ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
daniaraujo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 20
Data de inscrição : 13/03/2020
Idade : 21
Localização : Pedroso

Homofobia e Homoparentalidade Empty Homofobia e Homoparentalidade

Seg Jun 08, 2020 10:29 am
A homofobia e a homoparaentalidade são dois assuntos muito frágeis na nossa sociedade, em pleno seculo XXI. Eu, pessoalmente, acho que estes assuntos deviam de ser aceites com mais normalidade (devido aos avanços a nível psíquico da nossa humanidade) mas, muito honestamente, quem sou eu no meio de bilhões de pessoas? O que é que uma só cabeça pode fazer para mudar tantas outras? A resposta mais óbvia é NADA, sim NADA, porque eu, sendo desta geração, tenho uma maior facilidade de encarar e aceitar assuntos como Homossexualidade que fazem derivar assuntos que na minha opinião são negativos (como a Homofobia) ou positivos (como a Homoparentalidade), do que pessoas com mais idade, que em parte de princípio têm mentes mais retrógradas.
A Homofobia é algo horrível sem dúvida alguma, e consiste no desprezo, preconceito e aversão em relação a pessoas homossexuais, bissexuais, transgéneros… Infelizmente, não se consegue mudar a mentalidade de todas as pessoas e sei que vai sempre haver alguém a alimentar este preconceito, mas era tão bom que todos os seres humanos se aceitassem, independentemente das suas orientações sexuais, era tão bom que as pessoas homofóbicas percebessem finalmente que ser gay ou lésbica não altera em nada a personalidade de uma pessoa e que isso não os torna “menos” ou inferiores ao resto das pessoas… era bom sim, mas com muita pena minha, isto não vai mudar tão rapidamente e com tanta facilidade.
Quanto à Homoparentalidade, eu acho que é um assunto positivo, porque dá a oportunidade a várias crianças de arranjarem finalmente um lar. Ou seja, existem milhares de crianças em orfanatos, que desesperam por ter uma família, e um casal homossexual, tal como um casal dito “normal”, pode proporcionar-lhes essa alegria. Para além disso, como não podem ter filhos naturalmente e adotar é uma das únicas opções, ao terem um filho adotivo, os casais homossexuais podem finalmente ser pais e ainda por cima melhoram a vida de uma ou mais crianças. A Homoparentalidade também é alvo de um grande preconceito, uma coisa leva à outra, pessoas homofóbicas desprezam os homossexuais e não aceitam a parentalidade dos mesmos, algo que na minha sincera opinião também devia de ser encarado com naturalidade nos dias de hoje.
Sinto que o ser humano deveria de aceitar melhor a diferença e a mudança, não estou a dizer que temos todos de apoiar a 100% a homossexualidade, a bissexualidade, a transgeneriedade… mas no mínimo dos mínimos devemos de respeitar as escolhas e diferenças dos outros e deste modo não enaltecer o preconceito dos mesmos, que neste caso é a Homofobia, nem duvidar da sua capacidade como pais e sim aceitar isso de bom grado, no caso da Homoparentalidade.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos