ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Sociedade rotulada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sociedade rotulada

Mensagem  miguelspd em Dom Mar 13, 2016 11:03 pm

         Vivemos atualmente numa sociedade que a cada instante impõe rótulos às pessoas. Somos denominados pelas nossas escolhas, pelos nossos atos, crenças, cor de pele, nacionalidade,.... (uma lista interminável). Todos estes julgamentos a que assistimos, em que se tratam pessoas como meros produtos, são maioritariamente maldosos.
          Rotular alguém é, na maior parte das vezes, atribuir-lhe um caráter inferior em relação aos restantes, julgar apenas pela aparência, sem sequer conhecer devidamente as pessoas.
Estes rótulos ou estereótipos podem criam, nos que são vítimas deste julgamento, problemas na ordem do psicológico, falta de sucesso, desanimo e baixa auto-estima.
          Se tem algumas tatuagens é "delinquente", se estuda e se esforça na escola é "nerd", se é cigano é "ladrão", quem nunca ouviu/viu isto a acontecer? Infelizmente é muito vulgar na nossa sociedade. Mas porquê tudo isto?  Qual é a necessidade do ser humano classificar tudo e todos se somos todos iguais? A designação de raça nunca deveria ter sido criada, o que é que interessa ter a pele mais escura ou mais clara? Somos todos iguais! Não é a cor da pele, o estilo de roupa ou qualquer outra coisa que vai definir o que somos por dentro. Cada um é especial, é único, tem ideias diferentes, um visão diferente do mundo e não devemos classificar as pessoas por essas diferenças. Às vezes parece não ter lógica como é que ao mesmo tempo somos todos iguais e todos diferentes, mas é mesmo assim.
         Lutemos todos por uma sociedade onde não haja diferenças, onde cada um possa expressar-se da maneira que entender, onde possamos ser livres, onde todos se respeitem, um sociedade onde sejamos vistos todos como igual!!

         De seguida encontra-se um vídeo sobre o tema que todos deviam ver!

         

         Deixem as vossas opiniões

miguelspd
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/10/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sociedade rotulada

Mensagem  a12796 em Dom Mar 13, 2016 11:33 pm

Concordo plenamente contigo. Esta é a sociedade contemporânea em que vivemos e que parece que tem gosto em pôr rótulos nas pessoas através da observação das características que essa mesma pessoa apresenta exteriormente.
Isto passa-se porque nós humanos gostamos imenso de sistemas de classificação e teríamos de acabar por criar um onde pudéssemos classificar as pessoas ou porque era gorda, ou porque usava piercings, etc.
O certo é que nós ser humano, preferimos conhecer uma pessoa pela sua imagem do que propriamente pela sua pessoa.
No fundo acabamos todos por sermos um pouco levados nesta onda onde todos parecem julgar os outros ao ponto de olharmos duas vezes para um indivíduo de maneira a podermos saber o tipo de rótulo que havemos de pôr no mesmo.
Fico um pouco triste por saber que vivemos numa sociedade como esta onde parece que a nossa personalidade não interessa e que temos de nos revelar melhor visualmente para podermos ser '' melhores '' pessoas.

a12796
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2015
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Generalizações indevidas

Mensagem  a12733 em Sab Maio 21, 2016 9:00 pm

Este é, sem dúvida, um tema muito atual.
Nos dias que correm, talvez me interesse por assuntos análogos a este porque começo a assumir uma posição diferente, uma posição mais madura e um olhar mais clínico sob variadas situações quotidianas. E custa-me ver, assistir, presenciar conjunturas repletas de injustiças, como uma discriminação. Por trás de qualquer pessoa rotulada, existe uma pessoa complexa, que geralmente, se deixa rotular e esquece de se conhecer. Esquece-se por completo em quem algum dia sonhou em ser e insiste em relembrar sistematicamente aquilo que a fez ser assim. A verdade é que vivemos numa sociedade rotulada de padrões. E ironicamente, surge a crítica a quem se afasta, desmarca do comum, do vulgar, do chamado e denominado "correto". É tão irónico pensar assim, viver assim e ser assim. Como criticar se tornou tão viral tão contaminador nos dias de hoje? Quando pronuncio o conceito de crítica não me refiro a um ato de interpelar, chamar à atenção, corrigir. Pretendo sim aludir a um rebaixamento supremo, a um sentimento de revolta que em casos extremos tem consequências desastrosas, como depressões e suicídio.
Por mais campanhas que se possam fazer alusivas a este tema, suspeito que esta rotulação nunca termine. Vai haver sempre um gordo, um magro, um feio e um bonito, um preto e um branco, um homossexual e um homofóbico, um rico e um pobre em toda e qualquer sociedade. Mas porquê isto? Há razão significativa que explique? Não encontro. Não existe. Tudo isto não tem importância qualquer, não traz felicidade. Carrega raiva, conduz ao desespero, encaminha à ínfima tristeza, ao desgosto.
Rótulos foram feitos para nos informar instrutivamente acerca de um produto. Pessoas não são produtos, são seres sentimentais, nunca deverão ser rotuladas.

a12733
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/10/2014
Idade : 18
Localização : Vila Nova de Gaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sociedade rotulada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum