ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

O isolamento face à sociedade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O isolamento face à sociedade

Mensagem  Cláudia Sofia Alves em Sex Abr 28, 2017 9:35 pm

“Ao longo da vida, a tendência é para as pessoas passarem cada vez mais tempo sozinhas e fechadas dentro das suas casas, transformadas em verdadeiras torres de marfim. A maneira como se acumulam bens físicos e se procura melhorar os espaços domésticos reflete um cada vez maior alheamento em relação ao espaço público, coletivo, que raramente é pensado como um bem comum.”
Os indivíduos tendem a isolar-se cada vez mais. Nos últimos anos, a escolha de locais públicos e de convívio deu lugar à opção por espaços mais familiares e solitários.
Efetivamente, a sociedade contemporânea está a ficar mais egoísta e despreocupada com o outro. A ideia de grupo e de aglomerados de pessoas está a ser esquecida, em detrimento do conforto que o lar oferece. É significativa a tendência do Homem para a busca de conhecimento e satisfação de caprichos pessoais, no entanto esta característica está a tornar-se abismal e as relações com o outro e com o meio estão a sofrer as consequências desta modernização ilusória. A título exemplificativo, veja-se o caso de todos aqueles que buscam um prazer instantâneo associado à curta felicidade proporcionada pelas redes sociais. Todos estes que hipotecam a sua vida em comunhão com o outro em troca de uma realização virtual.
Não obstante, verifica-se uma evolução no sentido da arrogância e da falsa sensação de independência, sendo o conceito de comunidade vítima da individualização dos Homens. A palavra cidade deixou de dizer respeito ao local onde as pessoas socializavam, passando a ser um espaço repleto de habitações individuais detalhadamente decoradas e ornamentadas. Verifique-se o caso de todos aqueles que para evitarem a relação co o outro utilizam transportes privados em vez dos públicos que são mais acessíveis e fáceis de aceder.
Em suma, a sociedade do século XXI tende a ser apelidada de “conjunto de indivíduos que habitam o mesmo território”, pois carecem as relações interpessoais e a prestação de serviço e cuidados ao próximo.
Very Happy

Cláudia Sofia Alves
Moderador
Moderador

Mensagens : 63
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum