ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
catarina_2020
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 23/09/2020

Saudade Empty Saudade

Qua Mar 17, 2021 7:10 pm
"Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido."

-Pablo Neruda

Pablo Neruda fez com que eu me apaixonasse completamente por poesia. Sou fanática pela forma como o autor escreve, depositando todo o sentimento carregado por si em cada palavra. Este específico soneto tem todo o meu coração, e o de muitos mais com certeza. Por mais indesejado que seja, cada um de nós é capaz de se relacionar com a dor que o poema carrega.
Neste soneto, o autor expressa a escuridão com que somos assombrados depois da partida de alguém que amamos, dizendo que a saudade é a ausência do amado, mas a presença do amor. Saudade é amar o passado que já não volta. O autor chega a comparar a saudade com “o inferno dos que perderam”, realçando a dor que parece nos queimar vivos, de dentro para fora.
No fim do soneto, Pablo Neruda diz que “Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: / aquela que nunca amou. / Esse é o maior dos sofrimentos/(…)”. Eu não poderia concordar mais.
O mais triste dos sentimentos é, aos meus olhos, a solidão. O mais triste da vida é “passar pela vida e não viver”. O mais triste da nossa existência é não sentir falta de nenhum outro ser, é não amar nenhum outro ser.

Praimus gosta desta mensagem

avatar
Fil.1515
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 25
Data de inscrição : 18/09/2022

Saudade Empty Re: Saudade

Dom Abr 30, 2023 10:37 pm
Saudade é uma palavra muito especial em português, visto que não existe uma tradução exata desta palavra noutras línguas. Sinto saudade de pessoas que ainda cá estão e que já foram. Todos sentimos saudade quer de alguém quer de alguns tempos. Tenho saudades da minha infância, dos meus amigos, mesmo que ainda os vá ver esta semana, da minha mãe, do meu pai, do meu irmão, mesmo que eles estejam na mesma casa que eu.
Então o quê que é a saudade em si? Por definição é um sentimento que descreve uma mistura de sentimentos, como a perda, a falta, a distância e o amor. Mas na minha opinião também pode significar tristeza, ou pelo menos é um sentimento associado á saudade, porque este sentimento de nostalgia faz me sentir um pouco triste. Fico triste quando tenho saudades do meu tio, do meu avô e dos meus outros familiares que já não estão cá, mas n descrevia o que sinto quando me lembro deles como tristeza e sim saudade, este sentimento é muito mais abrangente, descreve a nostalgia, a alegria nas memórias, a falta que eles me fazem, o aperto no coração ao pensar que não os posso abraçar e o amor que sinto por eles, tudo num só sentimento, numa só palavra, na palavra muito usada na poesia portuguesa, na palavra tão única, curta, que a faz parecer simples, mas que descreve um estado de espírito tão complexo, tão bonito e triste e destruidor ao mesmo tempo, saudade. Do ontem, do hoje e do amanhã, sinto saudades de alguma coisa todos os dias, nem que seja do chorar de rir de ontem ou do abraço de alguém amanhã, sinto que não damos hoje em dia a importância merecida a esta pequena palavrinha na língua portuguesa, daí ter decidido dedicar um tempinho do meu dia para trazer aqui o que para mim é a saudade! 
avatar
macarena
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 12
Data de inscrição : 15/09/2023

Saudade Empty [Opinião] Saudade

Qui Jan 04, 2024 7:42 pm
 A saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. A palavra tem origem no latim e significa solidão, embora não exista uma tradução exata. É um sentimento único e profundo que sentimos ao longo da vida e que nos liga a momentos, pessoas ou lugares que deixam uma marca profunda no nosso coração.
A saudade é um sentimento inexplicável pois pode ser nostálgica, melancólica ou até mesmo libertadora.
Podemos sentir saudades de um irmão que vive longe, do toque de alguém, de um doce que comíamos na nossa infância, de uma praia ou até mesmo de algo que nunca existiu.
Uma das características mais interessantes da saudade é sua sutileza e intensidade, esta pode ser um sentimento passageiro, que surge e desaparece rapidamente, ou uma presença constante nos nossos pensamentos e coração. A saudade pode ser despertada por uma música, um perfume, uma fotografia, um lugar ou simplesmente pela ausência de alguém que amamos.
Esta, também pode se pode traduzir de forma dolorosa e solitária, por exemplo quando uma pessoa muito importante, que fez parte das nossas vidas durante um longo período de tempo, simplesmente morre ou desaparece, fazendo-nos sentir incompletos, como se uma parte de nós faltasse. Mas, ao mesmo tempo, também pode ser esperançosa pois lembra-nos que vamos acabar sempre por criar laço fortes e permanentes, que nos conectam, mesmo que tenhamos de enfrentar vários obstáculos, como a distância.
A saudade também é um convite à reflexão e à apreciação. Ela faz-nos apreciar as pessoas e os momentos que temos nas nossas vidas, pois sabemos o quão preciosos e especiais eles podem ser. Recorda-nos que devemos aproveitar cada momento, valorizar cada abraço, cada sorriso e cada gesto de amor.
Além disso, a saudade pode ser uma poderosa motivação para a busca da felicidade, impulsiona-nos a agir, a tomar decisões e a enfrentar desafios. Ensina-nos que a vida é curta demais para ser desperdiçada com arrependimentos e que devemos correr atrás daquilo que nos faz verdadeiramente felizes.
Não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram.” -Fernando Pessoa
Conteúdo patrocinado

Saudade Empty Re: Saudade

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos