ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

O bullying

+4
OPORTO
notmeee
15492J
Ana Rodrigues
8 participantes
Ir para baixo
avatar
Ana Rodrigues
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 31
Data de inscrição : 06/11/2020

O bullying  Empty O bullying

Sex Jun 11, 2021 9:31 pm
O Bullying é toda a ameaça à integridade física ou psicológica de uma pessoa pelo simples facto de esta existir. Este ato tem sido prática cada vez mais frequente entre os jovens, especialmente em crianças do ensino básico.
Recentemente, todos ouvimos falar de um caso que chocou o país inteiro: um jovem de 13 anos, que, no Seixal, foi atropelado ao tentar de outra jovem que praticava o ato do bullying contra este. Os motivos eram de todo os mais comuns do bullying, motivos fúteis e sem qualquer tipo de fundamento. O que mais também me choca neste caso é a entrevista dada pela mãe da bully. Nesta entrevista a mãe defende as atitudes da criança dizendo que foi uma brincadeira que correu mal e que com a idades dos jovens não se pode considerar tudo bullying.
Aquela criança ficará marcada para toda a sua vida com aquilo que lhe aconteceu. Umas marcas são evidentes, as cicatrizes, os pontos… Já outras não se veem e ficaram para sempre marcadas nas atitudes, nos pensamentos e acima de tudo na alma desse inocente jovem.
Para mim é inaceitável pensar que existe alguém que degrina a imagem do outro ou o ofenda, com base em preconceitos ou ideias que pense ter dessa pessoa. Fazer troça de alguém é um ato deplorável. Uma solução, que proponho, é a maior educação dos mais pequenos a este tema. Já dizia o ditado popular, e o povo nunca mente. Se aprenderem desde pequenos que está errado gozar com alguém e que ao invés disso se deve dar a mão e levantar o outro da queda emocional, o mundo certamente seria um lugar melhor.
avatar
15492J
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 43
Data de inscrição : 21/09/2021

O bullying  Empty Bullying escolar

Sex Nov 05, 2021 8:59 pm
Esse tipo de violência tem acontecido muito em ambiente escolar. Há versões modernas como o cyberbullying, que são agressões via internet ou telemóvel. Reprimi-lo, como a escola e a justiça tentaram fazer, terá pouca chance de provocar uma transformação positiva para os que sofrem ou sofreram. Na verdade, a repressão impede uma mudança efetiva.

Apesar desses atos serem frequentes, pouco espaço tem existido nas escolas para reflexão, havendo apenas ações repressivas quando eles vêm ao de cima publicamente. Ora, o ser humano tem um lado agressivo e negá-lo ou colocá-lo no fundo de um poço não impedirá a sua manifestação. Pelo contrário, poderá dar-lhe mais forças.

As ações escolares para combater o bullying devem ser no sentido de preveni-lo, como por exemplo como já existe em Portugal, uma conferência aos alunos nas diferentes escolas sobre este assunto pois, quando algo é questionado e pensado, favorece a apreensão da consciência de sua dimensão e importância: o outro poderá ser visto como alguém que também tem sentimentos.

Um trabalho nesse sentido deve fazer parte do dia a dia de uma escola e envolver a família dos alunos, na minha opinião. Muito do que somos e como nos expressamos tem sua origem lá. É necessário que ambos ajudem os jovens e crianças a se construir como pessoas, não só no que aprendem, mas como agem. Tal como o ditado português diz, “É de menino que se torce o pepino”.
avatar
notmeee
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 17
Data de inscrição : 05/10/2021

O bullying  Empty O bullying

Seg Mar 07, 2022 3:25 pm
O bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.
Infelizmente o bullying ainda está bastante presente no nosso mundo. Nas escolas, por exemplo, existem múltiplos casos de pessoas que sofrem ou já sofreram bullying. O que me revolta é o facto de, mesmo com toda a informação que temos, como as consequências que a prática de bullying tem na vítima, certas pessoas continuam a ter estes atos, seja pela aparência, pelos problemas da vítima em causa, e entre outras coisas que fazem com que pessoas sintam a necessidade de “gozar” com alguém. Ninguém tem o direito de “gozar” com uma pessoa seja pelo o que for. Nunca percebi o porquê. O porquê de diminuir alguém. Pergunto-me, como é que estas pessoas conseguem viver uma vida como se nada fosse, sabendo que estão a destruir alguém por dentro. O “bully” não sente culpa? Tudo isto faz-me confusão e a meu ver não há nada que justifique estes atos. Espero que daqui para a frente isto mude, e que as pessoas saibam colocar-se no lugar do outro.
avatar
OPORTO
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 21
Data de inscrição : 20/09/2021

O bullying  Empty O bullying

Qua Abr 06, 2022 10:40 pm
O bullying infelizmente, é um tema bastante presente na nossa sociedade. Sendo este ato praticado maioritariamente pelos jovens.
O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, que uma ou um conjunto de pessoas praticam sobre determinados indivíduos, simplesmente por estes existirem.
Muitas vezes, os jovens nem se apercebem que estão a cometer um ato que tenha tanta relevância na vida de outras pessoas. "Gozar" ou dizer algo na "brincadeira" também mexe com o psicológico de alguém. Estar constantemente a ser gozado ou criticado não é saudável e pode até trazer alguns transtornos psicológicos, tais como a depressão, ou até mesmo o suicídio.
Estas situações devem ser evitadas e cabe aos pais e às escolas, sensibilizar os jovens de que estas atitudes não são corretas e não devem ser praticadas.
Temos diversos exemplos destes na atualidade, mas irei falar sobre um caso que se sucedeu à relativamente pouco tempo.
Um jovem foi atropelado ao tentar fugir de outra jovem que estaria a agredi-lo física e psicologicamente, ou seja, a praticar bullying sobre este. O jovem apesar de ter ficado com algumas mazelas, não sofreu grandes consequências, e as que sofreu, todas elas sem perigo de perder a vida. Mas com certeza, que este dia ficou marcado para sempre, na sua memória. A integração do jovem após o acidente foi bastante complicada devido ao impacto que este causou ao nível do nosso país.
Com isto, pretendo transmitir que este ato não deve ser executado e que devemos estar conscientes das consequências que estes terão na vida das pessoas.
avatar
Leo
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 25
Data de inscrição : 15/09/2022

O bullying  Empty Bullying

Sáb Jan 21, 2023 1:49 pm
O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e sistemáticos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima ,este por vezes passa despercebido ou não é considerado mas está muito presente na sociedade.
O bullying pode ocorrer em qualquer ambiente onde existe o contato interpessoal, não é necessariamente físico pois pode ser praticado verbalmente , na maioria dos jovens já passou por uma situação de bullying verbal e que poderá resultar de vários traumas que se tem no presente , por exemplo, normalmente, pessoas quais foram intimidadas/gozadas no passado por terem excesso de peso hoje em dia têm medo de passar uns quilos a mais do que têm, desenvolvendo vários distúrbios não apenas físicos como psicológicos.
Na minha opinião , falta empatia pelo próximo pois ,não pensamos que apenas umas palavras tenham um impacto tão grande. As palavras têm muito mais poder sobre as pessoas ,do que pensamos e por isso que devem ser medidas com cuidado para não magoar o próximo, em caso de este ato verbal porque quem pratica este fisicamente tem a noção do que faz e não sente qualquer tipo de arrependimento nem empatia ,muitos até praticam com prazer .Bullying não é uma brincadeira é um ato de intimidação , humilhação pela vítima que normalmente é incapaz de se defender temendo dos seus agressores e pode chegar ao extremo evoluindo para a agressão física e sistematicamente .Ser empático não te custa a vida mas não o ser pode custar a vida de outra pessoa.

avatar
Alexandre Polónia
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 20
Data de inscrição : 13/01/2023

O bullying  Empty Bullying

Dom Fev 05, 2023 9:05 pm
O bullying é uma forma de violência psicológica e/ou física que é praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos contra outro indivíduo ou grupo de indivíduos que é percebido como mais fraco ou vulnerável. Isso pode incluir comportamentos como intimidar, agredir, excluir ou difamar outra pessoa. O bullying pode ter graves consequências para a saúde mental e emocional da vítima e pode afetar a sua autoestima e bem-estar geral. É importante que sejam tomadas medidas para prevenir e combater o bullying, incluindo educação e sensibilização sobre o assunto, suporte e recursos para as vítimas.
A prevenção do bullying envolve uma combinação de ações por parte de diferentes setores da sociedade, incluindo escolas, famílias, comunidades e governos.
Algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir o bullying incluem:
• educação e sensibilização;
• educação sobre o bullying e suas consequências que pode ajudar a promover uma cultura de respeito e tolerância;
• estabelecimento de políticas claras (escolas e empresas devem ter políticas claras sobre o bullying e medidas efetivas para lidar com o comportamento);
• promoção de relacionamentos positivos sendo importante promover relacionamentos positivos entre colegas e entre pais e filhos, para ajudar a prevenir a dinâmica de bullying;
• treinamento para os profissionais, professores, conselheiros escolares e outros profissionais para reconhecer e lidar com o bullying de maneira efetiva;
• envolvimento dos pais para estarem atentos aos sinais de bullying;
• trabalhar com as escolas e outras instituições para prevenir o comportamento;
• promoção de uma cultura de inclusão e respeito onde todas as pessoas são valorizadas e apreciadas pelas suas diferenças.
Lembre-se de que a prevenção do bullying é um esforço contínuo e que é preciso trabalhar juntos para construir comunidades saudáveis e seguras para todos.
Em suma, concluo que ao primeiro sinal que possamos sentir que estamos a sofrer bullying devemos falar com os pais, professores, algum membro da família, alguém que saibamos que nos pode ajudar, desta maneira será mais fácil eliminar este problema!
avatar
Car747fs
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 17
Data de inscrição : 29/09/2023

O bullying  Empty Bullying

Seg Out 02, 2023 6:22 pm
O bullying é definido como a prática de atos de violência intencionais e repetidos contra uma pessoa indefesa e que pode causar danos físicos ou psicológicos as vítimas.
Esse tipo de violência é bastante comum na nossa sociedade hoje em dia.
O bullying não tem uma motivação única, uma pessoa pode sofrer bullying por várias razões, por ter um aspeto físico considerado fora do padrão, um jeito de pensar que não é aceite, por causa da sua cor de pele, pelo seu peso, por ser tímido e por várias outras razoes insignificantes.
Existem vários tipos de bullying: o físico, psicológico, verbal, sexual e virtual.
Ao meu ver não existe nada que justifique estes atos violentos, quem pratica tal atos é cobarde pois normalmente nunca o fazem sozinhos, precisam sempre do seu grupo de rufias.
Existem várias medidas para evitar o bullying: educação e sensibilização, trabalhar com as escolas e outras instituições para prevenir, promover relacionamentos positivos entre colegas e família para prevenir a dinâmica do bullying.
Por fim, qualquer sinal que possamos sentir que estamos ou que alguém esta numa situação de bullying devemos falar com familiares, professores ou alguém que possa nos ajudar nesta situação.
avatar
Tiaghi
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 13
Data de inscrição : 24/09/2023

O bullying  Empty [Opinião] Bullying

Sáb Out 07, 2023 6:36 pm
O bullying é um tema muito falado na atualidade e, hoje em dia vemos muitas notícias sobre tal, também é um tema muito sério e preocupante que afeta pessoas de todas as idades em todo o mundo.

Na minha opinião, o bullying é absolutamente inaceitável e prejudicial. Aqui estão algumas razões pelas quias o bullying é problemático:
  1) O bullying pode causar sérios danos emocionais e psicológicos às vítimas, isto é, pode levar a problemas de saúde mental, como a depressão, isolamento social, ansiedade e até mesmo pensamentos suicidas.
  2) O bullying pode afetar o desempenho escolar das vítimas, levando a queda nas notas e, em casos extremos, abandono escolar.
  3) Geralmente as vítimas ficam com vergonha de falar com amigos ou familiares, isto leva a que elas permaneçam caladas e pode piorar o estado da situação em que elas estão.
 
É importante entender que o bullying não é apenas uma brincadeira inofensiva, mas sim um comportamento cruel que afeta profundamente a vida dessas pessoas. Deve ser combatido e prevenido nas escolas, locais de trabalho e comunidades online, tendo ou não uma pessoa mais importante(exemplo: um professor/funcionário ou um chefe/patrão) por perto. Para isso é fundamental ensinar empatia, respeito e tolerância, para que as pessoas possam aprender a conviver de maneira respeitosa e harmoniosa.O bullying não deve ser tolerado, e é responsabilidade de todos nós trabalhar juntos para erradicá-lo( arrancar pela raiz) e criar um mundo mais justo e seguro para todos.

Resumindo, o bullying é inadmissível e cruel, e se soubermos de alguém que passe por esse sofrimento enorme não podemos ficar parados sem fazer nada, nem ter medo de ajudar, mas sim saber que essa pessoa precisa da nossa ajuda.





Agora deixo uma história que se passou comigo:


Vou contar-vos uma história que aconteceu comigo e, fico muito feliz que tenha dado tudo certo e estar muito feliz porque ajudei uma pessoa a ultrapassar um momento delicado da sua vida.
  Eu tinha um melhor amigo, com a mesma idade da minha, que andava numa escola privada no 5º ano, na escola dele os(as) alunos(as) tinham de usar um vestuário igual, a que nós chamamos de “uniforme”. Ele tinha as aulas normais como qualquer outra pessoa, mas quando acabava a escola ele tinha uma atividade que praticava no seu tempo livre que era desporto, e foi daí que nós nos conhecemos, apesar de não sermos muito bons naquela idade, nós fomos crescendo e fomos melhorando cada vez mais, até que éramos uns dos melhores da equipa. Chegamos ao 9º ano, ele andava na sua escola e eu na minha, mas nós os dois estávamos na mesma equipa, até que foram passando treinos e ele não aparecia, nos treinos em que ele vinha fui falar com ele para perguntar o que se passava e ele respondia:” Não se passa nada, só não me apetecia vir aos treinos”, então eu achei que estava tudo bem, mas nos treinos em que ele vinha eu notava que ele andava muito em baixo, andava desanimado, com medo. Como eu não andava na escola dele, eu não sabia o que acontecia lá, então fui perguntar a um outro amigo meu que andava na mesma escola que ele para ver o que se passava, e ele disse que nos intervalos e quando acabava a escola havia um grupo de alunos que lhe chamava nomes, humilhavam-no, gozavam com ele, etc. Logo que ele me disse isso percebi porque é que ele andava tão em baixo e com medo, ele andava a sofrer de BULLYING.  Falei com ele e ele contou-me tudo o que ele não tinha contado aos pais nem aos professores, então falei aos meus pais que falaram com os pais dele, depois falaram com os professores que foram falar com os pais dos alunos. Quando tudo acabou ele andava muito mais feliz na escola e a praticar desporto comigo, agora mais que nunca somos melhores amigos e se acontecer alguma coisa a ele ou a mim temo-nos um ao outro para ajudar.
  Concluindo, isto é uma história da minha vida que aconteceu de facto, e deixa-me com muito orgulho de o ter ajudado a ultrapassar aquele momento horrível.
 
Observações: Não disse que era a pessoa por escolha dela, nem disse que desporto praticamos por escolha minha e dele.

Tiaghi gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

O bullying  Empty Re: O bullying

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos