ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Sucesso profissional vs valores pessoais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sucesso profissional vs valores pessoais

Mensagem  Cláudia Sofia Alves em Sab Abr 23, 2016 7:52 pm

Boa tarde, atualmente somos confrontado com um turbilhão de pressões que nos são impostas pelo meio onde nos encontramos.
Enquanto estamos no secundário o nosso objetivo é conseguir bons resultados acadêmicos para podermos enveredar por um curso superior, que à partida, nos trará conforto e estabilidade, no futuro. Mas, por vezes, os resultados obtidos não são os esperados e perante esta situação surgem momentos de grande angústia, pois começamos a pensar o pior, focando cada vez mais a nossa atenção nos estudos, esquecendo-nos daquilo que nos rodeia, principalmente do outro.
Neste momento eu questiono-me “E se o mundo acabasse amanha, será que aproveitas-te a vida da melhor forma, será que viveste os momentos mais belos que estavam reservados para ti?”. É, se dúvida, crucial obter bons resultados escolares, e desempenhar um bom papel enquanto aluno(a), no entanto não podemos negligenciar o facto de sermos jovens e também precisarmos de nos divertir, sair com os amigos, a fim de podermos completar o nosso desenvolvimento pessoal, de forma saudável.
Na minha opinião é fundamental conciliar ambos, a escola e a vida em sociedade, pois se algo, a nível académico correr menos bem, será uma frustração enorme olhar para traz e ver que o que deixamos foram apenas papeis, e não momentos de diversão e de alegria partilhada!
A pressão que nos é imposta pela sociedade desde cedo, de estudar bastante para ser possível o acesso a um bom curso no ensino superior é, por vezes, ridícula, pois as crianças e jovens são tratadas (os) como robots, pressionados a estudar desde muito cedo, perdendo, muitas das vezes a sua capacidade imaginativa. Com isto não quero dizer que a educação seja pouco benéfica para as crianças, pelo contrário, pois é através do conhecimento que nos tornamos pessoas mais completas, no entanto não podemos levar este conceito a extremos. Por exemplo, lembro-me de quando era criança me cortarem as assas da imaginação, quando numa aula quando me foi solicitado fazer um desenho, e perante aquele convidativo pedido comecei a desenhar um sol e nuvens, mas não com as cores normais, decidi faze-lo a cor-de-rosa, e esse foi o problema, pois a professora disse que não podia desenhar daquela forma, pois nem o sol nem as nuvens eram cor-de-rosa, mas sim amarelo e azul, respetivamente. A partir deste momento a minha criatividade ficou, de certa forma, limitada, pois foi me cortada a liberdade de imaginar um mundo diferente. Este é, também, um problema da sociedade, a falta de liberdade para sonhar, para voar e para ir mais além.
Referindo, novamente, o tema inicial acho que as pessoas se deviam preocupar-se mais em ser pessoas de valor, do que pessoas de sucesso, pois não basta ser bem-sucedido profissionalmente, o mais importante é encontrar o equilíbrio entre o sucesso profissional e os valores pessoais, as relações estreitadas com o outro e com o meio, pois isso é que nos torna cada vez maiores e mais coesos.
Para concluir, o mais importante é conseguir manter o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, pois só assim é que se atinge o equilíbrio pessoal, e a verdadeira felicidade!!!
Very Happy

Cláudia Sofia Alves
Moderador
Moderador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: