ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

O papel dos jovens

+4
2015.luciapinto
2015.Manel
2015.hikarivision
Rui Filipe
8 participantes
Ir para baixo
avatar
Rui Filipe
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 9
Pontos : 15
Data de inscrição : 16/09/2014
Idade : 24
Localização : Argoncilhe

O papel dos jovens  Empty O papel dos jovens

Seg Jun 01, 2015 9:14 pm
A juventude é, sem dúvida, uma fase da vida do ser humano, onde há uma certa vontade de tentar mudar o mundo. Desta forma, o mundo tornar-se-ia mais justo e com menos adversidades que, por vezes, são tão grandes, que não as conseguimos transcender.

Os jovens têm, como se costuma dizer "sangue na guelra" que, por vezes não é fácil encontrar em pessoas com uma maior maturidade.

Estes tentam por inúmeras formas, "mudar o mundo", como referido anteriormente. A melhor maneira, será, porventura, através da educação, estudando muito, para quando forem mais maduros, chegar ao poder e, dessa forma, mudar o rumo dos acontecimentos.

No entanto, para os jovens não é fácil transmitir as suas ideias/opiniões, pois não os deixam. As pessoas com mais idade, consideram os jovens ainda imaturos e sem voto na matéria, o que nem sempre é assim. Por vezes, as melhores ideias são sugeridas por jovens e,por isso, os jovens deveriam ter uma maior liberdade e não serem aprisionados...

Concluindo, os jovens devem ser ouvidos e respeitados tal e qual os mais velhos, havendo, assim, uma maior igualdade entre os dois grupos.
2015.hikarivision
2015.hikarivision
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 32
Data de inscrição : 14/09/2015
Localização : Paradise

O papel dos jovens  Empty O papel dos jovens

Dom Out 04, 2015 8:53 pm
Atualmente o papel dos jovens é fundamental.
Os jovens são o futuro. Eles têm de ter a consciência da realidade e de como a podem mudar.
Os jovens não podem ser formatados, uma vez que seria insustentável para a humanidade todos pensarem da mesma maneira.
É preciso jovens inovadores, autónomos com a sua própria opinião e perspetiva de ver o mundo.
Vão ser os jovens que vão mudar sociedades através dos seus conhecimentos e aptidões nisso se irá refletir o ambiente de vida que o individuo experimentou até agora.
Num país os jovens são essenciais para garantir a renovação do povo, porém ao longo dos anos a natalidade tem diminuído.
Outra situação é que quando nascemos não temos ódio, não sabemos as coisas, não nascemos ensinados, por isso devemos ser ensinados com valores, o único problema desta situação é que quem ensina tem que ter moral para o fazer e nesta sociedade são poucos os que têm moral para ensinar a uma criança valores de justiça, igualdade, etc.. quando o que mais se ouve é a corrupção a hipocrisia, as guerras....
Com isto, temos que mudar a sociedade e quem o irá fazer são os jovens que têm a capacidade de ver para além do que lhes é ensinado.
avatar
2015.Manel
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 19/09/2015

O papel dos jovens  Empty Re: O papel dos jovens

Qui Nov 05, 2015 7:42 pm
O que eu penso em relação aos jovens, e principalmente, em relação aos jovens que pensam em política, é que temos falta de pensar consequentemente, ou seja, temos vontade de mudar o mundo a níveis tão extremos que nos esquecemos do resto. Existe um ditado que dizia "quem é jovem e não é comunista, é louco; quem é velho e é comunista, tão louco é." E de uma maneira ou de outra, é verdade, os jovens defendem um valor como o comunismo porque pensam que a sociedade se consegue adaptar a essa mudança. Mas a verdade é que não estão a pensar nas consequências.
Mesmo assim, e estando me a contradizer, penso que os jovens têm todo o direito a votar e a expressar a sua opinião, mesmo que possa não ser a mais correta. Todos temos os mesmos direitos, e a partir do momento que isso parar de acontecer, acaba a democracia em Portugal...
2015.luciapinto
2015.luciapinto
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 30
Pontos : 54
Data de inscrição : 14/09/2015
Idade : 23
Localização : pedorido

O papel dos jovens  Empty Re: O papel dos jovens

Sex Nov 20, 2015 8:25 pm
Concordo, existem muitas diferenciações entre os jovens e os adultos, e acredito que muitos dos jovens tenham uma maturidade e um pensamento maior do que alguns adultos, mas nem sempre é assim, somos todos diferentes e amadurecemos cada um ao seu tempo, deve ser por causa disso que aos dezoito anos somos maiores de idade, pois deve ser a idade media entre jovens e adultos que temos uma preservativa diferente do mundo e provavelmente o julga-mos e vemos de outra forma. É apenas uma conclusão atirada "para o ar" pois eu não tenho certeza disso, mas tenho 100% de certeza que uma grande percentagem de jovens no mundo tem uma mentalidade muito fraca e continuam a fazer coisas de crianças, mas também tenho certeza que muitos deles tem uma maturidade e mentalidade muito forte e avançada e que provavelmente esses poderiam conversar sobre assuntos em que tivessem o mesmo "voto na matéria" como os adultos, mas torno a repetir nem todos tem essa capacidade dentro de si por isso mesmo não sermos ouvidos maior parte do tempo, pois somos todos tratados da mesma maneira e defendidos como imaturos e crianças que não tem opinião pessoal...
avatar
2016.IrSa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 24/09/2016

O papel dos jovens  Empty O papel dos jovens

Qui Out 06, 2016 9:34 pm
Os últimos anos têm sofrido uma reviravolta tecnológica maravilhosa.
Nós somos a geração que está a crescer com isto, que nasceu com a mudança e a evolução. Talvez seja daqui que vem a nossa vontade de mudar o mundo, de transformá-lo. Queremos que a nossa geração deixe a sua marca. Uma grande marca.
Mas para isso e preciso deixarem-nos voar. Estamos com as nossas ideias em "chamas" estas chamas que vão crescendo. Mas como todo o fogo se apaga, se não nos deixarem falar, se não nos ouvirem vamos acabar por nos acomodar e deixar de pensar.
O mundo daqui a 30 anos vai ser "nosso". Vai ser a nossa geração que o vai estar a comandar , então, temos de prepará-lo para nós, para a nossa mudança, pela nossa vontade de transformar.
Temos jovens que desejam ser ouvidos , cheios de ideias, pensamentos que merecem ser argumentados. Com uma capacidade de observar o que está a sua volta.
Nós temos o dever de preparar o mundo para esta reviravolta. Temos que mostrar que há um lado incrível na inovação. Não podemos ter medo do futuro e agarrá-lo.
avatar
2016.msantos
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 10
Data de inscrição : 14/09/2016

O papel dos jovens  Empty O papel dos jovens

Ter Jan 03, 2017 7:37 pm
Atualmente a sociedade tem uma ideia um pouco distorcida dos jovens.
Assumem que como os tempos mudaram, entramos no tempo das tecnologias, a vida dos jovens vá ser dedicada exclusivamente a estas.
Estamos no tempo das novas tecnologias sim, mas não quer dizer que todos os nossos pensamos e atitudes sejam em prol deste novo mundo tecnológico.
Os jovens continuam a ter coração, a pensar nos problemas que a nossa sociedade enfrenta todos os dias, procuram soluções dentro dos diversos problemas, e tentam todos os dias mudar o mundo com simples gestos.
Os jovens podem não ter tanta experiência de vida como os adultos, ou não compreendem muito bem alguns dos problemas da sociedade, no entanto estão prontos para aprender, colocar questões, mas é necessário alguém ao seu lado para o ajudar, a perceber o porquê de algo ser de uma maneira e não de outra. É preciso a iniciativa e vontade dos mais velhos para o fazerem.
Somos jovens interessados e queremos fazer a diferença. Contudo todos nós temos maneiras diferentes de reagir perante os problemas e os jovens não são exceção.
Queremos mudar o mundo, deixar um legado para os futuros jovens. Por isso devemos ser ouvidos, temos ideias frescas, novas criticas e mudanças a fazer, no entanto precisamos de ajuda de todos os que nos rodeiam.
Pois o jovem de hoje é o homem de amanhã.
avatar
2017.dianaribeiro
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 15
Data de inscrição : 25/09/2017

O papel dos jovens  Empty O papel dos jovens

Qua Set 27, 2017 6:57 pm
No meu ponto de vista, na sociedade atual os jovens não são vistos da forma mais correta, ou pelo menos, pela qual deveriam ser vistos!
Na minha opinião, ao longo do tempo os jovens sempre foram vistos como pessoas que pelo facto de estarem a crescer, não pode tomar posição ou dar a sua opinião relativamente a alguns assuntos.
Eu acho que esta ideia não é a mais correta, uma vez que, exatamente pelo fato dos jovens estarem a crescer é que precisam de aprender, e aprender não é apenas ver os outros fazer, mas sim também o fazer, pois será assim que irão aprender! Para além disso os jovens são a geração futura da qual o mundo dependerá! Se não aprenderem, quando forem enfrentados com os assuntos realmente relevantes e de um carácter mais importante não serão capazes de o fazer. É por isso que os jovens devem ser incentivados a enfrentar o mundo tal como ele é e não serem demasiados "protegidos" para não sofrerem, pois o que não sofrerem naquela altura, muito possivelmente irão sofrer mais tarde e de uma pior forma.
É por isso que acho que todas as sociedades devem dar voz aos jovens, independentemente, de onde vêm, quem são, a sua raça...
Todos devem ser elementos presentes de uma sociedade e mostrar que podem, de facto, ser muito mais do que aquilo que os outros julgam! Dar voz aos jovens, não é apenas uma vantagem para eles, pois certamente irão aprender com essa experiência, mas sim uma vantagem para toda a sociedade!
Os jovens são os elementos da sociedade que devem ser "estimulados" para o mundo que os espera e assim poder fazer do mundo um lugar melhor e serem uma "geração de perfeição"!
avatar
2016Marta
Moderador
Mensagens : 34
Pontos : 34
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 22

O papel dos jovens  Empty O papel dos jovens na sociedade

Qui Nov 01, 2018 4:16 pm
Para a sociedade em geral todos os jovens devem estudar, aplicar-se para serem médicos ou engenheiros; contudo, esquecem-se de que existem inúmeros jovens e uma imensa panóplia de profissões.
Se todas as pessoas que estão neste momento numa sala de aula, ou num auditório carregado de alunos com a mente cheia de sonhos tivessem o mesmo objetivo profissional, o que seria feito das outras carreiras? Sim, claro que todos os estudantes se devem dedicar e aplicar para terem as melhores notas possíveis, mas o facto de se ter média de dezoito ou dezanove valores não implica que se tenha que seguir a área de saúde ou se ser um grande engenheiro.
Esta é uma ideia que para mim os jovens têm função de refutar ao longo da sua vida! Se sonham em seguir música, artes ou abrir uma loja por conta própria, o facto de serem alunos brilhantes impedem que o façam?
Os jovens devem imaginar, pensar, ter capacidade de ser diferentes!
Por vezes, o passar o dia, o fim de semana ou as férias numa secretária cheia de livros e folhas não basta para um jovem construir a sua própria personalidade, a sua identidade. O tempo livre dos jovens atualmente é abafado pelo estudo permanente. E nesta adolescência onde está o tempo para passear, conviver ou visitar locais que desejámos?
Muitos jovens querem, por exemplo, entrar em associações de ajuda aos sem-abrigo, ou no banco alimentar mas o tempo é muito escasso para isso... Contudo, a sociedade espera que estas ações sejam praticadas pelos jovens, pois acarretam o sentido de responsabilidade que é necessário para a vida profissional, para a vida adulta.
Em suma, todos os indivíduos esperam que a geração dos jovens traga alegria e esperança numa sociedade considerada por vezes estagnada, mas se a sociedade é a primeira a impor obstáculos a este objetivo, como é que o devemos fazer?
Conteúdo patrocinado

O papel dos jovens  Empty Re: O papel dos jovens

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos