ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
miguelspd
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 21
Data de inscrição : 12/10/2014

Uma sociedade de vícios Empty Uma sociedade de vícios

Qua maio 11, 2016 7:45 am
   Atualmente encontramo-nos numa sociedade cheia de vícios. Todos nós já vimos ou soubemos de situações destas, é muito comum infelizmente.
    Os vícios não são só o tabaco, álcool, casino..., é todo o ato repetitivo que de alguma maneira causa algum tipo de prejuízo, tanto psicológico como financeiro, familiar ou outro, ao viciado e às pessoas que com ele vivem ou convivem, associado a uma dependência e grande falta de controlo do ato praticado.
    O vício pode causar na pessoa uma dependência tão grande, ao ponto de na vida, a pessoa não se sentir realizada/satisfeita a fazer mais nada, uma vida triste, que parece não fazer sentido sem o vício.
Um dos grandes exemplos dos nossos dias são  jovens que não se conseguem desprender do telemóvel ou computador, são completamente dominados pela vontade de usar, de mandar mensagens,... o vício pode aparecer de 1001 maneiras diferentes e qualquer um é suscetível de cair no erro, especialmente em situações de fragilidade psicólogica em que temos necessidade de encontrar algo que nos faça esquecer problemas, alegrar fazer sentir bem, no entanto não não podemos cair na tentação pois essa decisão trazer-nos-á ainda mais problemas. É assim um pau de dois bicos pois por um lado alegra-nos por outro domina-nos.
    Os vícios podem ser considerados como doenças, são possíveis de cura; por mais dificil que seja, qualquer vício é possível de ser eliminado.
Para acabar com estes, o fator mais importante é a força de vontade própria em mudar, não se advinha uma tarefa nada fácil, mas nunca impossível.
    Quando nos deparamos com situações destas, por exemplo em amigos, o melhor é tentar motivar essa pessoa para mudar, em caso de problemas mais graves é preferível procurar ajuda profissional.
Não podemos julgar estas pessoas, condena-las, mas sim ajuda-las.
    Façamos um esforço por uma socidade melhor, uma sociedade sem vícios!

     Partilha a aqui tua opinião!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos