ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

A procura do ponto de equilíbrio na utilização das redes sociais

Ir em baixo

A procura do ponto de equilíbrio na utilização das redes sociais

Mensagem  2016.ritalima em Qui Mar 30, 2017 9:03 pm

Hoje em dia, as redes sociais são algo muito presente na vida das pessoas, alterando quase por completo a forma como estas se relacionam na sociedade. Há hoje muitas pessoas que têm necessidade de estar permanentemente a interagir através destes meios. Esta necessidade permanente que muitas pessoas já sentem é o resultado do vício de que já dependem.
Há já experiências feitas em universidades americanas que concluíram que existem sintomas de dependência presentas nos utilizadores mais frequentes. Na realidade, verificou-se que cerca de 20% dos estudantes que foram alvo de estudo, manifestaram uma síndrome de abstinência tecnológica e alguns entraram mesmo em desespero, com um enorme sentimento de “vazio” e muita ansiedade.
Hoje todos estamos de acordo quanto à evidência de que as redes sociais trouxeram muitas coisas boas mas, como toda a moeda, também trouxeram a outra face, a face má.
A questão pertinente será então: onde está o ponto de equilíbrio?; Será que o poderemos encontrar apenas usando a variável tempo? ; Ou será que isso não é suficiente e teremos que avaliar também a intensidade como que utilizamos as redes sociais?

2016.ritalima
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Redes sociais

Mensagem  2017.alesilva25 em Sex Abr 20, 2018 2:04 pm

Olá!
O século em que vivemos tem sido marcado pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Este grande avanço permitiu a criação das chamadas redes sociais, que são utilizadas com uma frequência cada vez maior. Estas têm como alvo principal os jovens, que se têm revelado excessivamente “dependentes” deste tipo de rede. De facto, a frequência exagerada destas redes provoca uma dependência que se pode equiparar a um vício, como o alcoolismo ou a toxicodependência.
As redes sociais começaram por ser apenas um meio de comunicação entre duas pessoas, mas evoluíram de tal modo que, hoje em dia, podemos estar informados acerca dos acontecimentos nacionais e internacionais acedendo apenas ao Facebook.
A utilização frequente das redes sociais tem-se expandido brutalmente, de modo que já existem empresas que contratam indivíduos com base no seu perfil do Facebook. Para além disso, têm surgido casos de pessoas que foram sujeitos a despedimentos ou a processos disciplinares porque difamaram os seus superiores através das redes sociais.
O conhecimento de todos estes factos faz-nos perceber que este meio de comunicação apresenta tanto vantagens como desvantagens. De facto, é necessário reconhecer limites.
Como desvantagem temos, por exemplo, os jovens, principalmente, estarem cada vez mais dependentes das redes sociais e deixando de conviver com os seus mais chegados ou, então, sermos enganados por pessoas que se fazem passar por outras.
Como vantagem temos, por exemplo, o facto de podermos estar informados a nível nacional, internacional e mundial pelas redes sociais, além de podermos comunicar com pessoas que estarão longes ou que sejam muito chegadas a nós.
Na minha opinião é isto, obrigada! Very Happy

2017.alesilva25
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 22
Data de inscrição : 17/09/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum