ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
m.1t9l45
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 24/10/2021

Desigualdade de género Empty Desigualdade de género

Sáb Nov 06, 2021 8:11 pm
A desigualdade social refere-se a processos na sociedade que pretendem limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo. Existem diferentes tipos de desigualdades como género, racial, de classes, etária, etc.
A mulher sempre foi vista como o "sexo mais fraco", não só a um nível profissional como também social. Antigamente, a mulher não podia trabalhar em determinados empregos por serem considerados “pesados” e apenas os homens os podiam executar. A nível social, a mulher era vista como a que cuidava da casa e dos filhos.
Atualmente, no âmbito profissional, apesar de já ser um número menor, as mulheres continuam a receber salários mais baixos que os homens, desempenhando o mesmo cargo.
Felizmente, nos países mais desenvolvidos, a mulher já pode trabalhar, estudar, sem ser obrigada a ficar em casa. Nos países em desenvolvimento, maior parte das mulheres ainda ocupa o papel de dona de casa.
Temos também o exemplo do desporto, onde a mulher também é vista com inferioridade, por exemplo, no futebol. Como é visto pela sociedade como um desporto para homens, a mulher é rebaixada neste desporto, não sendo devidamente reconhecida.
Resumindo, a mulher pode não ser igual ao homem mas os direitos têm de ser os mesmo.
avatar
MECSO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 20
Pontos : 52
Data de inscrição : 14/09/2022

Desigualdade de género Empty Desigualdade de Género

Ter Dez 13, 2022 11:37 pm
A desigualdade de género ocorre quando há privilégio de um género em detrimento de outro, ou outros. Historicamente, os direitos e vontades do homem sobrepuseram-se aos das mulheres e pessoas não-binárias.
A desigualdade de género é um assunto que, felizmente, tem vindo a ser mais discutido. Desde o início da humanidade os homens sempre foram vistos como um grupo intelectual, trabalhador e superior às mulheres, que eram vistas apenas como uma ferramenta para a felicidade do homem ou para permitir os seus cuidados domésticos e a sua continuidade ao longo das gerações. Ao longo dos tempos, até os dias de hoje esta situação foi evoluindo, mas na minha opinião não o suficiente. A figura da mulher na sociedade foi sempre tida como um apoio para os homens, uma vez que à visão dos homens, as mulheres não têm as mesmas capacidades que eles, para trabalhar, por exemplo, logo ficavam em casa a cuidar dos filhos. Apenas com a Primeira Guerra Mundial, é que uma vez que os homens foram necessários para a guerra as mulheres tiverem de substituí-los nas fábricas, provando que as mulheres também são capazes de trabalhar.
Mais atualmente, ainda podemos ver o machismo na nossa sociedade, através dos ordenados salariais, vemos muitas mulheres que mesmo estando na mesma posição do que um homem numa empresa, e mesmo, muitas vezes, trabalharem mais e terem mais classificações académicas e profissionais acabam por ganhar menos que o homem, apenas por serem mulheres. Vemos também o destaque no futebol masculino, mundialmente reconhecido e adorado, enquanto o futebol feminino fica à sua sombra, nunca ganhando tanto reconhecimento nem espectadores, por não ser considerado uma boa modalidade apenas por ser praticado por mulheres, porque à visão dos espectadores elas não jogam tão bem devido a esse mesmo facto, e muitas vezes, os espectadores destes jogos, são homens que os vêm com o intuito de assediar as jogadoras, o que é extremamente errado e nojento.
Nos países em desenvolvimento podemos observar um maior atraso na igualdade de género, sendo países onde as mulheres não têm praticamente direitos nenhuns, em alguns países, não é permitido mostrar partes do corpo e do rosto ou o cabelo, não têm o direito de trabalhar, de ter a sua opinião, muitas vezes, nem o direito de sair de casa têm, sendo tratadas como objetos, o que é totalmente ridículo, pois essa separação de poder e direitos entre homens e mulheres não devia existir, uma vez que merecem ambos o mesmo respeito e as mesmas oportunidades, sem distinções recorrentes ao género.
avatar
rafael:)costa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 17
Data de inscrição : 08/12/2022

Desigualdade de género Empty Re: Desigualdade de género

Sex maio 12, 2023 7:11 pm
A desigualdade de género é um problema social que se refere às diferenças injustas e discriminatórias entre homens e mulheres, tanto em termos de acesso a oportunidades quanto em termos de direitos e tratamento. Isso inclui, por exemplo, disparidades salariais, falta de representatividade política feminina, violência doméstica e sexual, falta de acesso à educação e saúde reprodutiva, entre outros. A desigualdade de gênero é um problema global e persistente que afeta mulheres de todas as idades, etnias, classes sociais e culturas. É importante que a sociedade trabalhe para promover a igualdade de género, reconhecendo as diferenças entre homens e mulheres, mas não permitindo que essas diferenças sejam usadas para justificar a discriminação e a injustiça.
Para alcançar a igualdade de género, é preciso que a sociedade trabalhe em várias frentes, incluindo mudanças culturais, legislativas, educacionais e socioeconómicas. Isso envolve capacitar mulheres e meninas, promover a conscientização sobre as desigualdades de gênero, implementar políticas e leis que protejam os direitos das mulheres e envolver homens e meninos na luta pela igualdade de género. É um trabalho contínuo que requer um compromisso coletivo para mudar as normas sociais, culturais e econômicas que perpetuam a desigualdade de género.
Conteúdo patrocinado

Desigualdade de género Empty Re: Desigualdade de género

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos