ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
Abel
Abel
Administrador
Mensagens : 421
Pontos : 714
Data de inscrição : 17/05/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia
https://ulnc.forumeiros.com

7S: Os Condenados de Shawshank Empty 7S: Os Condenados de Shawshank

Sex maio 06, 2011 2:22 pm
"The Shawshank Redemption", em português "Os Condenados de Shawshank" não é só mais uma adaptação para o cinema de um romance de Stephen King. É seguramente a melhor adaptação alguma vez feita.

Andy Dufresne (Tim Robbins) é um banqueiro bem-sucedido cuja vida muda drasticamente quando é condenado a prisão perpétua pelo assassínio da sua mulher e amante, sendo enviado para a prisão de Shawshank, tornando-se amigo de Red (Morgan Freeman). Andy tenta adaptar-se à vida na prisão e parte numa viagem inesquecível com Red através das paredes da prisão.

Sendo que, no final, a esperança é a única que ajuda a que os homens continuem vivos ou, pelo menos, a que queiram continuar a viver. Uma vida que só tem valor se tivermos uma amizade com quem partilhá-la, uma ideia bem presente ao longo deste filme que, no final de contas, é sinónimo de esperança inabalável: pois, enquanto houver esperança haverá sempre uma razão para nos levantarmos após uma queda, seja de que altura for, olhar em frente, limpar o suor da testa, e recomeçar o caminho para a paz e felicidade… o caminho para a redenção.

Conseguimos pensar em variadas concepções acerca do que realmente é “Os Condenados de Shawshank”: Inicialmente, quando ainda relativamente desconhecido, vemo-lo como um filme sobre a vida na prisão ou sobre a justiça. Depois, talvez, um filme sobre o salvamento da alma. A seguir um filme sobre a esperança… e por aí fora. A verdade é que Shawshank é tudo isto, mas não apenas. A nosso ver, acima de todas as coisas, é um filme sobre o que de maior existe em cada um de nós, e isso não é, de todo, definível por palavras.

Vemos, cada vez mais, filmes tentarem ser fontes de inspiração e passarem mensagens fortes e poderosas. Shawshank não teve qualquer ambição desmedida e fê-lo como nenhum outro. Isto porque mexe com algo cá dentro, uma necessidade que nos acompanha toda a vida; uma necessidade de viver com esperança e de saber que, por aí algures, existe alguém que nos pode fazer acreditar que é possível.
Mas, afinal, entre silêncios e sussurros, gritos e situações de horror, a vivência desta comunidade de presos é traçada em "Os Condenados de Shawshank" de uma forma sensível e com alguns toques de humor, transformando este filme numa das maiores obras cinematográficas de sempre.



Ricardo, Simão e João

______________________

"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte." - Aristóteles
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos