ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Ana Guedes
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 9
Data de inscrição : 30/11/2015

Xenofobia e estereótipos na atualidade Empty Xenofobia e estereótipos na atualidade

Sáb Jan 09, 2016 1:44 pm
Xenofobia tem por definição a aversão a pessoas ou coisas estrangeiras e pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno psiquiátrico.
O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros.
Na minha opinião não faz qualquer tipo de sentido este ódio ainda exista hoje em dia, numa sociedade tão evoluída e com tantos conhecimentos.
Uma vez que vivemos todos num mundo onde existem pessoas tão diferentes, com diferentes hábitos, culturas, sexualidade ,idades ,raças ,religiões... nós só temos que ter uma mente aberta para aceitar e respeita los a todos.
Muitas vezes a Xenofobia está intimamente relacionada com os estereótipos que são criados a cerca de um grupo (Generalizações precipitadas, uma vez que estamos a atribuir uma característica de uma amostra reduzida de indivíduos a um grupo nos qual os mesmos estão inseridos).
Este é para mim um dos grandes erros da nossa sociedade uma vez que a mesma julga alguém não pelo o que ela é ou pelos seus valores, mas sim pelo grupo em que está inserida.
Muitas vezes os estereótipos impedem as pessoas de criara a sua própria imagem a cerca de alguém sem ser influenciados pelos mesmos.
"Todos os muçulmanos são terroristas"
-este é um estereótipo que dá origens a um dos grandes problemas da nossa sociedade atual.
Gostavas que te julgassem como preguiçoso ?Não ?
mas " Todos os Portugueses são preguiçosos".
Em vez de rejeitar mos a convivência com diferentes culturas deveria mos sim tentar aprender com as mesmas e enriquecermos nos de experiências novas e diferentes e ter a oportunidade de conhecer realmente as suas culturas e não basearmos o nosso pensamento numa analise superficial.
avatar
2016_carvalhal
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 06/01/2017
Idade : 23

Xenofobia e estereótipos na atualidade Empty Re: Xenofobia e estereótipos na atualidade

Dom Jan 15, 2017 9:53 pm
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela , "Long Walk to Freedom", (1995).

E é nesta tese em que me apoio para defender que é cada vez mais o nosso dever fazer a diferença! Lutar pela construção de uma sociedade justa e homogénea em que as diferenças se tornem em vantagens e a igualdade não seja uma obrigação.
I love you
avatar
passos_2016
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 14/01/2017

Xenofobia e estereótipos na atualidade Empty Os Estereótipos

Seg Jan 30, 2017 10:27 pm
De hoje em dia, a sociedade tem formados vários estereótipos sobre a maneira de vestir, agir, etc...

Um estereótipo é uma imagem preconcebida de determinada pessoa ou coisa. Os estereótipos são usados principalmente para limitar e definir uma pessoa/grupo de pessoas na sociedade, são um forte motivador de discriminação e preconceito.
São usados muitas vezes em Humorismo, como manifestação do racismo, xenofobia, machismo, homofobia, etc...Grande parte das vezes esses estereótipos são irrefletidos e sem fundamento lógico.
De hoje em dia a simples maneira de uma pessoa se vestir pode gerar grande confusão na sociedade e a pessoa pode ser até mesmo "excluída" do seu grupo de amigos só porque não tem roupas ou sapatilhas de uma determinada marca. Penso que as pessoas deviam deixar de se importar com isso e importarem-se com o caráter da pessoa e não com as suas possibilidades económicas.
avatar
Car747fs
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 16
Data de inscrição : 29/09/2023

Xenofobia e estereótipos na atualidade Empty Xenofobia

Ter Jan 09, 2024 6:18 pm
É o tipo de preconceito caracterizado pela a versão, repudio ao ódio aos estrangeiros. Normalmente é baseado em fatores históricos, culturais, religiosas..
É um problema social que gera violência entre as nações de mundo, desde de humilhação constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isso porque existem pessoas que não aceitam as diferenças identidades culturais.
Este fenómeno ganhou maiores dimensões porque temos acesso a Internet e a conhecemos de muitas culturas e costumes ao redor do mundo. Além disso a evolução de meios de transporte fazem com que cada vez mais países ricos recebam imigrantes de países em desenvolvimento o que causa um grande choque cultural e o aumento da Xenofobia.
Em Portugal a Xenofobia contra os brasileiros tem vindo a aumentar nos últimos 5 anos em 504%.
Para mim a Xenofobia não faz sentido porque somos todos iguais,todos tem direito de ter a sua religião, crenças, costumes...
Não é ao outro que temos, mas a nós mesmo a possibilidade de vermos descoberta a nossa mediocridades, a nossa incompetência que nossa limites. Alegar que não queremos imigrantes ou que os imigrantes são indesejados ou ainda que não aceitámos receber refugiados islâmicos porque eles são terroristas resultam em falácias indefensáveis.
Conteúdo patrocinado

Xenofobia e estereótipos na atualidade Empty Re: Xenofobia e estereótipos na atualidade

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos