ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Influência dos media na sociedade moderna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Influência dos media na sociedade moderna

Mensagem  2015. Fernando C. em Qui Mar 03, 2016 9:07 pm

Boa noite! Hoje estou aqui para falar um pouco de um tema que hoje, infelizmente, é a realidade. Estou aqui para falar da influência dos média nos adolescentes e em toda a sociedade em si.
Infelizmente isto tornou-se num facto. Hoje em dia se, por exemplo, um actor famoso calçar uns sapatos nas mãos ou vestir uma sweatshirt em vez das calças, (o que esta a acontecer no brasil actualmente), toda a gente irá fazer isso. Como se essa pessoa os tivesse ordenado, ou como se ela fosse um género de algum patrão da sociedade.
O que a sociedade ainda não compreendeu é o trabalho que esta por traz de todos os media. Toda a beleza que vemos nos ecrãs são muitas vezes efeitos de programas de edição. Muitas das coisas que vemos nos media são construções e não a realidade.
Mas mesmo assim a sociedade ainda não conseguiu compreender isto e assim parecem um tipo de fotocópia da maior impressora no mundo, os média. Ou algum género de fotografia tirada pela maior camara do mundo.
Concluindo, a nossa moderna sociedade limita-se a imitar o que observa, a realizar todas as falsas ideias que estão presentes na sua mente, tornando-se assim numa espécie de robôs que seguem e obedecem o seu chefe!
Espero que tenham gostado! Deixem ai a vossa opinião! Wink

2015. Fernando C.
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Os media

Mensagem  jamd-9 em Dom Mar 06, 2016 8:07 pm

Nos dias de hoje, o mundo é liderado pelas redes sociais, os filmes e a televisão.
Vivemos um jogo de imitação. Somos influenciados pelo que vemos.
Os media têm um papel importante na sociedade. Informam a população, aumentam a nossa cultura e ensinam, de várias maneiras, os mais novos.
Contudo, também são usados como uma estratégia de marketing. Por exemplo: os intervalos entre series e filmes na televisão, em canais como a SIC\TVI, estes intervalos são de 15 minutos. Pessoalmente não aguento tanto tempo de anúncios.
Nas redes sociais, deparamo-nos com problemas como a invasão de privacidade e o roubo de identidade.
Vivemos numa época em que ter fama é mais importante do que sobreviver. "Vivemos para agradar os outros".
Concluo que a sociedade devia de estar mais atenta aquilo a que é exposta, evitar deixar-se levar nos esquemas de marketing e não comprar algo apenas porque aquele ator famoso também comprou.
"Não se deixem influenciar".

jamd-9
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

A influência dos mass media na sociedade moderna

Mensagem  Ru_ben em Dom Mar 20, 2016 9:58 pm

Nos dias que correm, os mass media têm uma presença constante na vida quotidiana da sociedade humana, aos mais diversos níveis.
Comecemos por avaliar a influência que os mesmos têm na orientação das escolhas que as pessoas fazem quando adquirem produtos ou serviços. Por detrás dessas escolhas estão com certeza as imagens e slogans da publicidade. As pessoas são impulsionadas a comprar porque viram a publicidade na televisão em revistas ou até porque ouviram na rádio. Se pensarmos na moda, também são os mass media que dão a conhecer todos os pormenores e acabam por ditar maneiras de vestir, cortes de cabelo, as cores. E, deste modo, considero que as pessoas que se deixam influenciar acabam por não ter uma imagem personalizada mas “fabricada” pelos meios de comunicação de massas.
São talvez poucas as pessoas que quando se dirigem a qualquer estabelecimento comercial não levem já uma imagem na mente que viram. E, quando isto acontece é porque a publicidade foi bem feita e cumpriu as suas funções.
Num outro âmbito, na política, também julgo que as ideias e opiniões que as pessoas vão formando têm muito do que colhem nos mass media e, até penso mesmo que, estes, são tão fortes que têm a capacidade de orientar o sentido de voto, destituir governos e, de forma velada, destruir a imagem de figuras públicas. De uma forma mais explícita, também no âmbito da política, temos os discursos que são cirurgicamente marcados à hora de abertura dos telejornais. Os políticos sabem bem o valor e a dimensão dos mass media e aproveitam-se disso para fazer passar a sua mensagem ao maior número de pessoas.
Se agora falarmos de desporto, também aí vamos encontrar motivos para considerar que os mass media têm um papel importante para criar opiniões. Não é por acso que na semana em que há grandes jogos de futebol, os jornais trazem à primeira página notícias que facilmente causam polémica. E, são estas polémicas que fazem vender os jornais, por isso, há sempre uma declaração de um dirigente ou desportista guardada para a melhor oportunidade de ser publicada.
Claro que os mass media são fundamentais para nos ligarmos ao Mundo, sabendo o que se passa nas mais diversas áreas e que também podem ser considerados como uma importante fonte de conhecimento. Porém, é preciso que cada pessoa tenha consciência de quando está a ser manipulado ou informado.

Ru_ben
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

RE: Influência dos media na sociedade

Mensagem  2016.kukam em Qua Set 28, 2016 7:05 pm

Hoje em dia, o mundo tem um padrão de beleza, liderado pelos media, e quem não se encaixar nesse padrão, é excluído, gozado e inferiorizado.
Todos aqueles anúncios na televisão, nas revistas, no computador, em TODO O LADO, faz-nos pensar que temos de ser igual áquele ator, ou aquele modelo, enquanto vamos perdendo, aos poucos, o nosso próprio gosto.
Claro que como tudo na vida, os media tem o seu lado negativo e positivo. No lado positivo, por exemplo, mantém-nos atualizados sobre a sociedade e o que se passa no mundo. Contudo, os lados negativos são também bastante consideráveis, entre os quais alguns que já indiquei em cima.
Todos os dias somos manipulados pelos media, quer nos anúncios publicitários, ás fotografias de modelos.
É dificil não viver sobre a influência deles, mas podemos tentar, aos poucos, dminiuir o seu impacto negativo na nossa vida.

2016.kukam
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/09/2016
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

A influência dos media

Mensagem  2016.diogosaldanha em Dom Out 23, 2016 5:27 pm

Hoje em dia, os media possuem uma importância na sociedade como nunca antes tiveram, algo que eu considero negativo para a população.
Eu sou desta opinião, uma vez que apesar de serem eles que nos dão a conhecer o que se passa pelo mundo fora, são também eles que todos os dias nos manipulam. Eu digo isto já que, os media só dão a conhecer-nos as notícias que querem, da maneira que querem. Dando como exemplo, o Cristiano Ronaldo, que sem lhe querer retirar qualidade ou importância, é falado quase todos os dias nos telejornais, a elogiá-lo, a dizer que alcançou mais um recorde,... mas sobretudo é falado quando está nomeado para um prémio, que nessas alturas, andam com uma semana de antecedência a discutir o assunto. Aí parece que o mundo para durante uma semana, só porque o Ronaldo está nomeado para um prémio. Isto leva, quase inevitavelmente, as pessoas a gostarem do Cristiano, já que sempre que ligam a televisão deparam-se com mais um grande feito do jogador.
Eu falei do Ronaldo, mas o que fazem com ele, também fazem com outras personalidades ou instituições, muitas vezes distorcendo a realidade. Isto é sem dúvida um dos maiores problemas que sociedade atual tem de enfrentar.

2016.diogosaldanha
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 21
Data de inscrição : 18/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

O problema de uma parte dos media

Mensagem  2016.acosta em Sex Dez 09, 2016 4:22 pm

Nos últimos anos o conceito de media tem mudado drasticamente, enquanto que à alguns anos os media eram uma fonte de notícias e informação hoje em dia já não é bem assim.
Parece que em alguns orgãos de informação para ter um trabalho destes não é preciso encontrar e fazer artigos interessantes mas apenas expor, diminuir, e em alguns  casos causar medo e pressão em algumas pessoas.
Hoje em dia os media fazem histórias, não as encontram fazem-nas só porque é o que vai vender mais, esta manipulação muitas vezes prejudica algumas pessoas que não têm culpa de nada e por causa da fome por dinheiro e reconhecimento por uma notícia que alegadamente é verdadeira destroem a reputação de uma pessoa. Claro que não é sempre assim nem todos os orgãos de informação fazem isto mas cada vez mais isto acontece e na minha opinião é muito grave.

2016.acosta
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/09/2016
Idade : 15

Voltar ao Topo Ir em baixo

Influência dos media na sociedade

Mensagem  2016.isantos@cic.pt em Dom Fev 12, 2017 5:04 pm

Hoje em dia, os media tem vindo a ocupar um lugar de grande destaque na vida da população. Mas afinal o que são os media? Serão bons ou maus?
O conceito de media engloba todos os meios de comunicação e informação, desde os jornais, a internet, a televisão, o rádio… Com o desenvolvimento dos media, apareceu também a oportunidade de comunicar com todas as partes do globo terrestre, aceder a mais informação e estarmos constantemente atualizados, tendo-se tornado também um passatempo para as pessoas.
No entanto, como em tudo na vida, os media também têm o seu lado mau. Uma das suas principais desvantagens é o poder de manipulação. Os media através de várias técnicas conseguem conduzir as pessoas, por exemplo a comprar um determinado produto ou, por outro lado, moldam o carácter de algumas pessoas, por exemplo políticos, famosos… Por isso, muitas das imagens que temos sobre determinadas pessoas podem não ser as verdadeiras, mas sim o resultado do efeito dos media. Também influenciam a maneira como nos vestimos, falamos ou pensamos.
Na minha opinião, os media podem-se tornar um vício e que podem levar à solidão, a doenças mentais… Devemos ter cuidado com o que vemos ou ouvimos, pois nem tudo é o que parece. Nem toda a informação que circula pelo mundo fora é verdadeira. Por fim, a influência dos media na vida da sociedade é bastante notória.
E tu, será que consegues escapar aos media?

2016.isantos@cic.pt
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

A influência dos media na sociedade atual

Mensagem  Ana M em Sex Mar 24, 2017 11:55 pm

A influência dos media na sociedade moderna
Hoje em dia, todos nós lidamos com um grave problema da sociedade atual: a influência dos media. Os media fazem parte da vida de todos nós, e é claro que têm inúmeras vantagens, mas a verdade é que estes têm também um grande impacto negativo na vida da população em geral, porque estão constantemente a manipular as nossas decisões e a nossa perceção da realidade.
Para começar, eu vou falar da publicidade. Toda a gente sabe que a publicidade é feita exatamente com o objetivo de persuadir as pessoas a comprarem certos produtos, e para isso são usadas algumas estratégias de marketing, como músicas apelativas e cores chamativas. Uma outra técnica é pôr os anúncios nos intervalos dos jogos de futebol, ou em dias festivos como a noite de ano novo, o que é bastante eficaz, porque há muita gente a ver televisão nessas ocasiões.
Também os jornais e as revistas usam técnicas para nos manipular. Para além de cores e imagens chamativas, estes usam ainda uma outra técnica: os artigos que eles querem que a população veja mais são escritos em letras grandes e aparecem na primeira página, enquanto que os que eles não consideram tão interessantes são escritos em letras mais pequenas, de maneira a não serem tão apelativos.
Até mesmo as notícias têm um grande poder de manipulação. É claro que a maior parte da população não tem consciência disso, porque se o papel das notícias é manter-nos informados, porque é que haveriam de nos influenciar? Bem, a maior parte das pessoas ficariam chocadas se soubessem o quanto as notícias nos influenciam sem nós darmos conta disso. Para explicar isto, vou dar um exemplo muito específico: a Coreia do Norte. Para quem não sabe, a Coreia do Norte tem um sistema de ditadura, onde os governantes se acham superiores ao resto do mundo todo, e é exatamente essa ideia que é transmitida à população através das notícias. Por exemplo, há alguns anos atrás, o governo Norte Coreano publicou nas notícias que um grupo de homens Norte Coreanos tinha ido ao sol, mas como tinham ido durante a noite não se queimaram. É óbvio que isto não é verdade, mas os cidadãos Norte Coreanos vivem completamente isolados do resto do mundo, pois estão proibidos de sair do país e também não têm acesso à internet. Isto é apenas um exemplo, mas este tipo de manipulação acontece em todo o mundo, embora seja bastante menos significativa na maior parte dos países.
Para finalizar, eu gostaria de falar ainda sobre um outro tipo de impacto dos media: o impacto dos media na imagem e na autoestima. As revistas, os jornais, as redes sociais, os filmes, a publicidade… todos eles passam a vida a bombardear-nos com imagens de modelos e de raparigas perfeitas. Assim sendo, como é que não haveríamos de ser afetados por todos estes media? Quando se trata deste tema, as raparigas (principalmente adolescentes) são as mais afetadas, mas isso não significa que os rapazes não são afetados, porque são. Apesar disso, eu vou falar duma perspetiva feminina. Esta influencia tem como principais consequências casos de depressão, ansiedade, baixa autoestima e autoconfiança, isolamento, e algumas raparigas chegam mesmo ao ponto de se suicidarem. Isto deve-se ao facto de, graças aos parâmetros da sociedade, as raparigas acharem que têm de ser perfeitas em tudo: acham que têm de ter certos tipos de cabelo, roupa e corpo. Por isso muitas delas escondem a sua verdadeira identidade atrás da maquilhagem e toda a produção feita para agradar aos outros e para tentar corresponder aos tais parâmetros da sociedade. Sim, porque a verdade é que a maquilhagem é muitas vezes usada como uma máscara para esconder as imperfeições. Estudos indicam que cerca de 77% das raparigas se acham feias e cerca de 50% acham-se gordas, o que é realmente preocupante visto que em muitos casos isto leva a anorexia e bulimia.
Concluindo, os media estão constantemente a manipular as nossas vidas, por isso é importante que aprendamos a ter controlo sobre essa inevitável manipulação, e, acima de tudo, é crucial compreendermos que nem tudo que os media nos transmitem é totalmente verdade.

Ana M
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/09/2016
Idade : 15

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Influência dos media na sociedade moderna

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum