ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

A influência dos estímulos na vida do Homem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A influência dos estímulos na vida do Homem

Mensagem  Cláudia Sofia Alves em Sab Maio 13, 2017 10:55 am

“Quer no espaço público quer no espaço privado, o Homem está permanentemente sujeito a estímulos sensoriais (visuais, auditivos, olfativos, entre outros), por exemplo, através de campanhas publicitárias. Se por um lado, essa experiência pode ser considerada enriquecedora, pode, por outro lado, ser perspetivada de forma negativa.”
A sociedade contemporânea é fortemente influenciada por um amplo conjunto de estímulos que condicionam o seu comportamento e pensamento crítico acerca do meio circundante.
Efetivamente, o Homem está sujeito a uma série de estímulos sensoriais que desencadeiam várias emoções e respetivas ações. Deste modo, o ambiente “gera” estímulos que irão desencadear uma emoção, ou seja, uma reação complexa que se pode manifestar através de mudanças comportamentais, ou em alterações na forma de discernir. A título exemplificativo, veja-se o caso de muitos jovens que modicam a sua conduta devido à influência que os media exercem sobre si, tornando-os ansiosos e inquietos.
Não obstante, os estímulos ambientais podem ser muito benéficos, desencadeando respostas muito positivas e agradáveis. Assim sendo, destacam-se as reações em cadeia, em que, perante a perceção de um determinado comportamento, os indivíduos ficam motivados e tendem a agi de forma semelhante. Verifique-se o exemplo daqueles que se sentem motivados perante atitudes altruístas e solidárias, e que se colocam ao serviço dos mais necessitados, tendo como modelo indivíduos que se distinguem pela sua capacidade de doação ao próximo.
Em jeito de conclusão, é relevante salientar que o Homem, enquanto ser social, necessita da comunicação com o outro e com o meio. Destas relações surgem estímulos que o ajudam a orientar as suas ações.

Cláudia Sofia Alves
Moderador
Moderador

Mensagens : 63
Data de inscrição : 30/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum