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Adolescentes

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A adolescência

Mensagem  2015.pirilampo em Sex Mar 18, 2016 2:14 pm

A adolescência é uma fase muito bipolar na vida de uma pessoa. É um misto constante de emoções e sentimentos, ora estamos a rir com muita vontade ora estamos a chorar como se o mundo fosse acabar amanhã.
Na minha opinião, este período é caracterizado sobretudo pelas mudanças que surgem quer fisicas como as ancs que se tornam mais alongadas quer as borbolas e espinhas tipicas que nos atormentam quer psiquicas como as alteraçõesde humor num adolescente.
É uma fase adorada por uns e detestada por outros.
Para concluir, a adolescência é para mim uma fase que deve ser marcada pelo crescimento e aumento da maturidade que deve ser vivida a cada segundo com muita energia e alegria.

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Re: Adolescentes

Mensagem  2015.jessicarodrigues em Seg Mar 28, 2016 7:42 pm

Hoje em dia, os adolescentes são muito facilmente influenciados e alguns são de tal maneira influenciados que até ficam viciados.
Por vezes, só de estarem a observar pessoas a consumir drogas com um sorriso ou a rir (parecem estar felizes), os jovens pensam que é uma das melhores soluções para também serem felizes e por vezes ser uma solução para conseguirem enquadrasse em determinados grupos de amigos. Não é por consumirem drogas que vão ser mais felizes ou serem mais "fixes", pelo contrário, ao escolherem este caminho podem "estragar" as suas vidas e como devem de saber, depois desta escolha estar feita, é muito difícil conseguir remediar.
Atualmente é muito raro ver-se um jovem sem telemóvel, pois este muda completamente o dia-a-dia dos jovens, podendo utiliza-lo como meio de comunicação ou simplesmente para diversão (jogos, internet,...). Este, na minha opinião, é o vício número 1 de todos os adolescentes. Por vezes, quando estou nos corredores do colégio, ao meu redor vejo grupos de pessoas "agarradas" ao telemóvel que deixam de lado o diálogo com os colegas. Esta atitude incomoda-me bastante, pois acho que a vida não gira à volta de um simples ecrã e acho que o diálogo com o colega é muito importante para o desenvolvimento pessoal de cada um.
Não sou contra os adolescentes terem vícios, porque eu também os tenho, mas acho que tem de haver uma certa moderação e consciência do que é bom do que é mau, pois, o que é bom para uns não é bom para mim.

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Mensagem  inesleitte em Qui Maio 19, 2016 7:10 pm

Quando ainda mal sabemos escrever o nosso nome, ouvimos os nossos familiares falar de algo assustador pelo qual eles já passaram e nós passaremos um dia, chamam-lhe adolescência.
Na escola, os professores ensinam as mudanças que verificamos mais tarde. Isso faz-nos, instintivamente, olhar para o nosso corpo e imaginar o quão grande será o nosso pé daí a uns anos. Contudo, quando passamos realmente pela adolescência, percebemos finalmente que esta tem “muito que se lhe diga”.
O nossos pais queixam-se da nossa falta de educação se não respondermos como eles querem, os nossos professores gritam que o nosso comportamento não era, nem de longe nem de perto, tão indisciplinado quando ainda escrevíamos com uma letra á mão perfeitinha, os nossos amigos aborrecem-se connosco, sem por vezes, incompreendidos, ora rimos, ora choramos, gostamos hoje e amanhã odiamos.
No entanto, á medida que o tempo corre, apercebemos nos do quão especial foi essa época. Do quanto nos rimos e do quanto fizemos rir, do quanto aprendemos. Do quanto as memórias que guardamos, que são tão nítidas na nossa cabeça quando nelas pensamos nos fazem fechar os olhos e sorrir. Até daquilo que sofremos, que preenche uma parte daquilo que somos nesse momento.

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Mensagem  10S4_Bruna.Pereira em Seg Set 26, 2016 11:26 am

No meu ponto de vista, a adolescência é a fase mais importante na vida de cada um de nós.
Em primeiro lugar, acredito que seja nesta fase de crescimento, em que assimilamos tudo o que nos rodeia, que construímos cada uma das bases que faz de nós pessoas e seres adultos, no futuro.
Penso que não seja apenas a educação da família que nos fornece estes valores; os amigos desempenham também um papel fundamental, daí a adolescência ser tão importante.
E a verdade é que, infelizmente, muitos adolescentes se deixam manipular, talvez por quererem entrar em certos grupos com o objetivo de se afirmarem enquanto pessoas, sendo então levados pelos maus caminhos.
Concluindo, nesta fase tão importante, o equilíbrio entre família, amigos e o ambiente que nos rodeia é essencial para fazer de nós boas pessoas.

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Mensagem  2016Marta em Dom Fev 05, 2017 2:53 pm

"A adolescencia é a melhor fase onde descobrimos as coisas que existe de especiais nesse universo imenso e repleto de coisas interessantes e valorosas." Pasion

A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta. Esta fase é caracterizada pelo desenvolvimento fisico e cognitivo dos jovens. É nesta fase que se começa a descobrir o "eu" que queremos ser futuramente, os objetivos que queremos alcançar e vamos moldando de dia para a dia a nossa personalidade.

Nesta étapa de preparação para a vida adulta que se avizinha, é nos dada mais liberdade, liberdade essa que deve usada moderadamente. Perante esta liberdade, é normal os adolescentes cometerem erros, mas "é com os erros que se aprende".  Esta expressão é bastante usual no nosso quotidiano, mas, na realidade muitos adolescentes são criticados apenas porque tomaram a decisão errada naquela situação.
Os adolencentes são psicologicamte bastante influenciaveis, porque querem "dar nas vistas", querem chamar a atenção para talvez, se incluirem naquele grupo de amigos visto como o superior. Esta diferença, raramente é marcada positivamente, os jovens cometem erros frequentemente com o objetivo de chamarem a atenção das pessoas que os rodeiam.

Para concluir, sendo esta fase uma fase em que nos estamos a equilibrar psicologicamente, é fundamental o apoio dos pais e dos amigos próximos para marcarmos esta diferença tão desejada, mas pela positiva!
Razz

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Namoro na adolescência

Mensagem  2016.patriciap em Seg Fev 27, 2017 11:18 am

Na adolescência, o afeiçoamento a pessoas que nos tratam bem e com quem nos sentimos felizes, é natural.
Efetivamente, os adolescentes têm um humor muito instável, o que os faz sentir um turbilhão de emoções ao mesmo tempo. O namoro é o resultado da paixão que os jovens sentem e é muitas vezes encarado como uma infantilidade, contudo os jovens até devem namorar para adquirirem experiências de vida, claro que, para isso devem ter muita responsabilidade.
Na nossa sociedade ainda existem muitas pessoas retrógradas, que acham que os relacionamentos só deveriam ser permitidos a partir da maioridade. Essas ficam constrangidas ao verem os adolescentes a trocarem simples afetos: beijos, abraços e carícias.
Com isto, não quero dizer que os adolescentes têm a liberdade de fazerem o que querem em relação a este tema, porque há locais inapropriados para tudo, mas os jovens devem ter consciência de quando é conveniente fazer algo, e fazê-lo com responsabilidade.
Concluindo, na adolescência é bom existir o namoro, para que estes se possam desenvolver como pessoas e como futuros adultos, porque os adolescentes são 20% da população mas quase 100% do futuro.
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Mensagem  mafaldasalmeida em Qua Maio 03, 2017 7:06 pm

A adolescência é uma fase importante no processo de consolidação da identidade, é um espaço/tempo onde os jovens, através de momentos de maturação diversificados, fazem a reintegração do seu passado infantil com as suas ligações com o futuro. Assim, a adolescência começa com as transformações pubertárias e termina com a construção da autonomia e aquisição da identidade, capacidade de suportar tensões e contrariedades, de elaborar projetos de vida e de inserção social na vida adulta. Algumas das tarefas mais importantes da adolescência são a construção de uma identidade psicossocial, sexual e vocacional em conjunto com as atitudes, valores e sentimentos que cada um experiencia, sendo que as experiências na adolescência podem ser de ordem biológica, cultural, social, sexual, vocacional, etc.
Sampaio (1991) define a adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida. O autor refere que esta fase termina apenas quando o indivíduo atinge a maturidade emocional, identitária, social e sexual, assumindo todas as responsabilidades do papel de adulto e tornando-se independente. A identidade será construída através da resolução dos impactos de todas as mudanças pelas quais o adolescente passa, consoante sinta reações positivas ou negativas a progredir na estabilização da sua identidade. Claro que também contará muito o apoio e a opinião da família, amigos, colegas e a sociedade onde está inserido.
Erikson (1971), foi também um dos que mais estudou o desenvolvimento psicossocial, nomeadamente o desenvolvimento identitário na adolescência, ele refere que todos passamos por oito estágios, durante a nossa vida e em cada estágio existe uma crise. A maneira como iremos resolver estas crises, que pode ser de maneira positiva ou negativa, é que deverá resolver os problemas da formação da identidade.
A crise que acontece durante a adolescência é a Identidade vs Confusão de Identidade, será com avanços, recuos e hesitações que se fazem importantes experiências na afirmação e construção desta mesma identidade. A identidade constrói-se nas experiências que são vividas com um jogo de identificações, importa acrescentar que esta construção da identidade começa na primeira infância e dura a vida toda. Durante a adolescência, o indivíduo procede à construção da sua identidade separado dos pais, adquirindo uma progressiva autonomia, através da qual o adolescente vai conquistando o domínio de si próprio e integrando-se na sociedade. Contudo, esta autonomia só é atingida pelos adolescentes se tiverem o apoio de seus pais. De facto, são os pais que encorajam a autonomia dos filhos, dando estímulo a movimentos exploratórios, a experimentar o confronto com situações de frustração ou de insucesso, estimulando também a
gratificação conseguida pela realização de tarefas sem ajuda parental, como reforço consequente da auto-estima do adolescente, valorizando e reconhecendo a autonomia dos filhos e oferecendolhe como base o seu amor. Contudo, a capacidade dos jovens atingirem autonomia está relacionada não só com a capacidade dos pais estimularem a separação mas, também, com a qualidade emocional do vínculo que liga pais e filhos adolescentes (Fleming, 1993).
Alguns adolescentes têm uma evolução demasiado rápida porque a entrada na vida adulta foi bastante precoce e por isso podem não ter tido um amadurecimento interior. Se na infância os nossos modelos de identificação são os pais, na adolescência vão ser os
jovens da mesma idade (Monteiro & Santos, 2001). Á família cabe, assim, o papel de facilitador do processo de separação - individuação, dado que em condições estáveis estruturantes este processo não representa uma ameaça de quebra de vinculação.
Também Sampaio (1991), garante serem as influências sociais que contribuem para a formação da identidade, o grupo de jovens assume grande importância nos diversos fatores essenciais para a identidade e autonomia do adolescente.
A aprendizagem social irá depender de como o jovem participa na vida cívica. Esta tarefa das escolhas vocacionais depende de fatores individuais e institucionais. Um desses fatores é a escola, João dos Santos (2000) atribui à escola uma importante função social, dado que é essencialmente neste meio que se formam grupos.
Neste período, o adolescente vai concretizar todo um conjunto de tarefas específicas de desenvolvimento, as quais exigem novas adaptações a nível pessoal, relacional e social.
Erikson (1971) vê a adolescência como a estrada entre a infância e a maturidade, onde o adolescente tem de estabelecer identidades sociais e ocupacionais. A tarefa central do adolescente nesta fase da vida é a descoberta de si próprio, etapa de preparação para a auto-suficiência e independência. A conquista da autonomia e independência, é um dos traços dominantes da
passagem da adolescência à idade adulta. Se este processo de aquisição correr bem, o adolescente será diferenciado dos outros, com valores próprios e consistentes ao longo do tempo, autónomo e irá elaborar projetos de vida e de inserção social (Campos, 1990).
A adolescência tem um novo estatuto e papel na sociedade, daí esta exercer uma nova socialização com novas formas. Regra geral o jovem no final da sua adolescência não obteve a sua maturação social, isto pode se explicar-se pelo prolongamento do tempo de escolaridade e a crise no emprego. A adolescência é um processo e se este se desenvolver bem o adolescente será
uma pessoa sexuada, diferenciada dos outros, com valores próprios e consistente ao longo do
tempo. Ao terminar a adolescência, o jovem deve ter o sentimento de individualidade, mas ao mesmo tempo compreender o seu papel ativo na orientação da sua vida e na participação que têm na sociedade, podendo tomar as próprias decisões, aceitar os compromissos e as consequências dos seus próprios atos.

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A adolescência

Mensagem  2016-ines.m em Qua Nov 15, 2017 9:03 pm

A adolescência é uma fase caracterizada por mudanças e pela descoberta. Nós, os adolescentes não sabemos direito quem somos. Percebemos que deixamos de ser crianças, mas não sabemos bem em que é que nos estamos a tornar. As novas experiências vivenciadas num período de difícil transição são sentidas a nível corporal e a nível espiritual. E é nessa altura que descobrimos os nossos valores e a importância de uma amizade verdadeira.
A meu ver, ser adolescente é ter as emoções à flor da pele. É ter vontade de gritar, sorrir, pular, chorar e se sentir no topo do mundo. Ser adolescente é se agarrar às pequenas coisas, é sentir como se soubesse todas as respostas, mas sofrer com a mudança constante que a vida faz com suas perguntas. Ser adolescente é ser feliz. É usufruir o melhor que a vida pode. Ser adolescente é ser muito mais do que possamos pensar.

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Re: Adolescentes

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