ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Violência Doméstica

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Violencia domestica

Mensagem  Ana Guedes em Sab Abr 23, 2016 2:07 pm

Este tema é bastante abordado na sociedade atual comop sendo um crime publico, talvez devido a frequência com que se verifica.
Existem vários tipos de violência domestica e todos ferem gravemente a vitima do mesmo, tanto psicologicamente como fisicamente.
O agressor neste casos tenta fazer com que a vitima oculte a situação em que esta envolvida, cabe a esta mesma libertar se desse pesadelo e contar, aliviar o grande peso que é ser vitima de violência domestica.
Cada um de nós, como ser integrante desta sociedade devemos estar atentos as pessoas que nos rodeiam para que desta forma nos possamos aperceber se alguma delas estivar a passar por essa situação. Tanto é culpado quem agride como quem sabe e não faz nada para ajudar a vítima.
A violência destrói a dignidade da vida.

Ana Guedes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/11/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Violência doméstica

Mensagem  2016.inêsffe em Ter Nov 14, 2017 8:26 pm

Hoje, após chegar a casa e ligar a televisão deparei-me com o relate de uma mulher da situação monstruosa que passou durante cinco meses de violência doméstica durante a gravidez, o que consequentemente levou a um nascimento precoce da criança, esta história sensibilizou-me e conduziu-me a escrever este texto a cerca da violência doméstica.
A violência doméstica contém todo o tipo de comportamentos agressivos utilizados por uma das pessoas que constituem um casal.
A violência doméstica seja ela qual for não escolhe um tipo especifico de pessoas, qualquer pessoa pode sofre violência doméstica seja essa pessoa forte, fraca, gorda, magra, alta, baixa, rica, podre, formada, com poucos estudos, casada, solteira, divorciada, trabalhadora, entre outros.
Esta violência pode ser praticada de seis maneiras distintas: emocionalmente, socialmente, fisicamente, sexualmente, financeiramente e perseguição.
A violência doméstica emocional visa todo o tipo de comportamento por parte do agressor que façam a vítima sentir-se inútil, humilhada e, por vezes, com medo, o agressor para conseguir os seus objetivos pode utilizar a humilhação á frente de conhecidos da vítima como, por exemplo, colegas de trabalho, amigos e/ou familiares; outro tipo de violência doméstica é social, esta violência consiste no controlo por parte do agressor da vida social do(a) companheiro(a), ou seja, da vítima, o agressor, nestes casos, costuma controlar as mensagem e telefonemas da vítima, impedir que a vítima visite familiares, amigos e/ou colegas e, em casos mas agravados, chega até a trancar as portas de casa impedindo, deste modo, que a vitima saia de casa e conviva com pessoas; a violência física, geralmente este tipo de violência doméstica é o mais conhecido, esta claramente consiste em qualquer tipo de comportamentos agressivos físicos que o agressor tem para com a vítima, estes comportamentos podem ser, por exemplo, murros e pontapés, por vezes o agressor costuma usar objetos para agredir com, por exemplo cintos e paus; a violência sexual compreende todo o tipo de atitudes que o agressor tenha para com a vítima que forcem a mesma a ter comportamentos sexuais para com o agressor que a vítima não deseja um destes comportamentos pode ser, entre outros, forçar a vítima a ter relações sexuais; a violência financeira não é tão conhecida por parte da sociedade esta diz respeito a comportamentos de controlo financeiros do agressor para com a vitima, ou seja, está violência consiste quando o agressor de qualquer modo quer controlar o dinheiro da vítima, atitude indesejada por parte da mesma, este pode controlar o dinheiro da vitima, por exemplo, através do ordenado dela; por fim encontra-se a perseguição esta violência abrange todo o tipo de comportamento que visa aterrorizar ou intimidar ou outro, o agressor pode praticar este comportamentos através de perseguições constantes para qualquer lugar que a vítima se dirija ou até controlar de um modo obsessivo os movimentos que a vitima faz.
Uma pessoa pode sofrer de mais do que um tipo de violência domestica em simultâneo, no caso que eu vi no pograma de televisão, a vítima que era uma senhora grávida jovem sofreu de violência física e social pois o agressor para além de a agredir violentamente também a trancava em casa impedindo a mesma de socializar, enfim esta vitima passado um longo período de tempo onde decorreram sucessivas agressão esta mulher teve a coragem de arrobar uma das portas e fugir, onde acabou por ficar numa casa que ajudava pessoas na mesma situação.
Se esta a ser vitima de violência doméstica não hesite em para com o sofrimento pois ninguém tem o direito de tornar a vida de alguém num inferno, toda a gente merece ser feliz.
Queria concluir dizendo que em Portugal existe uma associação de apoio á vitima que tem como missão apoiar a vitima e as suas famílias e amigos prestando-lhe serviços de qualidade. Exclamation

2016.inêsffe
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum