ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
jude
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 15/09/2022

Porquê tanta procrastinação? Empty Porquê tanta procrastinação?

Ter Nov 08, 2022 9:23 pm
Imaginemos o seguinte cenário: É sábado de manhã e eu lembro-me de que tenho uma tarefa com prazo limite de entrega até segunda-feira, no entanto, em vez de fazer o trabalho, estou “demasiado ocupado” com outras coisas, como por exemplo, a ver uma série, a navegar pelas redes sociais ou apenas a descansar. Então penso para mim mesmo “bem, ainda tenho o resto do dia e domingo inteiro para o fazer.”, por isso, decido deixar o trabalho para depois. Mas na verdade, são 20 horas de domingo e estou desesperado para acabar o tal trabalho, para entregar no dia seguinte. Isto já me aconteceu mais vezes do que aquelas que eu gostava de admitir, e tenho perfeita consciência de que deixar as coisas para a última é um hábito muito mau, que me vai trazer stress e ansiedade, e mesmo assim, por que raios é que sabendo eu, que inevitavelmente o tenho de fazer, ainda o deixo para o fim?

Portanto, procrastinar significa adiar uma situação, decisão, tarefa, ou seja, deixar para amanhã o que se podia fazer hoje. Mas quais são os motivos de isso acontecer?

Normalmente chamam os procrastinadores de preguiçosos, mas isso nem sempre é verdade, pegando até no meu exemplo, de que sei que sou uma pessoa perfecionista, porque será que continuo a adiar algo importante? Afinal, só me estou a sabotar a mim mesmo.

As razões que dizem levar a esse comportamento sabotador são, no caso dos perfecionistas, evitar a tarefa pelo medo de errar ou de não a fazer corretamente, pois por colocarem muita pressão sobre si mesmos, os perfecionistas procrastinam e não começam um projeto ou tarefa por medo da impossibilidade de atingir a perfeição.
avatar
André Nico
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 19
Data de inscrição : 16/09/2022

Porquê tanta procrastinação? Empty Procrastinação

Ter Nov 15, 2022 10:28 pm
De facto, a procrastinação é algo que está presente em muitos de nós. A começar por mim, eu sinto que poderia ser muito mais produtivo se encarasse os meus "problemas" de forma mais seria. Tenho um caso muito bom que foi no inicio do verão que eu disse que ia aprimorar o meu conhecimento em lua ( linguagem de programação ) e no final de tudo cheguei ao fim do verão sem ter sequer começado.
Acho que de forma talvez a ser mais eficaz deveria de criar metas do género : "amanhã tenho de aprender isto" e assim faze-lo.
Pensar demasiado à frente acho que me distrai de realizar as coisas passo a passo e começo a achar que tudo é muito é fácil e assim atrasá-las.
Em relação aos estudos isto complica-me um bocado a vida... Sei que tenho um teste para a próxima semana mas acho que 5 dias chega para estudar... no 5º dia esqueço-me de estudar, no 4º é a preguiça de pegar nos livros, no antepenúltimo dia estudo um bocado, no penúltimo um amigo convida-me para jogar e volto a me esquecer de estudar e depois tem de ser no último dia, já muito apressado, a tentar perceber a matéria. (quando me refiro ao tempo de estudo é estudar todo o dia, pois nas semanas que não tenha teste estudo diariamente mas apenas cerca de 30m para uma disciplina que para mim seja mais complicada)
Com isto, quero dizer que a procrastinação consegue arruinar a vida duma pessoa mas há sempre formas de nos ajudar a resolver este mal!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos