ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Violência no Namoro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Violência no Namoro

Mensagem  2017pinhocarpediem em Dom Out 15, 2017 3:59 pm

Muitas são as coisas que me fazem refletir no dia-a-dia, mas algumas causam impacto na forma como eu vejo o que quero e o que não quero na minha vida.
Uma destas reflexões aconteceu há pouco tempo e penso cada vez é mais visível. Falo da violência no namoro.
Vi um documentário que me demonstrou que esta realidade é muito mais complexa do que habitualmente pensamos.
Os protagonistas desta situações pertencem aos dois sexos, pois não é como pensa, ou seja, as raparigas são as únicas vítimas.
Algo comum a todos, tanto vítima como agressor, é a falta de autoestima. No agressor, pois precisa de fazer o/a outro/a sentir-se mal para se sentir mais forte. Na vítima, porque não consegue dizer “não” e “basta”.
Outra consideração importante sobre este tema é que numa elevada maioria das vezes a vítima e/ou agressor também vivenciaram situações de violência doméstica na estrutura familiar. A psicologia explica que essas vivências foram de tal forma intensas que não há possibilidade de separação. No fundo, um agressor também pode ser vítima de algo que teve de forma traumática na sua vida.
Algo que me causa bastante admiração é a explicação que estes protagonistas vítima/agressor dão para explicarem o porquê de aceitarem/praticarem estes atos: o ciúme. Algumas raparigas até demonstram um certo orgulho em saberem dos ciúmes excessivos do respetivo namorado.
Na minha perspetiva, o ciúme nunca, mas nunca pode ser uma explicação aceitável!
A ausência do respeito por si mesmo/a e pelo/a o/a outro/a é a base de todo este problema. Contudo, é necessário perceber que em muitos casos que não houve uma base educacional que proporcionasse tal estrutura.
Na minha opinião estes jovens, tanto a vitima como agressores, precisam de ajuda.
Esta ajuda poderá partir da escola, de casa ou até de organizações relacionadas como o apoio a vitimas de violência domestica.
Cabe, também, a cada um de nós fazer o seu papel na sociedade e denunciar estas situações, assim como, não julgar mas sim apoiar e estimular à mudança.

2017pinhocarpediem
Aspirante
Aspirante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: