ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Drogas na adolescência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Drogas na adolescência

Mensagem  2015.unicorns em Sab Maio 14, 2016 3:58 pm

A adolescência é a fase onde se cria a sua identidade e começa-se a conhecer mais profundamente as suas características tanto psicológicas como físicas. Basicamente é um constante crescimento com um único objetivo: tornar o indivíduo numa pessoa capaz de se aceitar a si própria como aos outros.
No entanto, por muitos é considerada a fase mais complicada da vida. Assim, ao longo dela existe vários obstáculos como as drogas. Todos nós sabemos os vários perigos que elas nos causam, contudo talvez se alguém nos dispuser tal substância não temos dúvidas em aceitar. Tudo parece tão inofensivo, é só uma vez, é só uma droga, é só um veneno, contudo o inofensivo pode tornar-se perigoso. Será que consigo a mim mesmo pôr limites? Se gostar irei parar?
Como podemos verificar, no livro "Filhos da Droga"  (Christian F.), um adolescente é uma constante mudança. E neste caso, Christian entra na suposta melhor discoteca da Europa, sendo um mundo desconhecido por ela: novas pessoas, novos pensamentos, novos sons, e drogas. Os seus amigos consumiam, então ela seguiu o exemplo. Primeiro eram LSD (viagens), mas aos poucos cada vez as drogas eram mais pesadas até que chegou à heroína. Ela dizia que tinha controlo em si mesma, porém não foi o que aconteceu. Tinha apenas 13 anos quando este nova droga abalou a sua vida duma forma esmagadora. Ainda agora, com 53 anos continua viciada. Teve um filho, mas mesmo assim a droga é mais importante. Já fazia parte da constituição do seu corpo, é a única forma para ela de esquecer o mau e tornar a sua vida, durante um curto espaço de tempo, melhor.
Como Christian entrou neste mundo de drogas e transformou-se, várias outras pessoas também, e as suas alterações foram inacreditáveis. Temos vários exemplos como a Amy Thomson, uma adolescente típica que depois de tomar um comprimido de ecstasy ficou sujeita a danos cerebrais, estando atualmente numa cadeira de rodas e não consegue mover os seus braços.
Concluindo, de facto, as drogas podem parecerem tentadoras, sendo uma forma de se integrar, de supostamente descobrir quem tu és. Contudo, mudam te... Tornam te dependentes! Só descobres que és viciado, quando queres parar, mas o teu mundo já é feito de drogas.

2015.unicorns
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Drogas na adolescência

Mensagem  2015.Macedo em Seg Maio 23, 2016 9:41 pm

Este é um tema muito complicado na nossa idade. Infelizmente, cada vez mais há pessoas que numa idade tão jovem seguem esses caminhos. Lembro-me de ouvir num café a discussão sobre a legalização das drogas leves. Na altura era um tema muito falado.
Muitos diziam que era uma medida necessária porque era a única forma de ter qualidade a baixo preço e de acabar com o tráfico.

Na altura lembro-me perfeitamente de pensar:
Legalizar drogas leves?!? Mas qual o interesse? Nem leves, nem pesadas, é tudo uma porcaria (para não se dizer outro nome Razz ) para a nossa saúde! E cria logo dependência! Logo, lembro me perfeitamente de ficar incrédulo quando algumas pessoas concordavam com a sua legalização.

No entanto, na holanda, como todos sabem é possível comprar drogas leves em coffe shops, o que deixa por exemplo mais espaço de manobra a policia para se preocupar com coisas mais serias...
Portugal é o pais da união europeia com maior numero de toxicodependentes...alguma coisa tem que ser feita...talvez a legalização ajudasse um pouco...MAS NÃO!!!
Isto é o que muitos pensam...
Lembro-me de ver sondagens que mostravam por exemplo que todos os defensores da legalização como o paraíso na terra, viu aumentar o consumo de drogas duras...e mais... Atraiu viciados de toda a europa que não se limitavam a passar lá uns dias..acabam mesmo por ficar por lá! ...o que leva ao aumento da xenofobia e com razão por parte dos holandeses.

Posto isto, lanço um debate para o fórum:

Drogas? Legalizar ou não?

2015.Macedo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Drogas na adolescência

Mensagem  2016Marta em Seg Out 17, 2016 8:01 pm

Nesta fase da adolescência que estámos a viver, há muitas mudanças que ocorrem, sejam elas fisicas ou mentais. Ter capacidade de lidar com estas mudanças é o que nos faz crescer e desenvolver enquanto cidadão.
Mas, por vezes, acontecem alguns imprevistos que tornam esta "linha reta" de desenvolvimento uma linha com altos e baixos. É nestas alturas em que estamos em baixo, que perdemos a noção do que é realmente importante, e focámo-nos noutras coisas que não são tao lineares na sociedade, mas que o o seu acesso é facilitado, como o alcool e drogas.
É nestas drogas que os jovens afetados pelas consequencias de fases menos boas vêm a solução dos seus problemas, e uma maneira de fugir deles.
Será que esta é uma solução valida e uma solução com sentido na nossa vida? As drogas afetam, na grande generalidade, uma parte dos jovens na nossa sociedade, e isto tem vindo a aumentar cada vez mais. Tendo em conta que são estes jovens que vão ser o nosso futuro, será que estão a ir pelo caminho certo?
O que acontece frequentemente, é que quando os jovens se apercebem do poder das drogas sobre eles, pode ser tarde demais ou então têm vergonha de assumir este problema perante a nossa sociedade. Devemos deixar que isto aconteça?

2016Marta
Moderador
Moderador

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Drogas na adolescência

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum