ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

O "boom" da ficção distópica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O "boom" da ficção distópica

Mensagem  Filipa Sousa em Seg Maio 20, 2013 9:45 pm

Um nome que já todos ouviram falar UTOPIA
Um nome que poucos ouviram falar DISTOPIA

Ora, inicialmente, estas palavras até podem parecer sinónimos mas não são.

Uma utopia reflete um sistema social ideal sem qualquer conexão com a sociedade atual, figurando numa época completamente aleatória.

Uma distopia é uma imagem futurista da sociedade atual, levada ao extremo ou por ignorância dos governantes ou por mau comportamento do povo, nomeadamente num regime totalitarista e opressor, corrupto, sem regras fixadas para quem não está no poder e em que o poder da tecnologia é usado como arma de controlo. Por isso mesmo, estas distopias também são consideradas ficção científica.

Posto nestes termos, talvez fosse de esperar que o público em geral não fosse gostar particularmente deste género de leituras.

Porém, basta começar a enumerar livros em que a ficção distópica está presente para nos apercebermos como passou de um género bastante desconhecido para a generalidade do público, para um género adorado por todos (quem lê, gosta e procura por mais).

E aqui estão algumas trilogias/sagas deste género literário (vou numerar a lista pela ordem que penso ser a que reflete o maior número de fãs):

The Hunger Games (em Português Jogos Vorazes ou Jogos da Fome) de Suzanne Collins, já com adaptação ao cinema do primeiro livro da trilogia. Muitas pessoas não sabem da existência do livro, mas viram o filme e podem ficar descansados que o Catching Fire vai sair em Novembro. Entretanto, aconselho aos mais entusiastas a ler os livros.
Livro 1 - The Hunger Games
Livro 2 - Catching Fire (Em Chamas)
Livro 3 - Mockingjay (A Revolta)

Divergent (em Português Divergente) de Veronica Roth, já com adaptação ao cinema a ser preparada para sair em abril do próximo ano.
Livro 1 - Divergent
Livro 2 - Insurgent
Livro 3 - Allegiant (deverá sair em Outubro deste ano)

The Maze Runner (Correr ou Morrer) de James Dashner, já com adaptação ao cinema pela FOX a ser preparada para sair em meados do próximo ano
Livro 1 - The Maze Runner
Livro 2 - The Scorch Trials
Livro 3 - The Death Cure

Delirium (Delírio) de Lauren Oliver, será uma série de TV do canal FOX.
Livro 1 - Delirium
Livro 2 - Pandemonium
Livro 3 - Requiem

Shatter Me (Estilhaça-me) de Tahereh Mafi
Livro 1 - Shatter Me
Livro 2 - Unravel Me
Livro 3 - ...

Starters de Lissa Price
(...)

Enfim podia continuar esta lista mas começo a entrar em livros que nunca ouvi falar.
Importa realçar o caráter futurista e ficcional destes livros.

Apesar desse fundo trágico que ronda os livros, o que motiva tanto os fãs?
Filipa Sousa
Administrador
Administrador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: