ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2017.mjoãoazevedo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 36
Data de inscrição : 19/09/2017

Há quanto tempo não fazes realmente uma pausa? Empty Há quanto tempo não fazes realmente uma pausa?

Sáb Jan 19, 2019 10:36 pm
Há quanto tempo não fazes realmente uma pausa?
O nosso quotidiano é marcado pelo stress e pela falta de tempo. Os dias de trabalho (escola) são cada vez mais longos e, mesmo no tempo livre, estamos constantemente contactáveis (o que implica que nunca ou quase nunca desligamos), e/ou estamos a estudar. A vida familiar é também cada vez mais desgastante, não só para nós mas também para os nossos pais.
Nós estamos constantemente ocupados com atividades extra-curriculares (desportos, explicações, etc), o que exige um esforço de organização igualmente desgastante para os pais.
E mesmo quando nos afastamos do quotidiano e da rotina, com (supostamente) o objetivo de descontrair, a verdade é que passamos maior parte do nosso tempo nas redes sociais a tentar mostrar o nosso “relaxamento”. É inegável: não conseguimos desligar!!
Isso, contudo, afeta a nossa capacidade de atenção e de concentração que é forçada até ao limite, e muitas vezes vai para além deste.
A distração é o estado mais comum da nossa mente hoje em dia, que esta em constante movimento, a saltar de sentimento em sentimento, de preocupação em preocupação, de recordação em recordação, de pensamento em pensamento. O que causa stress e significa que a nossa mente raramente está no presente; constantemente agarrada ao passado ou futuro. A preocupação e o medo do que pode acontecer ou remorsos do que já aconteceu.
Para contrariar isso existe um estado de consciência atento, focado no presente e isento de stress: “mindfulness” (algo que poucos conseguem alcançar).
Um conjunto de tradições espirituais criadas para o desenvolvimento da consciência, não só a pratica de meditação, yoga ou por exemplo pilates, mas tudo aquilo que nos acalma e ocupa a mente, uma “distração” boa. Porque não a pintura, a cozinha, desenho…
Algo que nos distraia por algum tempo inicialmente, e que no futuro possa ser aumentado até estarmos completamente imersos naquilo que estamos a fazer.
Há quanto tempo não te sentes completamente desligado, sem problemas, sem stress, sem preocupações?
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos