ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
André Correia
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 16
Data de inscrição : 28/09/2020

Eu Amo Terroristas - lê antes de julgar Empty Eu Amo Terroristas - lê antes de julgar

Qui Abr 15, 2021 2:22 pm
EU AMO TERRORISTAS
Agora, antes de começarem a criticar-me e a achar que eu sou louco, ouçam-me com atenção até ao fim da apresentação.
Como podemos nós amar o mal? Como podemos nós amar aqueles que não merecem? Como é que nós podemos amar aqueles que cometem atos viciosos contra mulheres e crianças inocentes?
Bem…o que é o amor?
Por favor permitam-me citar um homem muito mais sábio que eu explicar, um homem que Martin Luther King nomeou para Prémio Nobel da Paz. Thich Nhat Hanh disse que entender é o outro nome do amor.
Para alguns de vós “amar” é, talvez, uma palavra muito forte, eu entendo, vou então usar a palavra “Entender”
Se nós queremos o fim do terrorismo, então nós precisamos de levar a sério sobre entendê-lo” – Noam Chomsky.
Agora, eu sei o que é que alguns de vós estão a pensar…”Quem és tu para me falar de terroristas? Eu sei uma ou duas coisas sobre terroristas! Matam todos e as suas famílias”…não, mas vocês estão certos, quem sou eu para vos falar sobre os terroristas? Eu não abraço nenhuma posição política, eu não os prós nem os contras das organizações terroristas eu basicamente nem assisto a notícias.
Então, por favor, sintam-se livres de continuar a escutar aqueles “cavalheiros civilizados” na televisão, que gritam e tudo mais.
A única coisa que me torna diferente é que eu conheço um terrorista pessoalmente...
Na verdade…todos nós o conhecemos! E esse é o terrorista que existe dentro de todos nós. O único que é preso por uma crença e destrói tudo no seu caminho alegando que é pela crença. Todo o ataque terrorista começa aqui (apontar para a cabeça), como uma semente e cresce até se tornar uma árvore feia.
Sabem aquelas árvores que estão torcidas e distorcidas, sabem porque é que elas têm essa aparência? É porque elas começam a crescer sobre stress e elas tentaram fazer o seu caminho através do stress até à luz.
As pessoas são tal e qual como essas árvores! Quando nós vemos alguém com a perceção torcida e distorcida fazendo coisas prejudiciais…isso é porque eles já haviam plantado, num ambiente torcido e stressante e eles estão a tentar encontrar o seu caminho até à luz.
Mas infelizmente o fim cria mais trevas.
Coloquem as vossas emoções e corações duros de lado por um segundo e irão ver isso em qualquer um de nós. Fazendo o
melhor que podem com o que receberam! E se nós tivéssemos a mesma história deles, condições, se o sofrimento deles
fosse o nosso sofrimento, se o nível de consciência deles fosse o mesmo que o nosso, então iriam pensar, agir e comportar-se exatamente como eles.
O que é que é tão difícil de entender sobre isso? Isso não é tolerado, isso não é aprovado, isso não é entendido. Isso é amar!
Henry Wadsworth Longfellow demonstrou isso de uma forma brilhante que eu passo a citar “Se nós pudéssemos ler o segredo histórico do nosso inimigo, nós encontraríamos neles tristeza e sofrimento suficiente para desarmar toda a nossa hostilidade”.
Terrorismo não é o problema, isso é uma mentira que já foi longe demais, eles não são terroristas! Eles são pessoas que cometem atos terroristas, essa é a diferença!
Quando nós chamamos alguém de terrorista, tornamo-nos psicologicamente incapazes de ver uma pessoa novamente.
Significa que não vemos mais as causas que criaram esse efeito e esses atos.
E quando declaramos guerra a uma abstração, lutamos com um fantasma! E nunca acaba.
Na verdade, quando declaramos guerra a qualquer coisa, só vamos ter mais disso.
Isso é a lei, a regra, a verdade...uma certeza!
Preciso de vos relembrar a guerra contra a droga que apenas criou mais traficantes? Bom, a guerra contra o terror tem o mesmo efeito!
De acordo com dados governamentais dos EUA, após a invasão do Iraque o terrorismo cresceu 7%, provando novamente que essa luta pela paz é apenas estúpida. Vamos ser realistas, se quisermos impedir que o terrorismo se espalhe, ao invés de promover dureza, vamos promover educação! Ao invés de soltarmos mais bombas, vamos criar mais empregos, mais oportunidades, mais atenção e treinamento empreendedor para pessoas jovens que são as mais suscetíveis à radicalização.
Ao invés de mandarmos tropas, que tal se mandássemos comida e remédios? Ajudando assim no combate à doença e à fome, que tal se nós promovermos o amor?!
Sabem o que é que isso faria? Isso mudaria a forma usada pelos terroristas para recrutar. Assim, a base recruta deles que dependia do ódio e desespero secaria mais rápido do que nós poderíamos matá-los.
Vejam, amar não significa que não nos devemos proteger, amar não significa que ações não terão consequências ou que nós não responderemos com uma mensagem clara, não…amar significa que nós faremos tudo isso por um lugar de entendimento. Porque senão, o ódio, continuará a envenenar a nossa resposta. E ódio meus amigos, não acaba com mais ódio mas somente pelo amor é curado.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos