ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Rosa Sousa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 18
Pontos : 22
Data de inscrição : 14/09/2014

Homofobia Empty Homofobia

Dom Mar 15, 2015 2:04 pm
Um militar da Força Aérea Portuguesa enforcou-se na base aérea de Beja, onde cumpria serviço militar, alegadamente após ter sido alvo de comentários homofóbicos por parte dos seus colegas. O jovem de 23 anos foi encontrado morto no quarto onde dormia na madrugada de quinta-feira. Comentários tecidos sobre os seus "maneirismos femininos" terão estado na origem da sua decisão de pôr termo à vida.
Na noite anterior ao suicídio, o militar terá sido insultado e gozado pelos seus colegas durante uma festa no clube de praças.  
Fontes militares confessaram ao Correio da Manhã que a sua orientação sexual "era alvo de chacota constante dentro da base aérea" e que este estaria a ser vítima de uma "enorme pressão psicológica". Desde que foi colocado em Beja, transferido de Montijo, o jovem não mantinha contacto com os restantes camaradas.
A Polícia Judiciária Militar já abriu um inquérito com o objectivo de apurar o que esteve na causa da morte. À Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, coronel Rui Roque, afirmou que "mediante as conclusões a que esse inquérito chegue, a Força Aérea agirá em conformidade".
09 Março 2015 • SÁBADO

Sim, infelizmente é esta a realidade em que vivemos não só no nosso país mas como em todo o mundo. Esta notícia foi divulgada no jornal Sábado, há poucos dias e deixa-nos a pensar se, é neste mundo que queremos viver?! Notícias como estas, despertam em mim uma enorme revolta!
Para mim, é "ridículo" gozar ou discriminar alguém só porque essa pessoa é diferente de nós tanto devido à estatura, maneira de pensar ou orientação sexual, por favor, acordem para a vida, estamos em pleno século XXI, temos capacidade de pensar, de dialogar e temos de aceitar cada pessoa tal como ela é.
Se maltratar/gozar os outros, por mais pequena que seja a piada já é errado ainda mais errado se torna quanto as ações podem tomar proporções como esta.
Normalmente ao pensarmos em situações deste género, associamos pessoas mais adultas aos "bullies" mas atualmente até indivíduos novos estão a fechar tanto a sua mente que é assustador.
E pergunto-me, se os jovens são o nosso futuro, é este futuro que vamos ter? Um país repleto de discriminação e falta de respeito uns pelos outros?! O mundo é habitado por,aproximadamente, 7.301.412.415  indíviduos e não por 1 só indivíduo.
"Abra sua cabeça seu cérebro não vai cair."
joaocolonia
joaocolonia
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 61
Pontos : 65
Data de inscrição : 17/09/2013

Homofobia Empty Jovem de 23 anos suicidou-se na Base Aérea de Beja

Dom Mar 15, 2015 8:11 pm
Nesta notícia, mais uma vez tem por base a homofobia (aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais).
A nossa sociedade ainda não está preparada para estas perspectivas atuais, ainda têm muitos preconceitos relativamente a isso, e depois as pessoas que estão em causa são prejudicadas, muitas vezes são gozadas, ofendidas, agredidas, etc.
Um grande problema é o facto de esta situação ter-se sucedido na base militar da força aérea, onde muitos militares se acham uns verdadeiros homens, como o povo português diz, uns “machos”, e que não toleram outras orientações sexuais a não ser a deles (a mais comum: homem e mulher). Depois acabam por tratar mal essas pessoas, levando-as a depressões que consequentemente podem levar ao suicídio, como aconteceu neste caso.
Em suma, eu penso que a sociedade tem que começar a aceitar estas pessoas, por que elas são perfeitamente normais, têm unicamente e simplesmente gostos diferentes.

______________________

Posso não ser aquilo que quero, mas serei sempre aquilo que tu queres
avatar
fábiateixeira
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 60
Pontos : 76
Data de inscrição : 19/09/2013

Homofobia Empty Re: Homofobia

Dom Mar 15, 2015 9:32 pm
Este caso é, a meu ver, bastante preocupante.
É possível identificar os maus hábitos daqueles que representam o nosso país e que são treinados tanto física como psicologicamente para estarem aptos para situações extremas. O que acontece simplesmente denota o insucesso de tal treino, pois nem para lidarem com situações "normais", que ocorrem no dia-a-dia de todos estão aptos.
Na minha opinião, não se tratou de homofobia, mas sim de desrespeito pelas escolhas dos outros.
Note-se que a maior parte dos que servem no exército integra uma faixa etária relativamente nova e que estão familiarizados com a existência de homossexuais e que não tem receio ou nojo profundo por eles, ao contrário das pessoas com idades na ordem dos 60 anos, por exemplo. Assim sendo, acho que o que aconteceu ali foi o aproveitar por parte de um coletivo de algo com que pudessem divertir-se e esquecer dos seus problemas, mesmo que isso implicasse o desrespeito e a chacota. Para mim, o que levou esta situação a acontecer, foi a perceção por parte dos militares de que poderiam gozar com as características do seu colega sem que este ripostasse.
Concluindo, esta situação entristece-me profundamente, por me aperceber que há, mesmo perante pessoas psicologicamente selecionadas, ainda um subdesenvolvimento de valores como o respeito e a compreensão e que existem neles comportamentos característicos de crianças da primária.
Conteúdo patrocinado

Homofobia Empty Re: Homofobia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos