ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Perfeição

Ir em baixo

Perfeição Empty Perfeição

Mensagem  2017.emcmcm em Qui Abr 19, 2018 9:33 am

Perfeição caracteriza um ser ideal que em si reúne todas as qualidades e não apresenta um único defeito. Designa um estado onde nada possa ser melhorado, um estado de perfeição. Mas seremos sinceros quem é que no nosso mundo é perfeito? Cada um de nós tem as suas virtudes, as suas limitações e é isso que nos torna únicos. Que piada teria se fossemos todos perfeitos, se não pudessemos melhorar nada em nós, andarmos uma vida num estado sublime, de excelência onde nem um nosso mero fio de cabelo apresenta-se alguma imperfeição? É claro que não tinha nenhuma. A nossa vida baseia-se em aprender, aprimorarmo-nos e superarmos o que nunca pensámos superar. Imaginem vocês nascerem já a saber andar, falar, comer direito a uma mesa, dominarem todas as línguas... até pode parecer giro admito, mas quanto tempo demoraria até estarmos entediados e fartos daquilo? Não muito isso vos prometo.
Perfeição é impossível e se dizem que nada é impossível então talvez perfeição seja mesmo isso, nada. Perfeição é um estado inalcançável para qualquer mortal e até mesmo os deuses tinham defeitos, portanto podemos mesmo concluir que a perfeição não está ao nosso alcance.
Mas quem sabe se a perfeição não é uma palavra criada para nós quebrarmos as nossas barreiras internas, os nossos muros, o que não nos deixa melhorar e quiçá se essa palavra não existe para nós a perseguirmos a vida toda. Tentarmos ser perfeitos em tudo o que fazemos. Sermos filhos perfeitos, pais perfeitos, alunos perfeitos, músicos perfeitos.... Talvez um dos propósitos da vida seja mesmo andarmos atrás da perfeição, como um louco apaixonado anda atrás da sua amada. Porém, essa busca pela perfeição pode se ter tornado obcessiva e atingido níveis críticos e que melhor exemplo dar a não ser um que todos nós, adolescentes, vamos ou estamos a viver: as médias da faculdade onde existem cursos que nos exigem quase o limite da nossa perfeição e das nossas capacidades enquanto seres humanos.
Se perfeição é tudo isto que acabei de escrever, talvez eu goste de ser perfeitamente imperfeita. De cair e levantar-me, de errar e corrigir-me.
Como Fernando Pessoa diz: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito".
2017.emcmcm
2017.emcmcm
Aprendiz
Aprendiz

Perfeição Empty Perdi o Ar na Perfeição

Mensagem  2016.cabral em Seg Dez 17, 2018 2:15 pm

Sufucada. Não consigo respirar. Estou presa. Presa na angústia da vida e padrões que me impuseram. Não consigo me mexer. Uma corda percorre o meu corpo, amarrando-me à dor que me foi incutida.
Perfeição. "Vejo um grande futuro para ti", "Sei que vais suceder", "Tu és capacitada, para ti é fácil" frases que são motivação, mas ao mesmo tempo desespero. Até que ponto aguento? Aguento estar à espera de corresponder às expetativas dos outros?
Impuseram-me um caminho desde pequena. "Tens jeito para isto" e "Não tens jeito para isto", como escolho o que sou se o que sou já faz parte de quem os outros me tornaram?
Não quero ser perfeita. Recuso-me a aceitar isso como uma parte inevitável de quem sou. Liberta-me, Deus, que as cordas estão a apertar. Liberta-me, Deus, que a loucura é a próxima etapa. Porquê criam expetativas em vão? Quero sentir. A liberdade, o que todos ansiamos, mas poucos alcançamos. Oh meu Deus, não quero cair nas mágoas da tristeza, recuso-me a fazer parte. A sociedade a tentar controlar-me, mas quero tomar as rédeas do controlo. Por vezes deixo que me afete, talvez porque ainda tente encontrar o equilíbrio ou simplesmente estou tão perdida como o que se encontra ao meu lado. Será estar perdida assim tão mau? Não creio nisto, pela primeira vez sinto-me livre porque estou perdida. Perdida signfica que refleti e repensei quem sou, quem ser e serei. Deus, obrigada, porque todos os grandes sábios passaram pela loucura e saíram de lá mais forte do que entraram. Deus, obrigada, porque deste-me uma chance de decidir.
Decidir. Desilusão para outros, sem dúvida. Peço perdão à minha família e a todos os que me julgavam como diferente, mas quem sou está tão nítido como o medo que percorre o meu coração. Peço perdão porque escolhi um caminho distinto do que desejavam. Mas peço desculpa por não sentir estas desculpas.
E hoje escolho desapertar as correntes.

Desapeguei Da Sociedade, mas que satisfação e que felicidade.

2016.cabral
Moderador
Moderador

Permissão deste fórum: