ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Energias Renováveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Energias Renováveis

Mensagem  manuel monteiro-10T2 em Qui Jan 31, 2013 11:32 pm

é necessário começar a investir no ambiente(energia solar, eólica), para quê investir na exploração de outros planetas quando nem do planeta em que vivemos sabemos tratar? É preciso também que os governos abram os olhos e aprovem leis de forma a que a população não aja de forma imprudente...promover o uso da bicicleta, por exemplo, mas o dinheiro fala sempre mais alto...

manuel monteiro-10T2
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/01/2013
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Energias Renováveis

Mensagem  afonso_pimentel em Dom Fev 03, 2013 5:13 pm

Concordo plenamente. Enquanto a ganância prevalecer nada se vai resolver. Uma questão que precisa de ser resolvida é a questão da poluição. Algo que me deixa a pensar é: Para quê tanto incentivo à reciclagem se há cada vez mais poluição provocada por fábricas? Não deveriam também dar mais importância a isso? Arranjar uma solução para diminuir a emissão de gases tóxicos para a atmosfera é necessário. Nos automóveis já se contam várias inovações quanto à emissão de gases poluentes, cada vez mais a indústria automóvel se preocupa com isso. Tenho que admitir que não gosto de automóveis que não movidos a gasolina/gasóleo pois adoro ouvir o som do motor, os automóveis elétricos, hibrídos, etc., não parecem ser muito emocionantes. Mas penso que é uma boa alternativa aos combustíveis fósseis, deveria-se era arranjar maneira de tornar os carros movidos a combustíveis alternativos mais emocionantes, baratos e eficientes pois não se veem muitos nas ruas exatamente pois não possuem tais caraterísticas mas com o tempo acredito que irão evoluir bastante.

afonso_pimentel
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Energias Renováveis

Mensagem  afonso_pimentel em Seg Fev 11, 2013 10:45 pm

Encontrei este vídeo no youtube em que George Carlin "critica" a nossa arrogância por querermos salvar o planeta. O seu ponto de vista é realmente interessante, apesar de não concordar muito com o que ele disse admito que tem razão de ser.

afonso_pimentel
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Energias renováveis

Mensagem  nunoc em Sex Out 04, 2013 9:35 pm

É necessário investir nas energias renováveis, porque apesar de as respetivas infraestruturas terem custos muito elevados e necessitarem de muito investimento, a longo prazo o Governo vai obter lucro, visto que estas são consideradas fontes de energia inesgotáveis á escala humana, o seu impacto ambiental é muito menor do que o dos combustíveis fósseis, logo menos poluição, e permitem criar novos postos de emprego.
Quanto a promover o uso da bicicleta, este seria um importante passo para reduzir a quantidade de gases nocivos lançados para o ambiente e também para nós, dado que muitas doenças são causadas por eles. Contudo este meio de transporte não é muito cómodo, exige esforço físico e não é muito prático com tempo de chuva, mas só com força de vontade é que, tanto o nosso país como as nossas mentalidades podem mudar.

nunoc
Conhecedor
Conhecedor

Mensagens : 81
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Energias renováveis

Mensagem  anabatista em Dom Out 06, 2013 10:41 am

Concordo plenamente. Não faz qualquer sentido explorar outros planetas e tentar descobrir se seria possível existir lá vida, se nem do nosso planeta cuidamos. Andamos a poluir o planeta Terra, a destruí-lo cada vez mais com o aquecimento global, o efeito de estufa… para depois mudarmos todos de planeta, se isso for possível. Nós vivemos num grande planeta e não precisamos de mais para destruir. O estado em que o planeta ficou mostra a nossa irresponsabilidade. Se agora temos mais conhecimentos porquê que não os aplicamos? Por exemplo, há muitos anos não se conheciam as energias renováveis, mas agora, e apesar de já as conhecermos, o mundo está ainda pior.
De facto deviam existir algumas leis que ajudassem o ambiente. Podiam, por exemplo, fazer uma lei em que cada pessoa só pudesse ter um carro. Tenho a certeza que ia ajudar bastante.
Assim, penso que cabe a cada um de nós mudar o mundo. Se todos nós formos responsáveis e tratarmos o nosso planeta como ele deve ser tratado teremos uma vida melhor.
avatar
anabatista
Moderador
Moderador

Mensagens : 104
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

energias renováveis

Mensagem  danielabaptista em Qui Out 17, 2013 10:22 pm

Concordo com a opinião de todos . Não faz sentido nenhum estarmos a investir na exploração espacial, mais propriamente, na descoberta de novos planetas, se não tratamos bem o nosso. Fomos ''abençoados'' com um planeta fantástico, que reuniu as condições necessárias para a nossa existência. Imaginem que quando o universo fora criado a o planeta Terra estivesse noutro local, o qual não nos permitiria viver? Devíamos dar mais valor ao planeta que temos, pois não temos mais nenhum (pelo menos que já tenhamos descoberto), e se não o preservarmos só estaremos a prejudicar a nós próprios.
Com o crescente desenvolvimento das energias renováveis, porque não aproveitarmos isso para preservarmos o nosso mundo? Não é difícil, muito menos se todos contribuirmos um pouco. E o governo deveria apoiar mais, deveria fazer mais peso deste lado da balança. Mas não, o dinheiro é sempre o mais importante. Esperemos que as coisas melhorem e que as mentalidades mudem.

danielabaptista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Energias Renováveis

Mensagem  gilmota em Dom Nov 10, 2013 9:14 pm

As energias renováveis, como são exemplo a energia solar (sol), a energia eólica (vento), a energia geotérmica (calor da terra), a energia hidráulica (rios e correntes de água doce), entre outras, são de importância crescente na sociedade moderna. No entanto, na minha opinião, necessitariam de desempenhar um papel mais ativo em relação aos combustíveis fósseis, que ocupam, de longe, o primeiro lugar na produção de energia a nível mundial, o que é prejudicial para a saúde do planeta Terra.

gilmota
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 45
Data de inscrição : 17/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

energias renováveis

Mensagem  Tiagopinto74 em Dom Out 12, 2014 7:58 pm

As energias renováveis na minha opinião são excelentes… a terra é algo que podemos usar, mas que não nos pertence. A natureza tem os recursos necessários à nossa sobrevivência e nós, seres humanos, por ganância, temos necessidade sempre de mais, destruindo a terra recorrendo a recursos não renováveis. As energias renováveis para mim vieram para harmonizar o nosso modo de vida e o da natureza, para que nenhum fique prejudicado. O problema é que as grandes fontes de energia como o petróleo, com o poder ganho ao longo dos anos, nunca poderiam ser substituídas por não poder alimentar as ambições desmedidas das pessoas a vários níveis.
A natureza não é um prémio, não podemos fazer o que quisermos com ela, temos de conservá-la e diminuir ao máximo a pegada ecológica de cada um, porque a proteção do planeta começa por cada um de nós.
Que incongruência… as pessoas têm carros a gasolina/gasóleo , poluem muito e dizem que adoram “locais com natureza”.
Fui-me consciencializando durante estes anos que é muito difícil mudar as pessoas e a sua mentalidade em relação às energias renováveis e formas limpas de fazer o nosso dia-a-dia…
Acho que com o desenvolvimento tecnológico será possível haver fontes renováveis mais potentes e que sejam aceites por todos de forma a tornarmo-nos ecológicos e contribuir para a conservação do planeta …
Como sou uma pessoa que contra qualquer tipo de poluição, apelo ao máximo o uso de energias renováveis e formas de as desenvolver, sempre mais, para um mundo melhor…
Protejam o ambiente, sem comodismos, sem medo, protejam a arte que é o nosso planeta e mudem o rumo da poluição a 360 graus.

Tiagopinto74
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 18/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vida mais verde

Mensagem  dave1505 em Ter Out 14, 2014 7:18 pm

Este é, realmente, um tema que apoio muito, visto que abrange tantas atividades do dia a dia e pode mudar tanto as nossas vidas e até mesmo a nossa consciência: a substituição dos meios de transporte, atualmente, usados de forma tão comum e exagerada, por bicicletas, que são práticas, divertidas, e levam-nos a fazer o exercício físico que muitos deviam fazer, porém preferem queixar-se da "falta de tempo" Razz (era da forma que se passavam a tê-lo).
  Podemos observar que já temos muitos estudos e pesquisas que nos mostram que já podemos chegar longe a usar tantas fontes de energia! Os painéis solares já passaram por tantas ideias de tantas mentes brilhantes. Já pude ver que algumas pessoas trabalharam (em pequena escala) num tipo de painéis solares que podiam cobrir as estradas e emitir sinais de segurança necessários com luzes LED, independentemente dos gastos, é claro que em algum tempo iriam pagar-se a si próprios com todos os seus benefícios.
 
  Porém, enquanto fico boquiaberto a ver que ideias assim estão a ser desenvolvidas, relembro-me:
"estamos a falar do ser humano aqui Neutral "
  Com a ganância e superficialidade das pessoas que seriam os líderes na exploração destas ideias, podemos concluir que nunca avançarão. Parece que só interessa a ação que der imediatamente dinheiro. Infelizmente, pelo que vejo e o que tento prever a partir daí, nós estamos a cair num poço sem fundo que nos levará a um planeta inabitável e ninguém conseguirá agarrar-se ou subir, pois será sempre tarde demais, um futuro que me parece muito certo. Será que alguém me pode mostrar alguma esperança para um futuro limpo e feliz?


Última edição por Filipa Sousa em Ter Out 14, 2014 11:16 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Enquadramento do vídeo na publicação para visualização direta)

dave1505
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 21
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

À procura da descoberta

Mensagem  *2015*filo em Sab Set 19, 2015 10:26 pm

Concordo plenamente que devemos investir no nosso planeta relativamente ao uso de bicicletas e energias renováveis, entre outras coisas. Não concordo, é não explorar-mos os planetas à nossa volta e o que nos rodeia. Sempre achei interessante o tema dos planetas/universo, sempre foi algo que me deixou curiosa, pois, nós somos tão pequenos relativamente a tudo o resto,seremos os únicos?!? Eu, pessoalmente creio que não, pelo que gostava de ter certezas. Sei que até lá ainda terei que esperar bastante tempo...mas quem sabe. No entanto, não deixo de apoiar o nosso planeta. cyclops

*2015*filo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Energias renováveis como base futura de sobrevivência do Homem

Mensagem  aristoteles_21 em Qui Maio 12, 2016 8:32 pm

Desde o inicio que o Homem procura meios de obtenção de recursos de forma a poder "alimentar" todo o tipo de máquinas e mecanismos tais como os automóveis, máquinas ao nível industrial, entre outros. No entanto, grande parte destes recursos que o Homem tem vindo a explorar não são eternos e são conhecidos como combustíveis fósseis. Tal como em todos os casos, este inventor e explorador nato que o ser humano, temos vindo a procura alternativas para o desaparecimento destes recursos. Essa alternativa denomina-se de energias renovávies.
Estas energias são a melhor alternativa que o Homem têm para enfrentar este desaparecimento contudo penso que esta alternativa não esteja a ser aproveitada e posta em prática tal como seria de esperar. Tal facto pode dever-se ao rendimento e gastos monetários necessários em comparação aos combustíveis fósseis mas ainda assim, acho que a humanidade deve investir arduamente nesta opção porque daqui a uns anos pode já ser tarde.

aristoteles_21
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/10/2015
Idade : 16
Localização : Porto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Energias Renováveis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum