ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2015.dissf
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 23
Pontos : 61
Data de inscrição : 18/09/2015

Animais de estimação Empty Animais de estimação

Sex maio 20, 2016 7:02 pm
Muitas pessoas possuem animais de estimação em sua casa, podem ser desde os mais pequeninos como os peixes, ou mesmo os pássaros, aos maiores como cães, gatos e até mesmo cavalos. O tipo de animal que se tem e a quantidade depende de cada pessoa, e dos seus gostos pessoais. Ter animais domésticos desenvolve no ser humano inúmeras qualidades que muitas vezes nem sequer nos dignamos a pensar. Pois não são só os seres humanos que ensinam os animais, os animais também nos podem ajudar bastante. Estes pequenos amigos que não falam connosco desenvolvem a nossa responsabilidade, pois temos ao nosso cuidado, alguém que, visto não conseguir cuidar de si sozinho depende nós e do nosso cuidado/responsabilidade ! Tratar de animais é quase equivalente a tratar de um bébé. Um bébé se ninguém lhe der comida, não consegue comer, os animais é idêntico se ninguém lhes mudar todos os dias a comida, água ,eles não conseguem ir ao frigorífico (por exemplo) e retirar de lá a comida que necessitarem! Eles não conseguem marcar consultas em hospitais e médicos sozinhos(tal como os bébés). Enquanto um ser humano adulto consegue marcar consultas, os animais se ninguém marcar por eles, não conseguem...
Ter animais é uma responsabilidade, mas também uma alegria! Os animais são dos seres vivos, se não mesmo os mais verdadeiros que existem !
Cada pessoa pode optar pelo seu tipo de animal de estimação preferido... Na verdade, muitas pessoas tem como animais de estimação animais de grande porte tal como os cavalos, e outras pessoas tem ainda animais que podem ser deveras perigosos tal como cobras ! Pessoas com estilo mais exótico também podem adquirir por exemplo iguanas!
Eles não nos traiem, não nos fazem sofrer, não gozam connosco, não nos humilham, coisas que muitos ''amigos'' fazem!
Para concluir, na minha opinião devemos cuidar muito bem dos animais, porque eles são das coisas ais alegres e fieis que pode haver ! Ao menos, um animal é sempre verdadeiro !
avatar
Alex Ferreira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 28/09/2019

Animais de estimação Empty Animais de estimação

Dom maio 09, 2021 7:37 pm
Desde pequeno que tenho vindo a ter sempre animais de estimação. Sinceramente, já nem me imagino a viver sem eles.

Mas o que determina se um animal é doméstico ou não?
Existem alguns critérios para distinguir se um animal pode ser domesticado ou não. Segundo o autor do livro "Armas, germes e aço", Jared Diamond, pouquíssimas espécies são adequadas.

Um exemplo é que animais domésticos não podem ser exigentes e devem ser capazes de encontrar comida perto da convivência humana. Deste modo, o gado consegue comer erva, por exemplo, e os cães conseguem comer comida de pessoas.

É importante pensar também que essas espécies precisam de conseguir procriar em cativeiro e que alcancem a maturidade rapidamente. Os elefantes, por exemplo, têm todas as possíveis características de um animal doméstico, porém, demoram pelo menos 10 anos para atingirem a maturidade.

Os animais domésticos também não podem ter tendência a entrar em pânico ou fugir, como no caso dos veados.

Eu sempre gostei muito de animais, e um dos meus favoritos é o cão. Tenho uma paixão imensa por este animal porque, na minha opinião, é um dos animais mais verdadeiros e leais ao ser humano. Não é por acaso que se diz que o cão é o melhor amigo do homem. Obviamente, quando vou a passear pela rua, se aparecer um cão enorme à minha frente, eu não vou à beira dele fazer-lhe festinhas, aliás, fico com medo e tento-me afastar. Mas penso que esta situação se assemelha à de uma amizade. Quando conhecemos alguém pela primeira vez, nunca nos sentimos à vontade para nos aproximarmos, mas quando nos conhecemos melhor, isso já não acontece.

Finalmente, a meu ver, é uma mais valia ter animais de estimação, porque para além de nos tornarem mais responsáveis, podem fazer um dia mau tornar-se num dia bom, ou pelo menos num dia menos mau, mesmo quando já não podes ver mais ninguém à frente, porque quando chegas a casa e eles se vêm encostar a ti, esqueces-te de tudo e só te apetece abraçá-los. Talvez por serem criaturas tão inocentes




Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos