ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  jpbfcm em Seg Maio 13, 2013 1:32 pm

A criação de fábricas deve-se ao aparecimento do motor a carvão (tecnologia da época), mas por outro lado as máquinas (tecnologia) têm substituído o Homem mesmo sendo parcialmente, porque é sempre necessário um supervisor.
Serão as tecnologias uma fonte de emprego? Ou apenas estarão a fazer aumentar o desemprego?


Última edição por Filipa Sousa em Ter Maio 14, 2013 2:44 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Erros Ortográficos)

jpbfcm
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  gilmota em Ter Jan 07, 2014 9:09 pm

Depende da situação em concreto, pois há casos onde o desenvolvimento científico e tecnológico proporciona a criação de emprego, através da criação de empresas de pesquisa ou desenvolvimento de novas tecnologias. No entanto, também há casos onde, em prol da melhoria da produção, as máquinas tomam a função desempenhada pelo homem, o que aumenta consideravelmente o desemprego, tendo em conta que esta substituição tem vindo a ser cada vez mais usual nas industrias de produção, na sociedade atual.

gilmota
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 45
Data de inscrição : 17/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  nunoc em Dom Fev 16, 2014 9:45 pm

A tecnologia foi sendo cada vez mais desenvolvida com o intuito de ajudar o Homem nas suas atividades, desde coisas simples, até coisas que só com grandes máquinas é possível realizar. Contudo, a tecnologia é melhor em vários aspetos do que o Homem, é mais rápida, logo maior produção em menos tempo, faz as coisas com mais perfeição, quase não havendo falhas ou erros, e por essas mesmas razões têm vindo a substituir o Homem em muitas profissões.
É também verdade que criam novos postos de trabalho, pois são necessárias pessoas para investigarem e aperfeiçoarem a tecnologia já existente, e dado que ela, por si só cria mais empregos em profissões que há uns anos atrás não existiam, como a informática, por exemplo.
Acho que as tecnologias tanto proporcionam emprego, como podem acabar com postos de trabalho já existentes.

nunoc
Conhecedor
Conhecedor

Mensagens : 81
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  fábiateixeira em Seg Fev 17, 2014 8:31 pm

Claramente, acho que as tecnologias retiram muito emprego.
Fazendo um balanço do emprego gerado e do destruído, infelizmente perde-se muito emprego.
Infelizmente, acho que o Homem se está a perder na sua busca de uma vida utópica.
As tecnologias criadas contribuem para uma maior qualidade de vida, é verdade, mas estão a chegar a um ponto que essa tecnologia vai ser só para classes sociais elevadas por muitos motivos, entre eles a perda de mão de obra.
O mundo está a desenvolver sociedades muito desiguais e cada vez mais ou uma pessoa é pobre ou é rica.
Visto que a maior parte dos ocidentais vive com qualidade de vida, acho que a preocupação dos líderes mundiais deveria ser homogeneizar a qualidade de vida e não desenvolver tecnologia que apenas beneficiará as elites e deixará os pobres mais pobres por terem de se rebaixar a aceitar condições mínimas de trabalho, visto a escassez dele.

fábiateixeira
Estudioso
Estudioso

Mensagens : 60
Data de inscrição : 19/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  anabatista em Sex Fev 28, 2014 6:50 pm

As tecnologias estão por todo o lado! Transportes, comunicação… e como tudo na vida têm vantagens e desvantagens.
Por um lado com a existência das tecnologias já não é necessária muita mão de obra que antes era extremamente útil, mas por outro lado também criam outros empregos onde se lida com as mesmas.
Alguns exemplos de empregos são motorista ou operador da máquina, além do supervisor que direciona o rumo que a máquina deve tomar. Temos, também, os operários que fabricam e fazem a manutenção nas máquinas, os motoristas que transportam as máquinas das fábricas até o usuário final, o produtor ou cliente que a comprou. Voltando aos mecânicos e aos operários, eles não aprendem o seu ofício sozinhos, precisam de aprender com alguém e com isso entram, neste cenário, os instrutores e os professores.
Assim, penso que as tecnologias criam desemprego, mas também criam novos empregos.



avatar
anabatista
Moderador
Moderador

Mensagens : 104
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  joaocolonia em Sab Mar 29, 2014 11:39 pm

Pensando bem, tudo na nossa vida tem uma utilidade, mas poderá ter um "senão", as tecnologias, são um exemplo disso.
Só com a tecnologia é que nós conseguimos usufruir de algumas coisas, que nunca seriam possíveis humanamente como por exemplo fazer 1 734,9 Km em pouco menos do que duas horas. Só que um grande problemas da tecnologia é ter a capacidade de realizar funções iguais à de um operário, mas com mais eficácia (com maior precisão, maior rendimento), assim o operário acaba por deixar de exercer a sua atividade profissional, e quando dizem que é preciso haver manutenção e controlo dos equipamentos tecnológicos por isso não retiram emprego, na minha opinião é absolutamente falos porque enquanto numa empresa só com operários tem 200 trabalhadores, outra com equipamentos tecnológicos só necessita de 20 para fazer o trabalho exigido.
Para além disso, estes equipamentos vão ser uma grande ameaça para a sociedade porque vão causar destruição do nosso planeta através de vários fatores (lixo tecnológico, emissão de gases para a atmosfera, utilização de energia).
Para finalizar, apesar desta opinião final sobre as tecnologia, a verdade é que elas fazem-nos imensa falta para investigação (ciência) e para a vida diária. Para além disso a tecnologia está-se a tornar destrutiva e se um dia deixar de haver tecnologia as gerações não irão saber como atuar.

avatar
joaocolonia
Estudioso
Estudioso

Mensagens : 61
Data de inscrição : 17/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  belinhasousa em Dom Jun 01, 2014 9:35 am

Eu acho que as tecnologias criam e retiram emprego. Por um lado elas criam emprego porque é preciso alguém que as invente, que pense nelas e as construa. Por outro lado acho que retira mais emprego do que cria, porque os robots, por exemplo, constroem e montam um carro sozinhos, não é preciso a “mão” humana. Para os patrões de grandes empresas é mais económico colocar robots a trabalhar do que pessoas, porque eles não se cansam, podem trabalhar 24 horas por dia, não precisam de pausas, ao contrario das pessoas que necessitam. Então para os patrões é mais vantajoso porque conseguem obter o dobro do trabalho sem que gastem muito dinheiro.

belinhasousa
Estudioso
Estudioso

Mensagens : 55
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  ASSO em Dom Jun 01, 2014 10:42 pm

Na minha opinião, se a tecnologia continuar com esta grande evolução, no futuro irá ajudar no desemprego.
A tecnologia é uma coisa espetacular, útil e cada vez em maior evolução.
Eu preferia viver com menos tecnologia, pois apesar da tecnologia trazer muita coisa boa, também trás muita coisa má.
Na minha opinião trás mais coisas más, porque as boas podem ser substituídas, se calhar de uma forma mais trabalhosa e mais chata. Enquanto as más não. Um dos seus defeitos como costumam dizer "A tecnologia aproxima os de longe e afasta os de perto", o que é uma grande verdade. Se as pessoas não tivessem tanta tecnologia nas suas mãos iriam interagir muito mais com as pessoas pessoalmente.
A meu ver a tecnologia vai trazer muitas coisas más.
E uma delas é o aumento do desemprego!

ASSO
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  ricardo oliveira marques em Dom Out 12, 2014 11:43 am

Na minha opinião as tecnologias retiram emprego porque e mais rentável para as grandes superfícies tornar os seus processos de fabrico automatizados porque fica menos dispendioso do que se os processos fossem manuais,e o que por exemplo seria preciso dez pessoas para fazer numa hora,pode ser feito por apenas uma máquina em dez minutos.

ricardo oliveira marques
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  sofiabeatrizm em Qua Out 29, 2014 9:12 pm

Desde a primeira Revolução Industrial, as tecnologias passaram a fazem parte da vida do Homem com o objetivo de facilitar o seu trabalho.
Desta forma, começou-se a substituir a mão-de-obra braçal pelas máquinas, dado que nunca se cansam, são mais eficazes, mais baratas, aumentam a produtividade e proporcionam às empresas produtos mais competitivos, logo também aumentam o seu lucro.
Além do mais, o uso das máquinas também beneficia as empresas no que toca à diminuição de riscos de acidentes humanos.
No entanto, as máquinas vão precisar sempre da supervisão humana, embora de muito menos mão de obra necessária caso não existisse avanço tecnológico. Desta forma, os poucos operários/trabalhadores contratados terão que competir em termos de qualificação para obterem um emprego, daí ser cada vez mais importante investir na formação pessoal.
Neste ponto ,a Internet, um dos avanços tecnológicos mais marcantes do século XXI, tem se tornado cada vez mais uma ferramenta de estudo significativa, proporcionando ainda a educação à distância, para que todos os membros da sociedade tenham acesso à educação.

sofiabeatrizm
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  a12160 em Qui Out 30, 2014 3:22 pm

No meu ponto de vista as tecnologias retiram emprego porque e mais rentável para as grandes superfícies tornar os seus processos de fabrico automatizados porque fica menos dispendioso do que se os processos fossem manuais.

a12160
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  Joanaferraz em Sab Nov 08, 2014 4:31 pm

Na minha opinião as tecnologias criam emprego como o retiram. Por um lado, é necessário cada vez mais pessoas para pensar e conceber novos projectos que permitam acompanhar o constante desenvolvimento da tecnologia, assim como o aperfeiçoamento da já existente. Por outro lado, a invenção de certas máquinas, como robots, por exemplo, permite a execução de funções com uma maior precisão e em menor tempo, sendo mais rentável a sua utilização ao trabalho de um operário. E, já não sendo necessária mão-de-obra, o desemprego aumenta. Dito isto, as tecnologias para as quais a sua criação implica operários para a realizarem, ao tentarem proporcionarar uma vida mais facilitada e acessível, acabam também por retirar emprego a outros membros da sociedade.

Joanaferraz
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  dave1505 em Dom Dez 07, 2014 11:51 pm

Estamos mesmo a avançar rapidamente em relaçao à evolução das tecnologias que usamos hoje em dia. Podemos ver que no interior de fábricas comuns da atualidade, a maior parte do movimento lá dentro é realizado por máquinas e já não tanto pelas pessoas.
Esta mudança radical na indústria retirou a oportunidade a muitas pessoas que provavelmente não teriam capacidades para realizarem empregos "melhores", substituindo-as por máquinas com vários graus de complexidade, algo que provavelmente faz com que nestas fábricas já só possam trabalhar pessoas com um certo nível de conhecimento tecnológico, deixando pessoas mais velhas, que não tenham tido tantas oportunidades de conseguirem uma melhor formação académica, com muito reduzidas escolhas na procura de emprego.

dave1505
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 21
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias e o emprego

Mensagem  jpaulo em Seg Dez 15, 2014 10:31 pm

As tecnologias ajudam a criar emprego, pois são criados novos postos de trabalho para lidar com as novas tecnologias ou para o seu fabrico, por exemplo é inventada uma nova máquina, é necessário criar empregos para realizar o seu fabrico.
Por outro lado, as tecnologias também levam ao desemprego pois cada vez mais os trabalhadores são substituídos por máquinas,porque estas representam um custo mais baixo para a empresa relativamente à mão-de-obra. Por exemplo, uma dada empresa, que fabrica um produto em série, tem 100 funcionários e chega à conclusão que se substituir os seus funcionários por máquinas, consegue baixar os custos de mão-de-obra em 80%. O que irá fazer a empresa?
Na minha opinião,as tecnologias criam novos postos de trabalho, mas também os retiram em prol do maior lucro das empresas.

jpaulo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  Carvalho_Jeitosão em Qui Out 01, 2015 7:25 pm

é verdade que com todo o avanço tecnológico, vários empregos foram afetados e uma grande parte dos mesmo acabou por substituir a mão de obra humana por máquinas que são capazes de fazer o mesmo com a agravante que diminui a despesa das empresas na mão de obra. Contudo não creio que as tecnologias retirem postos de trabalho, apenas que estas vieram a alterar o tipo de trabalho necessário, ou seja, com todas estas máquinas iremos necessitar de uma mão de obra mais qualificada para saber como operar as mesmas, como as reparar, como as construir, como as desenhar e até mesmo como as implementar e adaptar. Neste caso, todo o emprego gerado poderá ser muito maior que aquele que poderia ser realizado apenas por um operário fabril por exemplo, sendo que desta forma, apenas as necessidades da empresa exigidas aos seus funcionários iriam ser totalmente diferentes. Pedro Carvalho

Carvalho_Jeitosão
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  PantufaAzul_HD em Ter Out 20, 2015 1:48 pm

Mas é óbvio que dão! As tecnologias estão cada vez mais evoluídas e é necessário alguém que as controle e maneje!
As empresas cada vez utilizam mais computadores, servidores e outros tipos de maquinas que ajudam nos negócios
Cool .
avatar
PantufaAzul_HD
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/10/2015
Idade : 17
Localização : Avintes

https://www.youtube.com/pantufaazul_hd

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  2016.Queiroga em Qui Mar 16, 2017 7:13 pm

Em pleno século XXI, as tecnologias estão a mudar por completo as nossas vidas...a forma como conhecemos pessoas, como comunicamos com elas , etc...
Embora as novas tecnologias sejam a maior revolução deste século, as novas tecnologias estão não só a tirar empregos como também estão a por a nova geração dependente de um ecrã!
Todo este mundo esta a tomar dimensões extraordinarias,pois também estão a tirar a mão humano do mercado de trabalho.
Embora a maioria das fábricas de hoje em dia seja todas munidas de altos equipamentos tecnológicos que dipensam a ajuda da mão humana, as poucas que nao têm isso acabam por se render as novas tecnologias.
A minha pergunta é, onde isto vai parar? Question Question
avatar
2016.Queiroga
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/09/2016
Idade : 17
Localização : Boticas

Voltar ao Topo Ir em baixo

As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  2017_centeno em Ter Out 10, 2017 6:19 pm

No meu ponto de vista as tecnologias tanto criaram como retiraram empregos, pois se não fossem elas no passado com a maquina a vapor e as primeiras grandes indústrias não teria havido um ponto de partida para a sociedade de hoje, visto que a esmagadora maioria dos empregos tem lugar em grandes empresas que para conseguirem sustentar tanta gente necessitaram de um avanço tecnológico que permitisse produzir mais rapidamente com custos reduzidos e com qualidade superior para atender ás necessidades de população mundial atual.
No entanto as tecnologias também retiram muitos empregos graças à automatização, mas no entanto sem essa mesma tecnologia não haveria lugar para outro tipo de empregos.
Tendo em conta o que penso que apesar de as tecnologias retirarem alguns empregos também deram lugar a muitos mais.

2017_centeno
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/10/2017
Idade : 15
Localização : Portugal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As tecnologias criam ou retiram emprego?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum