ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Preconceito e discriminação

Ir em baixo

Preconceito e discriminação Empty Preconceito e discriminação

Mensagem  Carolina em Sab Dez 15, 2018 5:19 pm

O Preconceito e discriminação é uma ação que trata injustamente as pessoas por estas pertencerem a um determinado grupo social, classe ou categoria ou seja é um tratamento injusto para a  pessoa, grupo racial ou a minoria.
    Efetivamente, pessoas têm-se discriminado entre si com base em atributos como o género, religião, antecedentes culturais e geográficos e raça. O preconceito tornou-se um problema na nossa sociedade atual tal como muita da nossa história é baseada no ódio. Por exemplo, nos anos 1600, homens brancos usavam africanos como escravos que tratavam de forma desumana; Até meados de 1900 pessoas de cor não podiam usar as mesmas fontes de bebida que os brancos; Durante a segunda guerra mundial Hitler e seus homens mataram mais de cinco milhões de pessoas pois eram judeus ou não eram sua definição de “normal”.  
     Eu acredito que podemos diminuir a quantidade de preconceito e descriminação no mundo porem, não acho que isto vai desaparecer completamente. Sempre haverá indivíduos que discriminam pessoas que muitas vezes esses indivíduos formam grandes grupos que recrutam novos membros para impor seu ódio aos que têm certa religião ou tom de pele. Obviamente, ninguém pode dizer a essas pessoas que elas não podem ter suas próprias opiniões ou crenças, pois elas têm o direito de odiar quem quiserem. Porém acredito que podemos educar para isso não acontecer.
    Portanto, nós, como raça humana, precisamos de não julgar as pessoas antes de conhecê-las por quem elas são. Hoje em dia, existem diversas pessoas diferentes que os estereótipos estão quase sempre incorretos, já que muitas pessoas escolhem não ser seguidores, mas sim indivíduos. Por isso acredito que as pessoas precisam parar de “seguir a multidão” e formar suas próprias opiniões

Carolina
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/09/2018

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preconceito e discriminação Empty Atualmente, a sociedade ainda discrimina pela obesidade

Mensagem  2016Marta em Qui Maio 09, 2019 8:51 pm

Em pleno século XXI e com uma sociedade tão evoluída como a nossa, nomeadamente a nível tecnológico, como é admissível a existência de tantos preconceitos, através da cor, da religião ou da aparência, entre os indivíduos que a constituem?
Todos os preconceitos derivam de uma ideia preconcebida, ou seja, a sociedade impõe aos seus cidadãos aquilo que é o normal e o aceitável de se apresentar; desta forma, todos os que distam destes padrões, como os obesos, são olhados com conjetura e discriminação.
O primeiro exemplo que evidencia esta distinção ocorre a nível profissional, pois ainda existem muitas entidades empregadoras que julgam os funcionários apenas pela sua aparência; como se isso fosse um indicador da sua capacidade e potencialidade. Outro exemplo acontece quando estes indivíduos se deslocam a um expositor de roupa, apreciam uma peça e, quando percorrem as etiquetas verificam que nenhum tamanho corresponde ao seu. Afinal, onde está a igualdade na sociedade se um indivíduo com excesso de peso não tem o direito de vestir aquilo que é fabricado para os indivíduos padronizados?
Estes exemplos, assim como muitos outros, justificam a desmotivação e a falta de autoestima que caracteriza estes indivíduos. O pior deste tipo de discriminação é que, ao contrário do preconceito pela cor, nestes casos a maioria das pessoas não esconde o riso; é como se o excesso de peso apenas tivesse origem na preguiça e no desleixo quando, inúmeras vezes, existe uma forte razão, seja relacionada com a saúde ou emocional, que justifica este aumento descontrolado de peso.
Para concluir, não podemos deixar que os números que estão na balança definam aquilo que somos ou valemos. Para além disso, não nos podemos esquecer que há um mundo lá fora carregado de novas oportunidades e sonhos à nossa espera.

2016Marta
Moderador
Moderador

Mensagens : 32
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum