ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Integração dos emigrantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Integração dos emigrantes

Mensagem  2016.afs31 em Seg Set 25, 2017 5:32 pm

Emigração é, por definição, um fenómeno espontâneo relacionado com o ato de estabelecer residência num país ou região diferente do local de origem. No nosso quotidiano lidamos, constantemente, com emigrantes que se estabeleceram nas nossas zonas de residência e aí constituíram família.
Porém, muitos consideram esta realidade muito incómoda, visto que julgam injusto estrangeiros habitarem junto as suas casas e “roubarem” os seus empregos ou clientes. Nesses casos surgem, frequentemente, agressões e problemas relacionados com xenofobia e racismo.
Quem somos nós para impedir alguém de procurar melhores condições de vida?
Na minha família existem inúmeros casos de familiares que estão emigrados nos mais diferentes países do mundo e, é com grande tristeza, que vejo as injustiças e problemas que eles enfrentam para serem aceites nos seus locais de emprego/habitação. Na minha opinião, isto só demonstra o quão egoísta é a sociedade atual. Para alguém é impensável ter um concorrente de negócios de outro país, já que isso poderá prejudicar o seu negócio, mas, não se importa com as dificuldades que essa pessoa terá enfrentado no seu país de origem.
Por outro lado, pensamos que para que esses emigrantes sejam aceites na nossa sociedade precisamos de os moldar à nossa imagem e semelhança, não permitindo a proclamação das suas crenças e costumes, alegando uma possível perda de identidade cultural. Eu questiono-me “Não ficaremos nós muito mais ricos se tivermos contacto com outras culturas e crenças?”. Por outro lado, considero errado que, muitas vezes, emigrantes tentem impor a sua doutrina nos países de acolhimento. Sou da opinião que todos devem preservar sua identidade, não a impondo, mas também não aniquilando a identidade do outro. Em suma, acho imperativo que os emigrantes comecem a ser aceites de forma digna e respeitadora pelos países que os recebem, integrando-os na sociedade de forma natural e aceitando as suas diferenças.

2016.afs31
Aspirante
Aspirante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: