ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
miguelspd
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 21
Data de inscrição : 12/10/2014

Sociedade rotulada Empty Sociedade rotulada

Dom Mar 13, 2016 11:03 pm
         Vivemos atualmente numa sociedade que a cada instante impõe rótulos às pessoas. Somos denominados pelas nossas escolhas, pelos nossos atos, crenças, cor de pele, nacionalidade,.... (uma lista interminável). Todos estes julgamentos a que assistimos, em que se tratam pessoas como meros produtos, são maioritariamente maldosos.
          Rotular alguém é, na maior parte das vezes, atribuir-lhe um caráter inferior em relação aos restantes, julgar apenas pela aparência, sem sequer conhecer devidamente as pessoas.
Estes rótulos ou estereótipos podem criam, nos que são vítimas deste julgamento, problemas na ordem do psicológico, falta de sucesso, desanimo e baixa auto-estima.
          Se tem algumas tatuagens é "delinquente", se estuda e se esforça na escola é "nerd", se é cigano é "ladrão", quem nunca ouviu/viu isto a acontecer? Infelizmente é muito vulgar na nossa sociedade. Mas porquê tudo isto?  Qual é a necessidade do ser humano classificar tudo e todos se somos todos iguais? A designação de raça nunca deveria ter sido criada, o que é que interessa ter a pele mais escura ou mais clara? Somos todos iguais! Não é a cor da pele, o estilo de roupa ou qualquer outra coisa que vai definir o que somos por dentro. Cada um é especial, é único, tem ideias diferentes, um visão diferente do mundo e não devemos classificar as pessoas por essas diferenças. Às vezes parece não ter lógica como é que ao mesmo tempo somos todos iguais e todos diferentes, mas é mesmo assim.
         Lutemos todos por uma sociedade onde não haja diferenças, onde cada um possa expressar-se da maneira que entender, onde possamos ser livres, onde todos se respeitem, um sociedade onde sejamos vistos todos como igual!!

         De seguida encontra-se um vídeo sobre o tema que todos deviam ver!

         

         Deixem as vossas opiniões
avatar
a12796
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 03/10/2015
Idade : 25

Sociedade rotulada Empty Re: Sociedade rotulada

Dom Mar 13, 2016 11:33 pm
Concordo plenamente contigo. Esta é a sociedade contemporânea em que vivemos e que parece que tem gosto em pôr rótulos nas pessoas através da observação das características que essa mesma pessoa apresenta exteriormente.
Isto passa-se porque nós humanos gostamos imenso de sistemas de classificação e teríamos de acabar por criar um onde pudéssemos classificar as pessoas ou porque era gorda, ou porque usava piercings, etc.
O certo é que nós ser humano, preferimos conhecer uma pessoa pela sua imagem do que propriamente pela sua pessoa.
No fundo acabamos todos por sermos um pouco levados nesta onda onde todos parecem julgar os outros ao ponto de olharmos duas vezes para um indivíduo de maneira a podermos saber o tipo de rótulo que havemos de pôr no mesmo.
Fico um pouco triste por saber que vivemos numa sociedade como esta onde parece que a nossa personalidade não interessa e que temos de nos revelar melhor visualmente para podermos ser '' melhores '' pessoas.
avatar
a12733
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 01/10/2014
Idade : 25
Localização : Vila Nova de Gaia

Sociedade rotulada Empty Generalizações indevidas

Sáb maio 21, 2016 9:00 pm
Este é, sem dúvida, um tema muito atual.
Nos dias que correm, talvez me interesse por assuntos análogos a este porque começo a assumir uma posição diferente, uma posição mais madura e um olhar mais clínico sob variadas situações quotidianas. E custa-me ver, assistir, presenciar conjunturas repletas de injustiças, como uma discriminação. Por trás de qualquer pessoa rotulada, existe uma pessoa complexa, que geralmente, se deixa rotular e esquece de se conhecer. Esquece-se por completo em quem algum dia sonhou em ser e insiste em relembrar sistematicamente aquilo que a fez ser assim. A verdade é que vivemos numa sociedade rotulada de padrões. E ironicamente, surge a crítica a quem se afasta, desmarca do comum, do vulgar, do chamado e denominado "correto". É tão irónico pensar assim, viver assim e ser assim. Como criticar se tornou tão viral tão contaminador nos dias de hoje? Quando pronuncio o conceito de crítica não me refiro a um ato de interpelar, chamar à atenção, corrigir. Pretendo sim aludir a um rebaixamento supremo, a um sentimento de revolta que em casos extremos tem consequências desastrosas, como depressões e suicídio.
Por mais campanhas que se possam fazer alusivas a este tema, suspeito que esta rotulação nunca termine. Vai haver sempre um gordo, um magro, um feio e um bonito, um preto e um branco, um homossexual e um homofóbico, um rico e um pobre em toda e qualquer sociedade. Mas porquê isto? Há razão significativa que explique? Não encontro. Não existe. Tudo isto não tem importância qualquer, não traz felicidade. Carrega raiva, conduz ao desespero, encaminha à ínfima tristeza, ao desgosto.
Rótulos foram feitos para nos informar instrutivamente acerca de um produto. Pessoas não são produtos, são seres sentimentais, nunca deverão ser rotuladas.
avatar
2017.dianaribeiro
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 15
Data de inscrição : 25/09/2017

Sociedade rotulada Empty Sociedade Rotulada

Sáb Set 30, 2017 6:28 pm
Atualmente, vivemos num mundo em que as pessoas se veem umas às outras, muitas vezes não por aquilo que são, mas sim através dos seus "rótulos".
Ainda há bem pouco tempo, estava em discussão profunda o modo como devia ser encarada a etnia cigana. É óbvio que não houve a resposta certa, porque cada um tem a sua opinião, que muitas vezes é influenciada pelas vivências.
Muitas vezes, até numa entrevista de emprego, em que "supostamente" deveria ser mantido o profissionalismo, as pessoas são descriminadas. Ou porque têm uma cor de pele diferente, ou porque têm registo criminal, ou porque são de outra raça, etnia ou religião!
Cada pessoa tem a sua personalidade e cada um tem ações diferentes. Não é porque, por exemplo, uma pessoa de etnia cigana rouba que as outras todas vão roubar... Não é porque os terroristas se concentram mais na Ásia, que todos os asiáticos vão ser terroristas!
Nunca devemos julgar ou fazer juízos de valor a uma pessoa sem antes a conhecer, somente porque tivemos uma experiência menos boa, ou porque pela aparência não nos parece ser de confiança. Sei que talvez, no mundo atual, por vezes seja um pouco difícil, mas acho que se nos colocarmos no lugar das outras pessoas vamos conseguir ultrapassar "obstáculos" que na realidade não o são!
Todos devemos ter novas oportunidades e mostrar o que valemos!
NÓS não somos rótulos, NÓS SOMOS PESSOAS!
Conteúdo patrocinado

Sociedade rotulada Empty Re: Sociedade rotulada

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos