ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Exploração espacial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exploração espacial

Mensagem  jpbfcm em Qui Fev 14, 2013 9:09 pm

O dinheiro utilizado na exploração do espaço deveria ser utilizado para fins comunitários?

Última edição por jpbfcm em Ter Maio 14, 2013 9:48 pm, editado 2 vez(es)

jpbfcm
Aspirante
Aspirante

Re: Exploração espacial

Mensagem  Abel em Qui Fev 14, 2013 10:31 pm

Eu não concordo, acho que qualquer investimento na ciência é bem feito, e todas as vertentes cientificas precisam de ser financiadas. A exploração espacial é uma vertente cientifica muito importante, e, na minha opinião, não é dinheiro mal gasto. Existe dinheiro mal gasto, mas acho que a ciência deve ser das melhores apostas. Ciência -> Progresso -> Bem-estar
Abel
Administrador
Administrador

http://ulnc.forumeiros.com

Mensagem  Mariana Couto em Qui Fev 14, 2013 11:08 pm

Concordo com o Abel.
No entanto percebo o que o jpbfcm diz...
É certo que investigação científica não é um desperdício, mas é algo que pode ser MUITO lento, e até no final não mostrar nenhuns resultados úteis, e nós precisamos do dinheiro agora!
Mariana Couto
Rubrica
Rubrica

o espaço

Mensagem  Rui Pereira em Sab Fev 16, 2013 1:46 pm

Sem dúvida que a minha opinião sobre este assunto é que nós, humanos, temos de ter capacidade para ultrapassar os nossos problemas e se a exploração espacial é uma via, porque não tentar. Já gastamos tanto dinheiro em coisas fúteis e tentativas furadas e só porque estas vias ofereciam à primeira vista sucesso.

Esse é o nosso problema. Seguramo-nos no que vemos, naquilo em que achamos estar certo ou errado, com medo de progresso revolucionário. E a evolução cientifica inteiramente se deve a mentes revolucionárias que não tiveram medo de avançar. Este pensamento para muitos pode ser antiquado e que hoje em dia ninguém se prende tanto ao presente como dantes mas é mentira. As pessoas têm medo do progresso, porem como ele hoje em dia acontece mais rapidamente, as pessoas começaram a resignar-se perante os acontecimentos

Mas voltando ao assunto inicial, nos temos de ser capazes de nos desligar ao obvio, ter fé em algo que possa existir para além do nosso planeta que nos possa ajudar. Se as probabilidades são poucas esse é um problema da matemática pois para nos humanos o acreditar e ter coragem nas soluções fazem com que elas apareçam. Este é o pensamento dos grandes cientistas que não tiveram medo de perder algo, que neste caso é dinheiro, em prol duma solução que para todos era impossível.

E não vai ser por este pequeno sacrifício que pessoas vão morrer, porque infelizmente pessoas morrem todos os dias não por carência monetária mas sim por negligência humana.

Porque para salvar uma vida não precisas duma moeda, precisas duma mão.
Rui Pereira
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Cláudia Cheio em Seg Abr 22, 2013 8:10 pm

A minha opinião sobre este tema, é que com tanto no nosso mundo para ser explorado, com tanta coisa para conhecer, com tanto onde investir, seja em países desenvolvidos ou pouco desenvolvidos há sempre bastante onde melhorar. Contudo, a exploração de outros planetas, estrelas, e outras partes do Universo são bastante importantes, não só para termos uma noção de onde nos encontramos, o que nos rodeia e todas as alterações que existem ou poderão existir ao nosso redor e que interagem com a nossa existência enquanto seres vivos e habitantes deste planeta.
Clarificando, devemos e podemos investir no espaço e melhorar o nosso conhecimento, todavia devemos investir e preocupar-nos em primeiro lugar, com as necessidades vitais no nosso planeta. Devendo, então existir um equilíbrio e justiça sociais que favoreçam a repartição do dinheiro de uma forma racional no sistema.

Cláudia Cheio
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Marta Vida em Ter Abr 30, 2013 11:02 pm

A maior parte de nós gasta dinheiro desnecessário em coisas supérfluas, que só nos trazem prazer e utilidade a curto prazo. Ao investirmos na exploração espacial estamos a investir em nós próprios, isto porque estamos a investir na ciência e ela está inteiramente ligada ao nosso ser. Sendo eu aluna da área das ciências não podia de forma nenhuma concordar com isto, afinal não estamos a desperdiçar dinheiro.
É óbvio que as descobertas cientificas não são das coisas mais simples e rápidas de acontecer mas talvez seja no espaço que estejam as respostas a muito dos problemas da atualidade. Se aplicarmos esse dinheiro supérfluo para fins comunitários será mais fácil a moderação das finanças de modo a haver dinheiro para todas as necessidades .
Desde sempre que o ser humano tem uma sede insaciável pelo conhecimento, porque não no espaço?

Marta Vida
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Tiago Gonçalves em Sab Maio 04, 2013 6:25 pm

O equilíbrio poderia ser atingido, se, alguns "lobbys" da ciência pudessem ser utilizados para a comunidade. Não esqueçamos que a ciência é financiada pelos "monstros" finananceiros que existem no nosso mundo. Por isso, o equilíbrio será atingido quando forem todos pessoas que se preocupem com as pessoas. Porque existem pessoas que acham que não são pessoas e, erradamente pensam, que, ao não preocupar-se com pessoas, estão a preocupar-se com a sua pessoa. Mas, no final, todas as pessoas são importantes porque todos dependemos das pessoas. E esta? Hein? Question
Tiago Gonçalves
Filósofo
Filósofo

http://ulnc.forumeiros.com

O espaço

Mensagem  Íris Ferreira em Dom Maio 12, 2013 2:33 pm

Não sou contra a exploração espacial, mas acho que devemos estabelecer prioridades. Ainda há muita coisa por fazer, por melhorar no nosso planeta e esse devia ser o nosso objetivo. O dinheiro gasto em explorações espaciais não é mal gasto, porém, se esse dinheiro fosse investido em países onde predomina a pobreza, seria bem mais útil e mais eficaz. As explorações espaciais são um passo importante para a evolução da ciência, mas as respostas e soluções que podemos obter a partir dessas explorações resultam de experiências demoradas e enquanto essas decorrem a vida continua na Terra e continuam a morrer pessoas à fome dia após dia. Há que lembrar também as consequências ambientais que a exploração espacial traz não só para a Terra, como também para o espaço.
Apoio estas explorações, mas na minha opinião há passos mais importantes para dar.

Íris Ferreira
Aspirante
Aspirante

Mensagem  André Sousa em Dom Maio 19, 2013 2:48 pm

Para mim, tudo aquilo que seja um investimento a favor do desenvolvimento tanto no campo tecnológico, como no desenvolvimento cognitivo, é bem-vindo.
Um dos grandes contras para a população em geral, o que leva a uma diminuição da velocidade de descobertas nesta área, e a enorme quantidade de fundos necessários para a realização de pesquisas,viagens entre outras.
Muitas destas pessoas são de opinião que este dinheiro deveria ser utilizado para a resolução de grandes desequilíbrios existentes entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Sou completamente de acordo que estas diferenças deveriam ser corrigidas, mas porque com o dinheiro de outros países que apostam na exploração espacial como um forma de se afirmarem no panorama mundial.
Assim lanço uma pergunta. Quem é contra a exploração espacial é contra a época dos Descobrimentos, onde Portugal e Espanha fizeram exatamente o mesmo, só que numa escala diferente?
É certo que as quantidades monetárias envolvidas nas viagens e pesquisas sobre o espaço são exorbitantes mas são das forma de desenvolvimento que mais têm trazido novas descobertas sobre nós e aquilo que nos rodeia...

André Sousa
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Sofia Sousa em Qui Maio 30, 2013 11:01 pm

Penso que está correto apostar na exploração espacial, claro. Somos um ser curioso, o conhecimento é algo intrínseco na nossa natureza e é isso que nos define e nos distingue dos demais. No entanto, a curiosidade tem um preço e no campo da exploração espacial é um preço bastante elevado. Tudo tem o seu tempo e neste tempo temos crianças e pessoas a morrer em todo o mundo e que tudo o que necessitavam era um pão e água. Coisas simples mas que acabam por fazer a diferença neste mundo. O orçamento da NASA é de 16 biliões de dólares por ano. Parte deste dinheiro poderia ser revertido para o combate à fome. Estamos a pensar no futuro e de certa forma a negligenciar o presente.
No entanto, inicialmente, andar de avião era perigoso, dispendioso e poucas pessoas usavam-no. Preferiam ir de barco, mais barato, menos dispendioso e era mais seguro em comparação ao avião. Se pensássemos assim não existiria aviões neste momento.Sem a exploração espacial não teríamos computadores nem assistiríamos às olimpíadas do outro lado do mundo, por exemplo. Não me consigo imaginar sem essas tecnologias. Não poderíamos estar aqui a discutir as mais diversas opiniões sem a exploração espacial.
Depois há as "viagens espaciais" para o divertimento e também para uma forma de usar o dinheiro dos mais afortunados. Porque não utilizar esse dinheiro tão útil no combate à pobreza? Bem, isso depende da moral de cada um.
Sim, a exploração espacial gerou gigantes avanços na tecnologia como nós a vemos hoje. Mas a tecnologia é tudo? E as pessoas? E a nossa humanidade? Diariamente morrem milhares de pessoas devido à carência de fome e a exploração espacial é para aumentar o nosso conhecimento e a nossa curiosidade e concordo plenamente com isso. Além disso, desperdiça-se muito mais dinheiro na guerra e no entretenimento. Mas. Há sempre um mas e a minha humanidade não me permite aceitar desperdícios supérfluos destes quando há pessoas necessitadas. Não consigo. Pensem primeiro no presente e só depois resolvam o futuro.

Sofia Sousa
Aspirante
Aspirante

O valor da exploração

Mensagem  sirdtech em Qua Out 09, 2013 9:26 pm

Desde sempre o Homem procurou entender o que o rodeava, sempre houve divergências quanto a isso e muitas vezes até falta de liberdade para o discutir. Mas a verdade é que no século em que estamos já há resposta a muitas perguntas da antiguidade.... Mas aqui a questão será que 16 biliões anuais valem a pena para responder à nossa curiosidade em vez de ajudar seres do nosso próprio planeta? É um processo demorado mas a ciência tem descoberto coisas que melhoraram a nossa vida significativamente, mas não digo que não tenha havido dinheiro mal gasto... mas acho que as pessoas tem de pensar de forma racional neste assunto... Penso que a ciência é algo que nunca vai acabar porque vai sempre haver mais para descobrir mas tudo isso tem um preço...
sirdtech
Aspirante
Aspirante

Espaço

Mensagem  Rui Pedro Alves em Dom Dez 01, 2013 8:01 pm

Eu nem estou contra nem estou a favor da exploração do espaço, só acho que existem coisas muito mais importantes que explorar o espaço, como por exemplo reduzir a poluição no mundo, acabar com a pobreza entre outros problemas universais. A exploração do espaço é muito cara e existem problemas com prioridade para serem resolvidos, apesar que a exploração e a descoberta do espaço também são importantes para o nosso mundo.
No meio disto tudo há uma coisa que os exploradores deviam pensar primeiro que pensar no espaço, explorar a Terra, explorar o nosso planeta, sim, é que existe muito no nosso planeta para ser explorado e descoberto.

O espaço é uma coisa muito grande e que nunca vai ser explorado por completo, mas se for explorado o mais possível é muito bom pois ficamos a saber o que nos rodeia.
Para mim o espaço é uma coisa deslumbrante.
Smile

Rui Pedro Alves
Aspirante
Aspirante

Mensagem  gilmota em Seg Maio 19, 2014 7:51 pm

Não nos podemos esquecer que é devido aos progressos na área da exploração espacial que uma grande parte dos aparelhos tecnológicos foram criados e melhorados e o nosso conhecimento científico foi largamente expandido, o que fez mudar em muitos aspetos a nossa forma da viver e de pensar. Investir na ciência é quase sempre sinónimo de progresso.

gilmota
Aprendiz
Aprendiz

O espaço

Mensagem  anabatista em Qua Maio 21, 2014 6:31 pm

Na minha opinião, a exploração do espaço é algo muito bom em termos de progresso científico e tecnológico e é, de facto, uma inovação. Também nos promove a descoberta de novos mundos e é um desafio para as capacidades do Homem.
Mas também há muitos fatores contra a exploração do espaço: é algo muito dispendioso, é um gasto de recursos e é perigoso. Além disso, é muito prejudicial ao ambiente e, na minha opinião, não é uma prioridade; a Terra devia ser protegida e “melhorada” primeiro. Não podemos pensar que, como pode haver outros planetas habitáveis, podemos desperdiçar o nosso.
Assim, apesar da exploração do espaço ser algo muito bom, penso que devíamos primeiro “trabalhar” o nosso planeta, protege-lo e fornecer uma boa qualidade de vida a todos!

anabatista
Moderador
Moderador

Espaço

Mensagem  afonsonf em Sab Maio 24, 2014 3:38 pm

Eu acho que a exploração espacial têm trazido bastantes vantagens, tanto na tecnologia como no conhecimento sobre espaço. Alguns exemplos da tecnologia que a exploração espacial nos trouxe são os GPS, satélites e microondas. Algum conhecimento que obtivemos pela exploração espacial é o conhecimento da grande extensão do Universo e a origem do Sistema Solar e do Universo. Mas é verdade que a exploração espacial é bastante dispendiosa, e esse dinheiro gasto poderia ser utilizado para melhorar a qualidade da vida das pessoas com mais dificuldades. Por isso acho que se devia gastar menos dinheiro na exploração espacial e mais dinheiro a melhorar o nosso planeta. No entanto acho que não se devia acabar com a exploração espacial, devido ás vantagens que pode trazer, mas arranjar soluções para que a exploração dispendiosa seja o menos dispendiosa o possível.

afonsonf
Aspirante
Aspirante

Espaço

Mensagem  nunoc em Ter Maio 27, 2014 9:26 pm

A exploração do espaço tem vindo a provocar muitos avanços tecnológicos, dos quais o telemóvel e a televisão por satélite são apenas dois exemplos, pois são vastas as áreas onde se podem aplicar novas descobertas.
Algumas das vantagens são o progresso científico e tecnológico, a melhoria das condições de vida, a descobertas de novos "mundos" e também uma vez que este é um dos maiores desafios de sempre, com o qual o Homem trava uma luta sem fim.
Algumas das desvantagens são que esta exploração é muito cara, de certa forma perigosa, gastam-se muitos recursos, e também dado que não é uma prioridade nos nossos dias, porque a Terra deve ser melhorada e protegida primeiro.
Contudo, penso que ao tentarmos conhecer melhor aquilo que está à nossa volta, possamos ficar a conhecer também melhor o nosso planeta, além de tentarmos desenvolver cada vez este mundo em que vivemos com descobertas que podem vir a ser revolucionárias, e que podem mudar a História da Humanidade.

nunoc
Conhecedor
Conhecedor

Mensagem  fábiateixeira em Dom Jun 01, 2014 6:57 pm

O orçamento da NASA para 2007 era de 16,3 biliões de dólares (peço desculpa pelos dados pouco recentes).
Com, por exemplo, metade desse dinheiro, conseguir-se-iam evitar muitas mortes e diminuir o número de pessoas subnutridas.
Acredito que a vida é o valor máximo a defender e por isso, acho que não se justifica gastar este dinheiro em coisas menos importantes.
Embora a curiosidade seja algo intrínseco em nós, acho que existem outras maneiras de a desenvolver e embora houvessem outras coisas em que era preferível cortar, como o orçamento das guerras, acho injustificável gastar este dinheiro no espaço.

fábiateixeira
Estudioso
Estudioso

Espaço

Mensagem  belinhasousa em Dom Jun 01, 2014 9:12 pm

Acho boa a ideia da exploração espacial, mas também acho que não deveríamos gastar imenso dinheiro nele, porque primeiro deveríamos melhorar as condições na Terra, obter um nível de igualdade e de obtenção de alimentos, dinheiro e condições de vida para todas as pessoas e então depois partir para o espaço.
É através do espaço que podemos conhecer os ancestrais do nosso planeta, podemos conhecer como ele era constituído, como os outros são constituídos, podemos descobrir novas tecnologias .
Ou seja, a exploração é muito importante, porque se não fosse ela não teríamos descoberto metade das coisas que sabemos hoje, estamos a investir na progressão e isso é sempre um ponto fulcral.

belinhasousa
Estudioso
Estudioso

Tecnologias

Mensagem  jpbfcm em Dom Jan 11, 2015 10:47 pm

De facto tenho a concordar que o dinheiro utilizado no espaço, provocou o desenvolvimento da tecnologia. Um grande exemplo é o avião, que foi desenvolvido exactamente na altura da exploração espacial. Outro exemplo muito conhecido é as televisões, estas desenvolvidas única e exclusivamente para mostrar a todo o mundo Neil Armstrong a pisar a lua. Os telefones esses só foram desenvolvidos porque era necessário haver comunicação entre os astronautas visto que na lua não existe matéria, e sem matéria o som não se propaga. Para não falar das maquinas de lavar roupa, que sem sombra de duvidas foram desenvolvidas para limpar com qualidade os fatos espaciais dos astronautas. Já para não falar dos tables e dos androides.
Isto tudo leva-me a questionar enumeras vezes o que seriamos de nós sem a NASA?
Decerto tenho afirmar que a NASA provocou uma grande evolução da tecnologia, mas se o dinheiro que foi gasto para a tecnologia espacial fosse gasto para o desenvolvimento da tecnologia na saúde ou até mesmo para a criação de meios sustentáveis, teria a certeza absoluta que seria bem empregue e decerto permitiria salvar enumeras vidas, e até mesmo erradicar a fome em todo o mundo.

***PS: Obrigado pelas mais de 4000 visualizações!!! Very Happy ***

jpbfcm
Aspirante
Aspirante

Exploração espacial

Mensagem  2017_centeno em Ter Out 10, 2017 7:10 pm

Eu não concordo, para mim a exploração espacial tem tanta importância como o desenvolvimento de qualquer outra área indispensável (alimentação, saúde, etc..), pois poderá ajudar-nos a sair dos limites da terra para descobrir mais, pois, o universo é tão vasto que com certeza existem infinitas coisas que não conhecemos que nos poderiam ajudar em todas as outras áreas e, por isso para mim os fins comunitários não precisam de tanto investimento monetário, precisam de pessoas dispostas a ajudarem-se mutuamente porque se sentem bem com isso e não necessitam de um impulso monetário para o fazerem.

2017_centeno
Aspirante
Aspirante

Exploração Espacial

Mensagem  canho em Sex Out 13, 2017 9:00 pm

No meu ponto de vista, eu acho que todo o dinheiro investido na exploração espacial é pouco...
Para uma grande parte da população mundial, o conceito de procurar a "Terra 2.0" não é tido com seriedade! Muitos grandes cientistas já prevêm que se não encontrarmos outro planeta para colonizar-mos, o fim da raça humana é iminente! Stephen Hawking é um deles.
Hawking diz que, se nós não dermos uma curva de 180 graus e começar a mudar os seus hábitos de poluição, temos "apenas" um, no máximo dois séculos até que cheguemos a um ponto de não retorno para salvar a raça Humana, para não falar do nosso planeta.
E sinceramente, acho que nós Humanos não vamos conseguir faze-lo, infelizmente...
Por isso, e para concluir a minha intrevenção, não devemos desistir da exploração espacial, se queremos continuar a existir!

canho
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: