ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Lêr, sim ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lêr, sim ou não?

Mensagem  2015.dissf em Sex Mar 17, 2017 11:47 pm

Muitas pessoas, avaliam a leitura como algo que serve apenas para perder tempo sem utilidade alguma! Essas pessoas provavelmente questionam-se: Para quê ler? Toda a gente sabe ler ! Ler livros chatos e irritantes só fazem perder tempo!
Todavia, no meu ponto de vista, a leitura é algo fulcral para o desenvolvimento de vocabulário e ajuda muitas vezes a compreensão dos textos de Língua Portuguesa.
Para além dos beníficios a nível académico, lêr livros pode trazer uma grande sensação de felicidade e prazer! Os livros podem ser um excelente hobbie, diferente dos demais como: passar dias inteiros agarrados a um monitor de um computador a jogar jogos...
Tal como existem jogos de computador que não são interessantes, também existem livros que não são interessantes! O segredo para aprender a gostar de ler, é analisar diferentes géneros de livros e avaliar os que poderão ser interessantes, e há tantos géneros por onde escolher desde os de aventura, aos de fantasia, romances,policiais, uma enorme variedade!
Quando se aprende a gostar de ler, depois ao ler um livro,, as emoções surgem...
O que acontece é quando a história se torna muito interessante, chegamos a um momento em que os leitores passam a fazer parte do livro, o limite entre a realidade e o fictício confundem-se na mente dos leitores, pois torna-se de tal modo real que passamos a ''vivenciar'' as experiencias das personagens, ficamos contentes com algo bom, choramos quando alguma personagem morre. É quase como ver um filme... Muitas vezes as pessoas choram quando uma personagem morre e porquê? Porque estavam envolvidas na histórias das personagens!
Para mim ler e como ir para um novo mundo, onde me esqueço do real e só penso na história das personagens!
Concluindo, ler é algo prazeroso, além de que desenvolve o vocabulário e capacidade de interpretação.

2015.dissf
Aprendiz
Aprendiz

Ler, sim ou não?

Mensagem  lucaslaborim em Seg Mar 27, 2017 5:09 pm

Ler é uma das formas de arte mais antigas e mais importantes mas que aos bocados vai sendo esquecida. Eu admito que não costumo ler muito mas também quando gosto de um livro (ou série) não consigo parar de ler.
Na minha opinião ler deve ser uma forma de lazer, se fores obrigado a ler ou só o estiveres a fazer "porque é importante para o teu futuro" na minha opinião ler é um não.
No entanto, acho que se és alguém que entra nas historias, as vive e se diverte a ler, porque não? Por não ser fixe? Ler é como ver filmes mas uma maneira menos gráfica mas mais rica culturalmente.
Muita gente diz, eu não gosto de ler e quando lhes perguntam quando é que leram pela ultima vez respondem anos! Experimentar coisas novas é importantíssimo, eu por exemplo, normalmente não gosto de ler mas já me viciei em livros várias vezes, experimenta de vez em quando ler livros, géneros e autores novos porque ler não tem de ser algo negativo ou chato!

lucaslaborim
Aspirante
Aspirante

Ler, sim ou não?

Mensagem  2016.cloureiro em Ter Abr 25, 2017 10:14 pm

Respondendo à pergunta que serve de título a esta mensagem, definitivamente sim.
A leitura é uma das práticas mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e uma das formas mais antigas de adquirir conhecimento. Ler estimula o raciocínio e aumenta a nossa capacidade vocabular, bem como melhora a memória e aprimora a capacidade de interpretação.
Não obstante, a leitura é mais do que tudo isto, pelo menos para mim. Através desta, consigo abstrair-me de todos os meus problemas e esquecer momentaneamente tudo aquilo que me incomoda. Ler permite-me viajar sem sair do sítio, ficando a conhecer lugares que não existem em mais lado nenhum além da minha própria imaginação. Transporta-me para universos paralelos onde vivo todas as experiências das diferentes personagens que se vão apoderando da minha mente. Faz-me sentir como se o meu destino estivesse nas mãos do escritor da obra que estou a ler e aprendo a confiar neste cegamente sendo, provavelmente, esta razão pela qual me sinto tão frustrada e 'perdida' quando morre alguma personagem da qual gosto ou com a qual me identifico.
Na minha opinião, a leitura é uma das coisas mais maravilhosas que este mundo tem para nos oferecer. A verdade é que não há nada que faça aflorar as minhas emoções e sentimentos como um bom livro.

2016.cloureiro
Aspirante
Aspirante

Re: Lêr, sim ou não?

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: