ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
catarina_2020
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 23/09/2020

Adolescência Empty Adolescência

Sáb maio 29, 2021 1:34 pm
Ser adolescente nunca foi fácil. Tudo o que aprendemos nesta fase da nossa vida ficará connosco até que o nosso coração não possa bater mais, seja algo bom ou mau. É aqui onde começamos a desenvolver a nossa identidade e a criar as nossas próprias opiniões e princípios, aprendendo a lutar por estes. Percebemos que o mundo ainda pode evoluir e cada um de nós tenta fazer parte dessa evolução.
Durante esta fase estamos constantemente sob pressão, vinda da sociedade ou até dos nossos próprios pais. Pressionam-nos para ser mais, para ser menos, para ser diferente, para ser igual aos outros, para sair de casa mais frequentemente, para não sair de casa tantas vezes, para aproveitar mais, para aproveitar menos, para viver, para falar, para permanecer calado… Parece que não interessa o que fazemos. Estamos condenados se fazemos algo, e condenados se não o fazemos.
Toda esta pressão pode, também, estar presente na nossa vida académica. É nesta fase que tomamos importantes decisões que influenciarão o nosso futuro, e, por vezes, alguns de nós, são obrigados a escolher um caminho por onde não querem passar.
Este assunto em particular leva-me a falar sobre as relações entre os pais e os seus filhos. Pessoalmente, sinto que, com o passar dos anos, os pais têm tentado tratar os filhos como pessoas iguais a si mesmos e não como alguém abaixo. Mas, mesmo assim, ainda existe uma clara falta de comunicação entre ambas as partes. Isto pode originar problemas que se poderiam facilmente evitar, como falta de compreensão, o que pode levar a falta de confiança, mentiras e muito mais.
Adolescentes são também, geralmente, influenciáveis. É por esta razão que é tão importante que nos sintamos bem com as pessoas ao nosso redor, porque estas têm uma notória influência na nossa personalidade, princípios e opiniões.
Mas ser um adolescente pode ser uma das melhores fases da vida de alguém.
Nestes anos, sentimos que tudo é possível e temos liberdade suficiente sem possuir demasiadas responsabilidades. É aqui que grande parte de nós aprende a viver ao máximo e a aproveitar cada dia e cada segundo como se fosse o último. É aqui que temos todos os sentimentos à flor da pele e sentimos que nunca ninguém sentiu ou viveu da forma como o fazemos. Aqui é onde encontramos o amor, ou aprendemos o que ele é. É aqui que temos uma lista incontável de sonhos a realizar. É aqui que lutamos, nos adaptamos, onde a sede de fazer parte a algo maior do que nós mesmos consegue tomar conta do nosso ser.
Ser um adolescente não é um mar de rosas e nunca o será, mas podem, sem dúvida, ser os anos mais genuínos, espontâneos e mágicos de toda a nossa vida.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos