ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Adolescentes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

A adolescência

Mensagem  2015.pirilampo em Sex Mar 18, 2016 2:14 pm

A adolescência é uma fase muito bipolar na vida de uma pessoa. É um misto constante de emoções e sentimentos, ora estamos a rir com muita vontade ora estamos a chorar como se o mundo fosse acabar amanhã.
Na minha opinião, este período é caracterizado sobretudo pelas mudanças que surgem quer fisicas como as ancs que se tornam mais alongadas quer as borbolas e espinhas tipicas que nos atormentam quer psiquicas como as alteraçõesde humor num adolescente.
É uma fase adorada por uns e detestada por outros.
Para concluir, a adolescência é para mim uma fase que deve ser marcada pelo crescimento e aumento da maturidade que deve ser vivida a cada segundo com muita energia e alegria.

2015.pirilampo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adolescentes

Mensagem  2015.jessicarodrigues em Seg Mar 28, 2016 7:42 pm

Hoje em dia, os adolescentes são muito facilmente influenciados e alguns são de tal maneira influenciados que até ficam viciados.
Por vezes, só de estarem a observar pessoas a consumir drogas com um sorriso ou a rir (parecem estar felizes), os jovens pensam que é uma das melhores soluções para também serem felizes e por vezes ser uma solução para conseguirem enquadrasse em determinados grupos de amigos. Não é por consumirem drogas que vão ser mais felizes ou serem mais "fixes", pelo contrário, ao escolherem este caminho podem "estragar" as suas vidas e como devem de saber, depois desta escolha estar feita, é muito difícil conseguir remediar.
Atualmente é muito raro ver-se um jovem sem telemóvel, pois este muda completamente o dia-a-dia dos jovens, podendo utiliza-lo como meio de comunicação ou simplesmente para diversão (jogos, internet,...). Este, na minha opinião, é o vício número 1 de todos os adolescentes. Por vezes, quando estou nos corredores do colégio, ao meu redor vejo grupos de pessoas "agarradas" ao telemóvel que deixam de lado o diálogo com os colegas. Esta atitude incomoda-me bastante, pois acho que a vida não gira à volta de um simples ecrã e acho que o diálogo com o colega é muito importante para o desenvolvimento pessoal de cada um.
Não sou contra os adolescentes terem vícios, porque eu também os tenho, mas acho que tem de haver uma certa moderação e consciência do que é bom do que é mau, pois, o que é bom para uns não é bom para mim.

2015.jessicarodrigues
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Adolescência

Mensagem  inesleitte em Qui Maio 19, 2016 7:10 pm

Quando ainda mal sabemos escrever o nosso nome, ouvimos os nossos familiares falar de algo assustador pelo qual eles já passaram e nós passaremos um dia, chamam-lhe adolescência.
Na escola, os professores ensinam as mudanças que verificamos mais tarde. Isso faz-nos, instintivamente, olhar para o nosso corpo e imaginar o quão grande será o nosso pé daí a uns anos. Contudo, quando passamos realmente pela adolescência, percebemos finalmente que esta tem “muito que se lhe diga”.
O nossos pais queixam-se da nossa falta de educação se não respondermos como eles querem, os nossos professores gritam que o nosso comportamento não era, nem de longe nem de perto, tão indisciplinado quando ainda escrevíamos com uma letra á mão perfeitinha, os nossos amigos aborrecem-se connosco, sem por vezes, incompreendidos, ora rimos, ora choramos, gostamos hoje e amanhã odiamos.
No entanto, á medida que o tempo corre, apercebemos nos do quão especial foi essa época. Do quanto nos rimos e do quanto fizemos rir, do quanto aprendemos. Do quanto as memórias que guardamos, que são tão nítidas na nossa cabeça quando nelas pensamos nos fazem fechar os olhos e sorrir. Até daquilo que sofremos, que preenche uma parte daquilo que somos nesse momento.

inesleitte
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2015
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Adolescência

Mensagem  10S4_Bruna.Pereira em Seg Set 26, 2016 11:26 am

No meu ponto de vista, a adolescência é a fase mais importante na vida de cada um de nós.
Em primeiro lugar, acredito que seja nesta fase de crescimento, em que assimilamos tudo o que nos rodeia, que construímos cada uma das bases que faz de nós pessoas e seres adultos, no futuro.
Penso que não seja apenas a educação da família que nos fornece estes valores; os amigos desempenham também um papel fundamental, daí a adolescência ser tão importante.
E a verdade é que, infelizmente, muitos adolescentes se deixam manipular, talvez por quererem entrar em certos grupos com o objetivo de se afirmarem enquanto pessoas, sendo então levados pelos maus caminhos.
Concluindo, nesta fase tão importante, o equilíbrio entre família, amigos e o ambiente que nos rodeia é essencial para fazer de nós boas pessoas.

10S4_Bruna.Pereira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Adolescentes

Mensagem  2016Marta em Dom Fev 05, 2017 2:53 pm

"A adolescencia é a melhor fase onde descobrimos as coisas que existe de especiais nesse universo imenso e repleto de coisas interessantes e valorosas." Pasion

A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta. Esta fase é caracterizada pelo desenvolvimento fisico e cognitivo dos jovens. É nesta fase que se começa a descobrir o "eu" que queremos ser futuramente, os objetivos que queremos alcançar e vamos moldando de dia para a dia a nossa personalidade.

Nesta étapa de preparação para a vida adulta que se avizinha, é nos dada mais liberdade, liberdade essa que deve usada moderadamente. Perante esta liberdade, é normal os adolescentes cometerem erros, mas "é com os erros que se aprende".  Esta expressão é bastante usual no nosso quotidiano, mas, na realidade muitos adolescentes são criticados apenas porque tomaram a decisão errada naquela situação.
Os adolencentes são psicologicamte bastante influenciaveis, porque querem "dar nas vistas", querem chamar a atenção para talvez, se incluirem naquele grupo de amigos visto como o superior. Esta diferença, raramente é marcada positivamente, os jovens cometem erros frequentemente com o objetivo de chamarem a atenção das pessoas que os rodeiam.

Para concluir, sendo esta fase uma fase em que nos estamos a equilibrar psicologicamente, é fundamental o apoio dos pais e dos amigos próximos para marcarmos esta diferença tão desejada, mas pela positiva!
Razz

2016Marta
Moderador
Moderador

Mensagens : 28
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Namoro na adolescência

Mensagem  2016.patriciap em Seg Fev 27, 2017 11:18 am

Na adolescência, o afeiçoamento a pessoas que nos tratam bem e com quem nos sentimos felizes, é natural.
Efetivamente, os adolescentes têm um humor muito instável, o que os faz sentir um turbilhão de emoções ao mesmo tempo. O namoro é o resultado da paixão que os jovens sentem e é muitas vezes encarado como uma infantilidade, contudo os jovens até devem namorar para adquirirem experiências de vida, claro que, para isso devem ter muita responsabilidade.
Na nossa sociedade ainda existem muitas pessoas retrógradas, que acham que os relacionamentos só deveriam ser permitidos a partir da maioridade. Essas ficam constrangidas ao verem os adolescentes a trocarem simples afetos: beijos, abraços e carícias.
Com isto, não quero dizer que os adolescentes têm a liberdade de fazerem o que querem em relação a este tema, porque há locais inapropriados para tudo, mas os jovens devem ter consciência de quando é conveniente fazer algo, e fazê-lo com responsabilidade.
Concluindo, na adolescência é bom existir o namoro, para que estes se possam desenvolver como pessoas e como futuros adultos, porque os adolescentes são 20% da população mas quase 100% do futuro.

2016.patriciap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 34
Data de inscrição : 21/09/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Adolescentes

Mensagem  mafaldasalmeida em Qua Maio 03, 2017 7:06 pm

A adolescência é uma fase importante no processo de consolidação da identidade, é um espaço/tempo onde os jovens, através de momentos de maturação diversificados, fazem a reintegração do seu passado infantil com as suas ligações com o futuro. Assim, a adolescência começa com as transformações pubertárias e termina com a construção da autonomia e aquisição da identidade, capacidade de suportar tensões e contrariedades, de elaborar projetos de vida e de inserção social na vida adulta. Algumas das tarefas mais importantes da adolescência são a construção de uma identidade psicossocial, sexual e vocacional em conjunto com as atitudes, valores e sentimentos que cada um experiencia, sendo que as experiências na adolescência podem ser de ordem biológica, cultural, social, sexual, vocacional, etc.
Sampaio (1991) define a adolescência como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações psicobiológicas iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida. O autor refere que esta fase termina apenas quando o indivíduo atinge a maturidade emocional, identitária, social e sexual, assumindo todas as responsabilidades do papel de adulto e tornando-se independente. A identidade será construída através da resolução dos impactos de todas as mudanças pelas quais o adolescente passa, consoante sinta reações positivas ou negativas a progredir na estabilização da sua identidade. Claro que também contará muito o apoio e a opinião da família, amigos, colegas e a sociedade onde está inserido.
Erikson (1971), foi também um dos que mais estudou o desenvolvimento psicossocial, nomeadamente o desenvolvimento identitário na adolescência, ele refere que todos passamos por oito estágios, durante a nossa vida e em cada estágio existe uma crise. A maneira como iremos resolver estas crises, que pode ser de maneira positiva ou negativa, é que deverá resolver os problemas da formação da identidade.
A crise que acontece durante a adolescência é a Identidade vs Confusão de Identidade, será com avanços, recuos e hesitações que se fazem importantes experiências na afirmação e construção desta mesma identidade. A identidade constrói-se nas experiências que são vividas com um jogo de identificações, importa acrescentar que esta construção da identidade começa na primeira infância e dura a vida toda. Durante a adolescência, o indivíduo procede à construção da sua identidade separado dos pais, adquirindo uma progressiva autonomia, através da qual o adolescente vai conquistando o domínio de si próprio e integrando-se na sociedade. Contudo, esta autonomia só é atingida pelos adolescentes se tiverem o apoio de seus pais. De facto, são os pais que encorajam a autonomia dos filhos, dando estímulo a movimentos exploratórios, a experimentar o confronto com situações de frustração ou de insucesso, estimulando também a
gratificação conseguida pela realização de tarefas sem ajuda parental, como reforço consequente da auto-estima do adolescente, valorizando e reconhecendo a autonomia dos filhos e oferecendolhe como base o seu amor. Contudo, a capacidade dos jovens atingirem autonomia está relacionada não só com a capacidade dos pais estimularem a separação mas, também, com a qualidade emocional do vínculo que liga pais e filhos adolescentes (Fleming, 1993).
Alguns adolescentes têm uma evolução demasiado rápida porque a entrada na vida adulta foi bastante precoce e por isso podem não ter tido um amadurecimento interior. Se na infância os nossos modelos de identificação são os pais, na adolescência vão ser os
jovens da mesma idade (Monteiro & Santos, 2001). Á família cabe, assim, o papel de facilitador do processo de separação - individuação, dado que em condições estáveis estruturantes este processo não representa uma ameaça de quebra de vinculação.
Também Sampaio (1991), garante serem as influências sociais que contribuem para a formação da identidade, o grupo de jovens assume grande importância nos diversos fatores essenciais para a identidade e autonomia do adolescente.
A aprendizagem social irá depender de como o jovem participa na vida cívica. Esta tarefa das escolhas vocacionais depende de fatores individuais e institucionais. Um desses fatores é a escola, João dos Santos (2000) atribui à escola uma importante função social, dado que é essencialmente neste meio que se formam grupos.
Neste período, o adolescente vai concretizar todo um conjunto de tarefas específicas de desenvolvimento, as quais exigem novas adaptações a nível pessoal, relacional e social.
Erikson (1971) vê a adolescência como a estrada entre a infância e a maturidade, onde o adolescente tem de estabelecer identidades sociais e ocupacionais. A tarefa central do adolescente nesta fase da vida é a descoberta de si próprio, etapa de preparação para a auto-suficiência e independência. A conquista da autonomia e independência, é um dos traços dominantes da
passagem da adolescência à idade adulta. Se este processo de aquisição correr bem, o adolescente será diferenciado dos outros, com valores próprios e consistentes ao longo do tempo, autónomo e irá elaborar projetos de vida e de inserção social (Campos, 1990).
A adolescência tem um novo estatuto e papel na sociedade, daí esta exercer uma nova socialização com novas formas. Regra geral o jovem no final da sua adolescência não obteve a sua maturação social, isto pode se explicar-se pelo prolongamento do tempo de escolaridade e a crise no emprego. A adolescência é um processo e se este se desenvolver bem o adolescente será
uma pessoa sexuada, diferenciada dos outros, com valores próprios e consistente ao longo do
tempo. Ao terminar a adolescência, o jovem deve ter o sentimento de individualidade, mas ao mesmo tempo compreender o seu papel ativo na orientação da sua vida e na participação que têm na sociedade, podendo tomar as próprias decisões, aceitar os compromissos e as consequências dos seus próprios atos.

mafaldasalmeida
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 36
Data de inscrição : 21/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

A adolescência

Mensagem  2016-ines.m em Qua Nov 15, 2017 9:03 pm

A adolescência é uma fase caracterizada por mudanças e pela descoberta. Nós, os adolescentes não sabemos direito quem somos. Percebemos que deixamos de ser crianças, mas não sabemos bem em que é que nos estamos a tornar. As novas experiências vivenciadas num período de difícil transição são sentidas a nível corporal e a nível espiritual. E é nessa altura que descobrimos os nossos valores e a importância de uma amizade verdadeira.
A meu ver, ser adolescente é ter as emoções à flor da pele. É ter vontade de gritar, sorrir, pular, chorar e se sentir no topo do mundo. Ser adolescente é se agarrar às pequenas coisas, é sentir como se soubesse todas as respostas, mas sofrer com a mudança constante que a vida faz com suas perguntas. Ser adolescente é ser feliz. É usufruir o melhor que a vida pode. Ser adolescente é ser muito mais do que possamos pensar.

2016-ines.m
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 29
Data de inscrição : 20/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Crescer

Mensagem  2016.patriciap em Sab Mar 03, 2018 8:14 pm

Num determinado momento da vida, todos temos de crescer, todos temos que ganhar maturidade, e isso vai acontecendo ao longo da adolescência, a fase onde me encontro.
De facto, apesar de me dizerem de forma regular que estou mais madura e mais crescida, até há pouco tempo não tinha reparado em qualquer diferença psicológica em mim. Depois de refletir sobre o último ano, dei-me conta que as mudanças são evidentes.
Eu não sou a mesma pessoa. Muitas coisas mudaram e cada vez tenho menos medos, porque tudo o que tenho enfrentado torna-me mais forte, e atualmente já tenho forças para lutar por aquilo em que acredito, apesar das maiores batalhas travadas até agora, na minha vida, terem sido contra mim própria. Posso dizer perfeitamente que 2017 não foi de todo o meu ano, na realidade, foi o pior até então. É verdade que durante esse ano conheci pessoas incríveis, mas também conheci o meu lado mais negro, o meu lado triste e sombrio. Durante vários meses eu só queria que ele desaparecesse, mas agora já o aceitei, já me aceitei como sou e acolhi ambas as minhas partes de igual forma, a luz e a escuridão. Eu tenho uma teoria: nós somos o que precisamos. É uma teoria que pode parecer bastante egoísta, mas na realidade existem lutas nas quais só podemos contar com nós próprios, e a verdade é que não precisamos de mais, não precisamos porque temos que aprender, temos que errar para crescer, e é isso que é importante, nós próprios sermos capazes de reconhecer, corrigir e lidar com os nossos erros. Depois do ano ter acabado, posso resumi-lo numa palavra: crescimento. 2017 foi o ano em que eu percebi como as coisas funcionavam e entendi que estar sozinha, não tem que ser errado, não temos de nos sentir sós, apenas precisamos de acolher a solidão como uma velha amiga e aprender a conviver com ela

2016.patriciap
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 34
Data de inscrição : 21/09/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Adolescência

Mensagem  aninhas2003 em Dom Out 14, 2018 9:13 am

A adolescência é uma das fases mais complicadas na vida das pessoas. É nesta fase que nós, jovens, pensamos que sabemos tudo e não damos ouvidos aos conselhos dos mais velhos.
Nesta etapa, as dúvidas surgem dia após dia e cada vez menos sabemos aquilo que queremos. Para além disso, todos os dias (ou na maioria deles) somos confrontados a tomar decisões, o que ainda nos confunde mais, pois sabemos que tudo o que for feito nela poderá ter consequências no futuro.
Na adolescência também somos facilmente influenciados a fazer coisas que por vezes não queremos, mas que, por ver os outros a fazer, temos vontade de experimentar e sentir coisas novas.
Após tudo isto, é possível concluir que esta é uma fase muito complicada, na qual os jovens devem ser avisados de todo o tipo de perigos para estarem conscientes daquilo que fazem.

aninhas2003
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/09/2018

Voltar ao Topo Ir em baixo

Adolescência

Mensagem  Claudia Conceição em Ter Nov 06, 2018 8:02 pm

Ser adolescente nos dias de hoje, num mundo tão competitivo e individualista, não é uma tarefa propriamente fácil.
Um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento da juventude são os mitos criados pela sociedade, por exemplo, de que o jovem é revoltado, inconsciente e irresponsável. Para além disso, inferiorizam os nossos problemas dizendo que os seus são muito mais complicados de resolver e ainda acrescentam “Problemas? Que problemas?”.
Esta fase das nossas vidas é marcada sobretudo pela escola e não nos podemos esquecer da carga que isso nos traz. A pressão causada pelos testes e exames que definem o resto da nossa vida; noites passadas em branco a estudar e a consequente falta de energia.
Outro fator que é importante referir é a preocupação com a aparência e com o que os outros pensam de nós. “Há algo especial em mim?” é uma pergunta frequente nas nossas cabeças.
A adolescência é um período muito agitado e todos os dias somos expostos a novos sentimentos e sensações. Infelizmente, muitos jovens não sabem lidar com a ansiedade e com a pressão. Sem a devida orientação, podem adotar formas de comportamento destrutivas, tais como o uso de drogas.
Esta fase pode ser a melhor da nossa vida se a aproveitarmos devidamente mas isso torna-se mais difícil de dia para dia.

Claudia Conceição
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/10/2018

Voltar ao Topo Ir em baixo

Jovens para sempre?

Mensagem  2018.marta_sc em Qua Nov 28, 2018 10:37 pm

A adolescência, descrita como “um dos melhores períodos da nossa vida”, também pode ser considerada um dos mais complicados. Isto deve-se ao facto de esta ser uma altura em que somos forçados a muito trabalho e tentamos manter a nossa sanidade mental, ao mesmo tempo preocupando-nos com o futuro e o presente.
Somos obrigados a dar o nosso máximo dos máximos, e quando falhamos, falha tudo. Os adolescentes tendem a ser críticos, tanto de si próprios como infelizmente da sociedade, e tendem a ser extremamente perfectionistas. Tentamos sempre atingir os limites até termos um resultado adequado. Há sempre os adolescentes que nunca chegam ao resultado pretendido, por mais que tentem: simplesmente são de tal maneira perfectionistas que a pressão posta em si próprios chega a ser demasiada.
Na minha opinião, mais que tudo, os adolescentes tendem a pensar que este período nunca mais vai acabar. Como se não tivessem uma noção do tempo que passa em frente deles. Ou seja, neste período, somos forçados, de uma certa maneira, a novas experiências: nós não queremos muito crescer, mas admiramos a independência.
A adolescência pode ser, ao mesmo tempo, um período de auto-conhecimento e de crescimento pessoal. Nós estamos em constante mudança, o que por vezes pode originar comportamentos não muito exemplares. Mas ao mesmo tempo ganhamos a capacidade, agora mais que nunca, de aprender com os nossos erros e de não voltar a errar.
A adolescência é o período em que nos apercebemos que está tudo a mudar. Que não seremos mais crianças. Que nos apercebemos que adorávamos a nossa infância, que não tínhamos problemas, mas que nos apercebemos que no futuro teremos muito mais.
Aprendemos das nossas experiências passadas a sermos pessoas mais resilientes e de opinar mais sensatamente, de um certo modo, pois temos um ponto de vista quase único para formarmos os nossos argumentos.
No final de contas, é totalmente normal errarmos, mas a adolescência é principalmente um período da nossa vida em que somos quem seremos no futuro, com histórias e um passado para contar, exatamente porque erramos e tivemos a capacidade de aceitar e aprender com os nossos erros. Pois, afinal de tudo, más escolhas fazem boas histórias.

2018.marta_sc
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/09/2018
Idade : 15

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adolescentes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum