ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2015.analopes
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 12
Data de inscrição : 14/09/2015
Idade : 23
Localização : Carvalhos

Violência Empty Violência

Qua Out 21, 2015 8:40 pm
"A violência é terrível, mesmo quando a causa é justa"-Friedrich Schiller.
Será isto verdade?. É possível haver justificação para um ato destes? Todas estas guerras, achas que tem justificação ou razão de ser? Guerra por território, racismo (raça, cultura, religião...) nada disto faz sentido e é justo.
Violência é considerada como a ação de um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas a fim de causar danos. A meu ver mesmo que os danos sejam pequenos não são justos. O melhor exemplo, é a II Guerra Mundial, o seu final foi trágico e violento deixando danos duradouros que iram deixar sempre a marca. A maneira de como a violência foi usada para terminar a guerra foi justa? A utilização de uma bomba atómica a meu ver não foi justa, o sacrifício de milhares de vidas, a destruição da saúde e consequente qualidade de vida de outras milhares e uma localidade inabitável durante anos, isso tudo foi e é terrível, mas não foi justo. Não digo que seja contra o fim da guerra, mas muitas outras guerras  terminaram sem ter que ter tal violência, pois a verdade é que as pessoas sabiam os efeitos da radioactividade mas mesmo assim não evitaram usá-la.
Utilizar a violência para demonstrar uma realidade, ou defender algo/alguém pode ser a maneira mais fácil, mas não será a melhor, todos temos de ser consequentes e racionais, ou seja, todos devemos utilizar a nossa mentalidade para defender os nossos argumentos e não a violência.
Portanto o que eu gostava de saber, é a tua opnião sobre a violência, concordas com a frase de Friedrich Schiller ou não?
avatar
Lia_S4_15
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 16
Pontos : 16
Data de inscrição : 13/11/2015

Violência Empty Re: Violência

Qui Nov 10, 2016 9:22 pm
Boa noite! Smile Este já é um tópico bastante antigo, mas não deixa de ser muito "interessante".
Em primeiro lugar, e respondendo ao tópico propriamente dito, na minha opinião algo terrível pode ser - ainda que não necessariamente - justificado. Não estou a dizer, claro, que apoio a violência; para mim, seja ela verbal, física, psicológica, seja no nosso dia-a-dia ou entre nações, a violência é sempre um atentado contra os direitos humanos, e num mundo ideal nunca necessitaríamos de a usar para obter seja o que for.
Mas consideremos o seguinte exemplo: alguém está a ser assaltado (o que por si já é uma forma de violência...) e resiste, conseguindo agarrar qualquer que fosse a arma do assaltante, e usa-a contra ele. Ora, terá sido esta atitude justificada? A meu ver, sim. De que outra forma se poderia a pessoa defender? Que poder teriam palavras? Seria a voz da razão suficiente para fazer o ladrão arrepender-se e desistir, acompanhando a vítima até à esquadra?
Claro que aqui estamos a tomar como exemplo uma situação algo drástica. Obviamente cada caso é um caso, e se numas situações podemos afirmar com toda a segurança que somos contra o uso de medidas violentas, noutras sermos obrigados a admitir que era a única opção...
Quero com isto dizer que concordo com a frase acima. A causa pode ser justa, e provavelmente em muitos casos sê-lo-á (por exemplo em auto-defesa ou para proteger quem amamos)... mas isso não muda o facto de ser algo horrível. Mas, mais uma vez, o mundo não existe a preto e branco, e muitas vezes temos de fazer coisas más pelos motivos certos.
Se me perguntassem, por outro lado: és a favor das guerras? A minha resposta seria não. Como foi referido, muitas vezes as guerras travam-se por motivos egoístas ou por puro orgulho, por riqueza, território, religião. Na verdade, os Homens são peritos em encontrar razões para o conflito... mas não a encontrar formas alternativas de resolver os seus problemas: essa deveria ser uma das funções dos governos, certo? Arranjar maneiras de manter a paz e obter o que desejam para os seus povos sem prejudicar os restantes? Essa é, na minha opinião, uma das muitas falhas do nosso mundo...

O outro aspeto que gostava de salientar é o facto de já estarmos "habituados" à violência, de tal forma que lhe começamos a ser indiferentes...
No nosso dia a dia, ou seja, numa perspectiva que nos é mais próxima, é quase sempre possível comunicar uns com os outros sem recorrer à violência, embora nem sempre o façamos. Não estou a falar apenas de murros e pontapés! Insultos, gritos, etc.: estas são também formas de violência, ainda que muitas vezes não a reconheçamos. Na verdade, muitas vezes utilizamo-la nas nossas vidas e não nos apercebemos!
Infelizmente para nós tornaram-se comuns acontecimentos terríveis e violentos. Um bombardeamento no Iraque? Um ataque numa escola, por um dos alunos? Um marido que mata a companheira, ou vice-versa? Quantas vezes não mudámos nós de canal perante uma dessas notícias, ou damos apenas uma olhada a um artigo no jornal? Dedicamos um momento do nosso dia a pensar nisso: uns segundos, não mais. Talvez, em casos mais graves, comentemos com um amigo ou familiar: "Que horror! Isto hoje em dia..." mas dias depois já não nos lembramos disso. "Não nos aquece nem nos arrefece", como se costuma dizer.
Quantas vezes não vimos já alguém a ser maltratado mesmo ao nosso lado, e quantas vezes fizemos algo quanto a isso?
Como esperam as pessoas que nos preocupemos com as guerras, lá longe, se não evitamos a violência ao nosso lado?

É bastante difícil falar sobre um tema como este e não nos contradizermos ou sem hesitações. Eu própria, enquanto escrevia, apaguei e recomecei várias vezes, pensando "Será mesmo isto? Poderemos nós encontrar uma causa para a violência?"
Independentemente da opinião de cada um, penso que existe uma pergunta comum a todas as pessoas: existirá, um dia, um mundo sem violência?
Obrigada por lerem! Smile
avatar
2016.matildesines
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 20/09/2016

Violência Empty Re: Violência

Dom Abr 23, 2017 3:33 pm
O conceito de violência tem surgido muito no nosso dia-a-dia, quer sejam notícias na televisão ou acontecimentos que vivenciamos aos nossos olhos.
Começo por dizer que a violência, de qualquer tipo que seja, não resolve nenhum assunto. Um conflito entre dois "amigos" não será resolvido com violência, um conflito entre países ou nações não será resolvido com violência, um conflito num jogo de futebol não será resolvido com violência. Como é possível que certas palavras mais ofensivas ou "dois pares de estalos" consigam resolver qualquer conflito que haja?
A violência, seja ela verbal ou física, é um atentado contra os direitos humanos e é de qualquer das formas um ato terrível.
No entanto, é possível nos depararmos com a questão: e se alguém se virar contra nós? Devemos responder da mesma forma? Devemos também recorrer à violência se esta for usada contra nós? Muitas vezes, uma certa situação não justifica o uso de violência, mas concordo que nos devemos defender, sempre da forma mais justa. Se alguém nos ofender de alguma forma, berrar connosco ou até mesmo recorrer a atos de violência física, não devemos ficar imóveis e sem reação. Devemos sempre defender-nos.
Há também algumas formas de "defesa" que não são consideradas, a meu ver, corretas. Um exemplo disso é o terrorismo. Usam este conceito como forma de recorrer à violência apenas porque estão a "defender" o próprio país ou o próprio Deus. Sem dúvida que é absurdo matar e violentar pessoas inocentes apenas em "defesa" do país.
Por isso, sempre que passarmos por alguma situação de violência, quer seja connosco, quer seja com outras pessoas à nossa volta, é importante chamar a atenção das pessoas o quão horrível estas situações podem ser. Nenhum ser humano deve ter o direito de atentar a nossa dignidade.
avatar
2016.deboanalagoa
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 26
Data de inscrição : 14/09/2016

Violência Empty Re: Violência

Sáb Abr 29, 2017 5:20 pm
A violência é algo que está cada vez mais presente nas nossas vidas, pois estamos constantemente a ver relatos de violência na televisão ou no jornal, e por vezes até podemos observar esses atos.
A violência, quer física, verbal ou psicológica, é um atentado à dignidade humana e à vida das pessoas. Podemos pensar que a violência pode servir como forma de resolver conflitos, ou de proteção, mas esta não é a forma mais correta de fazer as coisas pois a violência nunca é a resposta para os nossos problemas. Por isso, em vez de utilizarmos a violência como a nossa primeira ação, porque não tentar resolver os problemas de outra forma, pois nenhum de nós tem o direito de atentar contra as outras pessoas.
avatar
2017.anasasantos
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 7
Pontos : 13
Data de inscrição : 18/09/2017

Violência Empty Violência

Dom Dez 10, 2017 6:17 pm
Este tema tem perseguido a humanidade desde o início da sua existência, infelizmente, e até mesmo nos dias que se vivem, atualmente, enfrentamos e observamos situações violentas.
Agora eu pergunto será a violência algo correto, algo a que se deve recorrer frequentemente para resolver todos os nossos problemas?Antigamente era utilizada pela ocupação de territórios, atualmente por motivos como a religião, ciúmes e até mesmo a desconfiança, o mais pequeno desentendimento, por vezes pode desencadear uma situação de violência...
Na minha opinião, a violência não deve ser utilizada em nenhuma ocasião, deve ser evitada ao máxima, não me refiro apenas ao ato de violência física, mas também a psicológica, ambas são formas de tortura que podem deixar sérios danos irreversíveis na vida de uma pessoa...
Em toda, e qualquer situação deve-se pensar e agir calmamente e racionalmente!
Conteúdo patrocinado

Violência Empty Re: Violência

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos