ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
2017pinhocarpediem
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 39
Pontos : 117
Data de inscrição : 23/09/2017

Exercício físico como forma de libertação Empty Exercício físico como forma de libertação

Dom Fev 10, 2019 5:05 pm
Em pleno século XXI, é indiscutível que a sociedade procura melhorar a sua qualidade de vida, através de várias estratégias.
Estas estratégias são diferentes, dependentes de várias circunstâncias, tais como o poder económico de cada indivíduo, a sua religião, os seus valores, a sua escolaridade, o ambiente onde vive, a sua profissão, entre outros exemplos.
Na minha perspetiva, hoje em dia, a sociedade já percebeu que para melhorar a sua qualidade de vida, que inclui ter uma vida saudável, precisa de se exercitar. Este exercitar inclui várias formas de o fazer, desde o ginásio até a uma caminhada ao ar livre, no meio da natureza. Na verdade, bastava uma pequena pesquisa pela internet, para se entender as várias consequências positivas de se praticar desporto. Mas quando falo em desporto, quero sobretudo referir-me ao exercício físico. Desporto pode ser entendido como algo que se faz por competição, enquanto exercício físico pode ser apenas exercitar-se, por exemplo, diariamente através de uma simples caminhada, ou de fazer aulas em grupo.
Contudo, dentro das várias opções que o indivíduo possa ter, considero que existe algo comum entre elas, sendo a necessidade de libertação. Por libertação, neste contexto, entende-se a fuga perante uma vida agitada, stressada, onde o objetivo é sair da rotina, é ter um momento de prazer, é investir na saúde e na procura de equilíbrio.
Cada vez mais, penso que os cidadãos se preocupam mais em encontrar esta libertação, pois a vida torna-se cada vez mais exigente, assim como cada vez mais há mais informação científica que comprova que investir na saúde é uma forma de viver mais anos e com qualidade. Como prova também desta nova realidade, são os vários cursos profissionais e superiores que estão diretamente e indiretamente ligados à área do bem-estar e do desporto, como por exemplo, fisioterapia, ciências do desporto, desporto e lazer, entre outros. Para além disso, existem cada vez mais alternativas, tais como pilates, hidroginástica, hidroterapia, que procuram chegar às diferentes necessidades dos vários utentes, tais como aqueles que possam ter limitações físicas ou doenças limitantes.
Na verdade, considero que exercitar é sinónimo de libertação, não só para o próprio corpo, mas essencialmente da mente. Aliás, encontrando-me eu no Curso Animação SocioDesportiva, do qual pretendo seguir na área superior, querendo ser alguém que contribuirá para o bem-estar e alcance de saúde para as pessoas.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos