certo ponto. É caricato pensarmos que o que antes era considerado algo milagroso e capaz de resolver todo o tipo de problemas é encarada, neste momento, também ela, um problema.

A partir do momento em que acordamos somos bombardeados a todos os momentos por sistemas menos ou mais complexos que coabitam de tal modo connosco que alguns se tornam indispensaveis. A prova disso é que quando há uma falha de eletricidade nas nossas casas gera-se logo uma espécie de caos e a normalidade só volta a ser reposta quando a eletricidade regressa no seu todo. Quantos de nós regressa a casa se se esquece do seu telemóvel?? E a justificação dada muitas vezes é a insegurança que se apodera de nós como se o telemovel nos concedesse algum poder sobrenatural capaz de nos proteger de todos os males do mundo.

A tecnologia é assim algo pensado e repensado de modo a facilitar a nossa vida. O mal está quando esta em vez de facilitar torna-se algo tão poderoso que nos domina de tal forma que é capaz de substituir o "eu" cidadão do mundo, o "eu" trabalhador num determinado ramo, o "eu" que tenho amigos e família e o "eu" por si mesmo.

Esse estabelecimento de limites tem de partir de cada um de nós mas também da comunidade onde nos inserimos, a tecnologia é extremamente boa quando a usamos com moderação e da forma mais adequada.

Marta Vida
Aspirante
Aspirante

Mensagem  lol2791997 em Seg Maio 27, 2013 6:36 pm

Na minha opinião a tecnologia é essencial nas nossas vidas pois estamos de tal maneira habituados a ela que iria ser um grande impacto se deixássemos de a ter.Tudo o que nos rodeia atualmente é tecnologia, no trabalho (computadores, ipads),na escola(telemóveis, computadores), em casa (televisão,despertador) etc.Toda a gente tem tecnologia nos dias de hoje.Imaginam-se a ir a pé do Porto até ao Algarve pois querer ir de férias ou a acordarem utilizando um galo entra muitas outras coisas a que não estamos habituados e as vezes até gozamos.Eu prefiro viver com a tecnologia bem presenta na minha vida e desfrutar dela.É claro que a tecnologia não traz só vantagens mas também desvantagens.Algumas pessoas perdem o emprego devido a automação de uma fabrica,entre outras coisas.No uso do computador com Internet também se criam muitas desvantagens por exemplo as amizades virtuais, alguns criam uma identidade que se reflecte na pessoa que eles querem ser em vens de quem eles são, por exemplo um jovem declara que tem 25 anos de idade e vivi no Brasil quando na verdade ele tem 17 anos e vivi em Angola. Também pode haver casos de violência ou rapto devido a confiança dada a uma pessoa que suponhamos ser uma pessoa que na verdade não é(como no caso das identidades acima relatado).A tecnologia não faz mal se a soubermos usar corretamente e não formos ingénuos. A meu ver eu prefiro usar e possuir estas tecnologias mesmo com algumas desvantagens, que se podem combater, que a tecnologia possa trazer.

lol2791997
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Rui Pedro Alves em Seg Nov 25, 2013 9:14 pm

Sim, as tecnologias facilitam a nossa vida.
Com as tecnologias a nossa vida ficou muito mais fácil, porque, por exemplo, antes da descoberta do telemóvel as pessoa para comunicarem entre si utilizavam a escrita á mão, utilizavam a carta, e muitas vezes a carta enviada demorava dias a chegar ao seu destinatário, o que era muito constrangedor porque se fosse, por exemplo, a anunciar ao destinatário que um parente seu estava a falecer e que ele tinha que vir o mais depressa possível então isto não acontecia porque como a carta demorava muitos dias a chegar ao seu destinatário então este nunca conseguia ir para beira do seu familiar o mais rapidamente possível, mas com a descoberta do telemóvel as comunicações ficaram muito mais rápidas, nós hoje em dia em apenas alguns segundos conseguimos enviar uma mensagem, o que é muito bom.
E não só, por exemplo, o computador, nós com um simples computador conseguimos fazer milhares de coisas, por exemplo, conseguimos falar com alguém que esteja do outro lado do mundo, isto não e um problema, com o computador podemos estar sempre atualizados sobre o que acontece no mundo, como com televisão.
Para mim a descoberta mais revolucionaria que houve ate hoje é o computador.
Por isto é que eu penso que as tecnologias facilitam a nossa vida.
Very Happy 

Rui Pedro Alves
Aspirante
Aspirante

Poder, até podia. Mas não era a mesma coisa...

Mensagem  fábiateixeira em Ter Nov 26, 2013 9:08 pm

O nosso pensamento nunca pode girar em volta do "viveria sem as tecnologias", porque o desenvolvemento dessas tecnologias ditaram a evolução da sociedade, de forma a que esta assente nelas. O instinto de sobrevivência tornou-se, no Homem, tudo menos uma preocupação, pois já dá como garantido tudo o que necessita para sobreviver. Assim, tudo aquilo com que nos preocupamos está relacionado, de algum modo, com alguma tecnologia. Não seria necessariamente impossível viver sem tecnologia e a existência de tribod comprova isso, contudo ser-nos-ia extremamente difícil e acredito que para alguns impossível, ver-se obrigado a sobreviver num ambiente sem tecnologias, em que provavelmente teria de abdicar muitos dos seus príncipios já adquiridos para conseguir sobreviver.

fábiateixeira
Estudioso
Estudioso

Mensagem  joaocolonia em Ter Dez 03, 2013 8:52 pm

Na minha opinião as tecnologias, são a vida de muitos indivíduos, se refletirmos bem, se neste momento retirassem as tecnologias atuais não seríamos ninguém, nenhum de nós poderia partilhar aqui as suas opiniões, não podíamos estar tão atualizados sobre o que nos rodeia, não teríamos tanta cultura sobre coisas tão distantes, não conseguiríamos arranjar respostas para muitas das nossa dúvidas, não teríamos acesso a outros locais onde os indivíduos poderiam ter uma maneira de pensar diferente.Por incrível que pareça as tecnologias tiveram uma enorme progressão, o que nos ajuda a viver a vida, são muito raras as coisas que de hoje em dia se faz sem qualquer meio tecnológico e isso prova a nossa dependência dessas mesmas.
Como eu referi à bocado "são muito raras as coisas que de hoje em dia se faz sem qualquer meio tecnológico" está aqui a prova disso, que retrata muito bem a actualidade. No meu ponto de vista, a tecnologia faz parte do ser humano.

joaocolonia
Estudioso
Estudioso

Uma facilidade complexa

Mensagem  luisabandeira em Dom Dez 08, 2013 10:07 pm

Tudo se torna mais fácil e instantâneo. A tecnologia faz a maravilha da aproximação dos povos, a evolução da engenharia, da medicina, da nossa qualidade de vida.
No entanto também nos afasta do que nos enriquece: o contacto direto com a natureza, com toda a gente que nos rodeia.
Gosto da tecnologia, uso-a, aprecio a sua evolução e aplicação com inteligência na resolução das dificuldades do dia-a-dia. Mas afasto-me dela quando vou fazer uma caminhada, quando observo os pássaros, quando brinco com os meus primos e irmãos, quando converso cara-a-cara com os meus amigos e familiares.
O bom-senso na sua utilização é o principal. Sabemos fazê-lo?

luisabandeira
Aprendiz
Aprendiz

As tecnologias facilitam a nosssa vida?

Mensagem  nunoc em Ter Jan 21, 2014 10:10 pm

A tecnologia tem vindo a desenvolver-se durante os últimos anos e as pessoas têm vindo a habituar-se a ela, fazendo esta parte do nosso dia-a-dia.
A tecnologia ajuda-nos e facilita a nossa vida na maior das situações, mas em alguns casos pode levar as pessoas a terem uma vida sedentária, a isolar-se, a perder amigos e deixar de relacionar-se.
Na minha opinião a tecnologia é muito importante, porque permite-nos fazer quase tudo, desde procurar informação, a comunicar com pessoas que estão distantes de nós, etc. Contudo acho também que devemos usar algumas delas de forma controlada e de maneira a não nos tornar-mos viciados.

nunoc
Conhecedor
Conhecedor

Mensagem  anabatista em Sex Jan 31, 2014 6:02 pm

Era possível viver sem tecnologia, mas esta facilita muito a nossa vida. Transportes, comunicações, saúde… são apenas algumas das aplicações das tecnologias.
Para nós, que estamos habituados a tudo isto seria muito difícil conseguirmos sobreviver sem nada disto.
Tal como tudo na vida, as tecnologias têm vantagens e desvantagens. As suas aplicações são diversas e foram muito importantes para a evolução, mas também causa dependência e, se por um lado fazem com que existam novas profissões, por outro substituem os humanos e causam desemprego.
Sem tecnologia, não teríamos tanta informação e, por exemplo, para a saúde é muito importante e faz com que milhões de vidas sejam salvas.

anabatista
Moderador
Moderador

As tecnologias facilitam a nossa vida?

Mensagem  belinhasousa em Dom Mar 30, 2014 5:46 pm

Antigamente não havia tanta tecnologia como há agora, as pessoas brincavam na rua e não estavam dependentes de um telemóvel ou de uma playstation para o seu divertimentos. Mas hoje em dia isso já não acontece. A tecnologia tem o seu lado bom e o seu lado mau. Ela ajuda-nos imenso, é admirável os progressos que se consegue obter na medicina e na investigação com a tecnologia. A enorme utilidade que ela tem na indústria automóvel. Devemos admitir que ela nos ajuda no nosso dia-a-dia, torna-o mais fácil. Apesar de a tecnologia ser bastante útil e importantíssima em diversas áreas, também pode ser um vicio e um perigo. Estou a referir-me aos telemóveis, à Internet e aos jogos. Apesar deste lado bom que ela tem, normalmente nos jovens usar o telemóvel, ir a redes sociais é um vicio, em vez de conviverem com as pessoas pessoalmente, usam-na como um meio para tal, o que nem sempre é muito bom.

belinhasousa
Estudioso
Estudioso

Mensagem  ritamacedo em Ter Abr 01, 2014 9:07 pm

será que a tecnologia facilita a vida?
a minha resposta é: sim.
como já li alguns comentários, existe pessoas que comparam o antigamente com a atualidade e na minha ótica isso está mal, ou seja, por exemplo, antigamente o marido trabalhava e a esposa ficava em casa a tomar conta dos filhos e da casa. como esta não tinha mais nenhuma função de grande sobrecarga como é obvio, a meu ver, a tecnologia, como os eletrodomésticos e entre outros, não seria algo de grande necessidade. mas no entanto os temos mudaram, a exigência da igualdade entre gêneros por parte das mulheres fez com que estas trabalhassem tanto ou mais do que os homens.
com salários baixos, fez com que muitas famílias não tivessem possibilidades de pagar a uma empregada doméstica, ou seja, a vida destas mulheres trabalhadoras resume-se a ter um trabalho fora de casa, mais o trabalho de casa. portanto com as tecnologias fez com que, na minha opinião, estas mulheres tivessem o trabalho mais facilitado e por ultimo terem mais tempo para elas próprias, para as suas famílias e para acompanharem os seus filhos.

ritamacedo
Aspirante
Aspirante

tecnologias

Mensagem  Joaomiguel1 em Qui Maio 01, 2014 5:33 pm

as tecnologias como toda a gente sabe,tanto pode ser usadas para nosso aproveito ou nao.
por exemplo,agora,e possivel saber onde cada pessoa esta a cada momento,o que faz,qual a sua rotina,do que gosta,quem e a sua familia,etc...isto tudo gracas a tecnologia.
antes de haver uma tecnologia tao avançada como ha agora,a vida era muito mais facil e simples,as pessoas nao nos podiam controlar,nao podiam saber o que faziamos ou com quem estavamos,era muito mais simples.

Joaomiguel1
Aspirante
Aspirante

Mensagem  gilmota em Seg Maio 19, 2014 10:18 pm

As tecnologias são, hoje em dia, o alicerce da vida moderna em grande parte dos países desenvolvidos e as condições de vida aumentaram exponencialmente desde os últimos séculos, por causa da invenção e aperfeiçoamento das tecnologias em geral (tecnologias no sentido de avanço tecnológico). Se usados devidamente, aparelhos que utilizamos diariamente trarão praticamente apenas vantagens para a sociedade.

gilmota
Aprendiz
Aprendiz

O efeito da tecnologia em nós

Mensagem  dave1505 em Dom Nov 09, 2014 10:14 pm

As tecnologias realmente vieram para nos facilitar a vida. Era complicado lavar a roupa em tanques com água gelada, viver com membros da família em continentes diferentes e ter sorte em vê-los uma vez na vida. Agora temos as máquinas de lavar, os telemóveis, o Skype, a internet... Mas como obviamente já se pôde reparar, o efeito destas tecnologias alargou-se não só para as pessoas que precisavam mesmo delas, mas para toda a gente!
  É impressionante, continuo a ouvir histórias dos meus familiares, sempre a dizerem como eram felizes, como brincavam e se juntavam com todas as pessoas que viviam na mesma área, como eram unidos durante verões inteiros a brincarem no rio, a pescarem com apenas linha e anzol e a aventurarem-se por novos locais a procurarem cobras... agora vivemos isolados, há muito mais pessoas infelizes, muito mais pessoas solitárias e com depressões, esta forma de viver tão dependente da tecnologia mudou totalmente as pessoas, parece haver muito mais egocentrismo, toda a sociedade move-se como um rebanho a seguir o pastor, quem ficar para trás, é deixado para trás.
  Um vídeo novo na internet, uma nova forma de cada um se vestir. Um novo "youtuber" a tornar-se famoso, uma nova forma de falar (com mais calão e palavras incompreensíveis). Concluindo, a tecnologia veio mesmo para nos facilitar a vida, nem precisamos de pensar por nós! É só seguir a forma de agir e pensar da pessoa com mais "gostos", uma prova de como é tão fácil a pessoa mais egocêntrica manipular os restantes, quem resistir, é desprezado "por não se integrar".

Este vídeo deve ser visto com seriedade e atenção:

https://www.youtube.com/watch?v=fQTc6nrL0pc&list=UUahxOmMyjnztpOr9HdM1I6w&index=2

Vamos acordar para a realidade, e perceber quem são os nossos verdadeiros amigos.

dave1505
Aprendiz
Aprendiz

Desde um telefone até um Smartphone.

Mensagem  Ricardo Zenha em Sex Nov 14, 2014 5:23 pm

Hoje em dia, os meios tecnológicos têm cada vez mais importância. O simples facto de toda gente ter um telemóvel mais ou menos moderno moderno, repito toda a gente, é verdadeiramente impressionante. Se olharmos para trás, pouca gente tinha um telemóvel e, essas pessoas não andavam sempre "agarradas" ao telemóvel. Tomemos como exemplo este video que demonstra a evolução desde um telefone até ao chamado Smartphone.

A evolução que um simples telemóvel sofreu durante 30 anos é verdadeiramente abismal. affraid

O objetivo principal para a criação de um telemóvel foi para fazer chamadas. Com a evolução, o telemóvel passou a ter outras funcionalidades como trocar mensagens, ouvir música, tirar fotografias, entre outras. Hoje em dia os telemóveis são mais utilizados para navegar na Internet, jogar e utilizar as redes sociais.
Todas estas alterações levaram a que as pessoas falassem menos cara-a-cara apenas por chamadas ou pelas redes sociais. Também pode levar ao isolamento das pessoas, tornando-as mais reservadas. São algumas desvantagens da evolução de uma tecnologia : o telemóvel.

Ricardo Zenha
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Inês Teixeira em Dom Dez 07, 2014 12:58 pm

A tecnologia veio, em geral, facilitar a vida dos indivíduos. A agilidade e a facilidade com que atualmente se fazem certas tarefas, são surpreendentes. A tecnologia veio revolucionar o Mundo: a cada dia inovam-se instrumentos, criam-se métodos jamais impensáveis…

Os avanços tecnológicos, junto com a ciência, têm um papel muito importante para a sociedade. Tomemos como exemplo os doentes diabéticos, os quais utilizam insulina e medidores de glicose, pelo que na ausência destes os doentes estariam sujeitos a uma vida pouco facilitada. No entanto, este processo tornou-se habitual e pouco desconfortável para quem sofre desta doença devido à inovação da tecnologia.

É verdade que muitas pessoas ficam extremamente dependentes de certos equipamentos, não conseguindo viver sem eles, mas como em tudo, deve existir regra e medida.

A meu ver, a inovação e o investimento nesta área não pode cessar, a tecnologia tem de continuar a revolucionar o nosso dia a dia… A sociedade necessita de estar em constante mudança para conseguir dar resposta aos problemas atuais.

Inês Teixeira
Aprendiz
Aprendiz

Re: As tecnologias facilitam a vida?

Mensagem  goncaloqueirogasilva em Dom Dez 07, 2014 5:05 pm

Boa tarde,
É óbvio que facilitam, são indispensáveis para a nossa vida. Já criámos uma dependência tão grande para com ela que agora é impossível largá-la.
A vida torna-se cada vez mais fácil e mais segura com o avanço da tecnologia. Apesar de haver desvantagens do uso esta, a quantidade de vantagens é esmagadora em relação ás desvantagens.
Basta olharmos para a saúde, as melhor foram tão significativas que assusta; basta olharmos para a EMV que quase duplicou em poucos séculos.
O Homem se der bom uso à tecnologia pode fazer coisas inimagináveis que só trazem vantagens para o mundo!
Na minha opinião, é a maior invenção do Homem de todos os tempos.

goncaloqueirogasilva
Aspirante
Aspirante

A tecnologia e a sociedade

Mensagem  Luis Carlos Leça em Dom Mar 15, 2015 10:44 pm

Atualmente, a tecnologia está muito presente nas nossas vidas, podemo-nos até considerar viciados da tecnologia.
Quando queremos uma informação, escolhemos sempre o caminho mais fácil, ir "à net".
Este nosso vício, inibe-nos de procurar noutras fontes. Por vezes, a internet nem é sempre a melhor fonte de informação.
As crianças de "hoje", estão muito suscétiveis à ação tecnologica. Não têm hábitos de leitura, preferem jogar.
Porém ,é preciso estar muito alerta para com os predadores. Estas pessoas são capazes de fazer coisas horrendas. Temos de proteger as pessoas. Cada vez somos mais presas da internet , quando achamos que estámos seguros, estámos a ser vigiados e a assaltarem-nos as contas.
Tudo o que é moderado é bom, não devemos utilizar em demasia, pois isto acarreta consequências, como a falta de comunicação, insucesso escolar...e quando "acordamos ", não temos ninguém .

Luis Carlos Leça
Aspirante
Aspirante

Mensagem  mélissabastos em Sex Maio 08, 2015 7:47 pm

Atualmente, as tecnologias tem sido uma grande ajuda o ser humano. Nos países desenvolvidos a maioria das pessoas já não seriam capaz de viver ser telemóvel, televisão ou computador... A vida tornou-se mais simples e mais fácil com as tecnologias. E a juventude torna-se cada vez mais dependente. Evidentemente que o futuro é as tecnologias.
O Homem tem mudado tanto o nosso mundo, que o mais provável  é que tudo se torne ainda mais fácil com a evolução. Já existem carros que estacionam sozinhos e vi uma reportagem em que já estão a fabricar carros que conduzem sozinhos, o ser humano praticamente já não vai ter que fazer nada.
Uma vez que a medicina tem evoluído imenso desde o aparecimento das tecnologias, é mais uma razão que mostra que as tecnologias facilitam a vida.
Concluindo o Homem pode fazer coisas imagináveis com o bom uso das tecnologias. É provavelmente umas das maiores invenções do Homem.

mélissabastos
Aspirante
Aspirante

Mensagem  2015.siriguuu em Dom Set 20, 2015 8:15 pm

As tecnologias sem duvida facilitam o nosso dia a dia.
Hoje, não se imagina um mundo sem um telemóvel, computador ou até uma televisão.
Há aspetos positivos na perspetiva das tecnologias, por exemplo, há pessoas que, atualmente, são capazes de receber, pelo menos, 20 e-mails por dia. Com o avanço das tecnologias torna mais fácil a organização deles porque se fosse há 50 ano atrás era por cartas e era capaz de fazer um bocado de confusão; hoje em dia quando uma pessoa quer ouvir aquela música no momento basta fazer um donwload e ouve-a, enquanto que há 20 anos tinha se ir aos coliseus para poder ouvir aquela música. Mas também há aspetos negativos, tais como: as pessoas (principalmente jovens ) abusam no computador e viciam-se neste mesmo.
A verdade é que o mundo seria completamente diferente sem as tecnologias e muito provavelmente seria mais complicado!

2015.siriguuu
Aspirante
Aspirante

De que modo as tecnologias afetam a nossa vida?

Mensagem  2015. Fernando C. em Sab Out 17, 2015 6:07 pm

Hoje estou aqui mais uma vez para argumentar este extenso tema das tecnologias, e com isto explicar a minha opinião sobre os prós e contras das tecnologias. Very Happy

As tecnologias foram uma grande novidade quando começaram a existir, “virando o mundo de cabeça para o ar”, para uma nova forma a que ninguém estava habituado. Mas nem toda a população deu valor a esta novidade devido a dois factores: devido a não ter possibilidades financeiras de obter equipamentos tão dispendiosos e também devido a somente conhecer a novidade e não conhecer a maneira de como elas funcionam.

Mas ao longo dos anos vamos vendo uma evolução nesta opinião e atenção a estes equipamentos, começando cada vez mais a fazer parte da toilette da população. Ate chegarmos aos dias de hoje, em que observamos uma verdadeira “era tecnológica” em que as pessoas já não são capazes de executar alguma tarefa sem ajuda da tecnologia.

De que modo contribui a tecnologia para a nossa vida? Estes equipamentos tecnológicos começaram a ajudar-nos bastante nas nossas tarefas diárias, simplificando-as e tornando-as mais rápidas e eficazes. Mas o grande problema está em não terem trazido só vantagens mas também muitas e muitas desvantagens, como a falta de convívio, (sendo esta toda feita através das próprias tecnologias), a falta de comunicação familiar, (pois, por exemplo na hora de uma refeição, todos estão à mesa com os seus equipamentos, a digitar mensagens para os seus amigos), e por último mas não menos importante, a dependência pelos equipamentos, (fazendo com que a população, em certas tarefas, não as soubesse resolver pelos seus conhecimentos).

Se sou a favor ou contra as tecnologias? Nem eu próprio o sei dizer. Por um lado sou contra, mas por outro penso que já não sabia fazer certas tarefas sem a ajuda da tecnologia.

Concluindo: Nem sempre o caminho mais fácil é o caminho ideal, mas o caminho que nos dá mais trabalho e o que nos ajuda a ter sabedoria e conhecimento, a crescer como pessoas e a saber enfrentar as verdadeiras dificuldades da vida.  Wink

2015. Fernando C.
Aprendiz
Aprendiz

As tecnologias mudam definitivamente a nossa vida...

Mensagem  2015.santos em Qua Out 28, 2015 7:19 pm

Porquê? Devido à enorme globalização das tecnologias todos sabemos o que se passa nos quatro cantos do mundo em escassos segundos, e isso faz-nos refletir e questionar a possibilidade destas tecnologias da informação e da comunicação. Por vezes é mesmo necessário pararmos e olharmos para as coisas com uma perspectiva diferente. Tudo parece diferente e provavelmente fará sentido e terá lógica, se, por momentos, tentarmos compreender a facilidade do acesso a estas tecnologias para a grande maioria.

Não nos podemos agarrar aos dogmas e às ideias pré-concebidas. Temos de alargar os nossos horizontes e procurar ver as coisas e tudo o que a elas está associada de forma menos programada e com a mente mais aberta.

A tecnologia permite-nos estar presentes a todas as horas e em qualquer lugar sem que tenhamos de estar presentes fisicamente. Permite-nos ter as ferramentas para mudarmos o mundo ou para assistirmos a essa mudança. Temos acesso a um mundo de informação que seria impensável há muitos anos atrás.

Como muitas coisas que nos rodeiam e de que fazemos uso, pode ser usada para o bem, mas também para o menos correcto. Compete-nos a nós fazermos a escolha e usa-la da forma mais correcta e da que nos convêm. Nem sempre é fácil fazermos a conjugação de ambas, mas temos sempre de tentar.

Aproveitemos o que a tecnologia nos dá e façamos da sua utilização o melhor proveito que pudermos. Só dessa forma podemos dizer que as tecnologias mudam as nossas vidas, porque as mudanças devem ser sempre positivas!

2015.santos
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: