ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

A importância dos ideais para os jovens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A importância dos ideais para os jovens

Mensagem  Cláudia Sofia Alves em Qui Jan 19, 2017 11:00 pm

Os seres humanos, nomeadamente os jovens, são fortemente influenciados pelos ideais a que têm acesso. Serão estes modelos promotores de realização pessoal?
Efetivamente a população jovem é mais vulnerável à publicidade, acabando por perder a sua identidade nos ideais transmitidos pelos media. Os jovens, pelo seu maior contacto com os meios de comunicação social, vêm nos famosos e nas estrelas de Hollywood uma série de ideias que procuram seguir rigorosamente, de forma a aproximarem-se destes seus ídolos. Verifique-se o caso do célebre conceito de beleza reportado pelos media, uma beleza associada a corpos elegantes e rostos pouco expressivos. Esta imagem tende a ser utilizada pelos jovens de forma extrema, levando a comportamentos indesejáveis, pois nem sempre é possível “copiar” esta imagem, o que pode causar transtornos mentais, tais como depressões e sentimentos de revolta.
Não obstante, muitos sãos os ideais que auxiliam os jovens e lhe fornecem o incentivo para viverem o quotidiano de uma forma digna e com qualidade. Estas ideias, geralmente associada à religião e à política, proporcionam aos jovens os meios para alcançarem a felicidade e a realização. Exemplificando, movimentos religiosos dirigidos aos jovens procuram fomentar nestes a vontade de mudar o mundo e levar o amor e a esperança a todos aqueles que vivem no silêncio causado pela solidão. Estes movimentos transmitem ideais de entreajuda, fraternidade e partilha que orientam os jovens ao longo do seu percurso.
Em suma, existem diferentes padrões comportamentais, transmitidos aos jovens por diferentes meios, que os direcionam em sentidos antagónicos. A realização pessoal passa por escolher os melhores modelos para cada indivíduo, tendo em conta os seus objetivos e capacidades.

Very Happy

Cláudia Sofia Alves
Moderador
Moderador

Mensagens : 63
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância dos ideais para os jovens

Mensagem  2016Marta em Sab Jan 21, 2017 12:28 pm

“Enquanto houver dependência não haverá crescimento.”  Alison Zigulich  

Atualmente deparámo-nos com jovens que dedicam parte do seu tempo livre, como os intervalos na escola, a ver os perfis dos famosos, ou de adolescentes com alguma fama e popularidade que são vistos como idolos dentro desta fase etária. São dependentes de ver as publicações novas, para ver como estão vestidos nesse dia ou o que fizeram.
No meu ponto de vista, esta atitude não está correta, pois não devemos tentar copiar um alguém que gostámos apenas porque esse alguém é conhecido ou admirado. A adolescência e a juventude são etapas da vida em que somos vulneráveis, e por isso, somos facilmente influenciados pelos ideais de outro jovens. Para isto não acontecer com tanta incidência, devemos tentar desde pequenos ser nós próprios, com uma personalidade própria e com os nosso próprios ideais. Sao estes ideais que nos destinguem perante a sociedade e faz a esta evoluir.
É natural que os nossos pais nos passem os ideais que defendem, o que não quer dizer que não os possamos criticar e mudar. Por exemplo, apesar de a minha mãe seguir uma determinada religião não implica que eu tenha que acreditar nessa religião.
Acho que, há ideais que são fundamentais. A liberdade, por exemplo, não deve ser negada a nenhum indíviduo, a não ser que este tenha tido algum comportamento inadequado. Outro ideal comum a todos, são algumas "regras" básicas que cumprimos ao viver em sociedade. Afinal, como fazemos crescer a sociedade sem haver liberdade e regras?
Em suma, acho que não devemos tentar copiar aquele ou aquela só porque tem popularidade. Devemos defender ideais próprios para termos uma opinião fundamentada sobre assuntos comuns. São estes ideais diferentes que fazem girar o mundo.
Devemos ser apenas nós próprios!


Razz

2016Marta
Moderador
Moderador

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 16

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum