ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
emma vieira
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 15/09/2022

O Snob Literário Empty O Snob Literário

Sáb Jan 28, 2023 8:56 am
Adoro fazer apreciações críticas de livros, no entanto, de todas as que faço (incluindo aquelas que não mostro a ninguém), nunca escrevo “este foi definitivamente o meu livro favorito”, “o meu favorito até agora”, “está no meu top de favoritos” porque a realidade é que eu não li nem 0,01% dos +129.864.880 (segundo o google) livros que há no mundo, e, por isso considero que é ridículo dizer que tenho um favorito quando pode haver melhor e é de certa forma uma falta de consideração por todos os outros livros que eu não li.
Geralmente os livros favoritos das pessoas, aqueles que dizem que “mudaram a vida delas” são clássicos da literatura, eu compreendo isso e acho sensato por um lado, pois quem me diz que o seu livro favorito é um romance da Colleen Hoover ou da Elena armas ou da Emily Henry, perde um bocado a minha consideração, com isto não quero tirar a credibilidade às autoras, elas tem o seu papel na sociedade, no entanto acho complicado que uma pessoa com caráter veja a vida de forma completamente diferente após ler, It ends with us, The spanish love deception ou Beach Read. Eu digo isto, mas afirmo também que podem me ver com um destes livros na mão facilmente, só que como sou snob literária, meio que condeno esta seleção de favoritos por serem romances puramente lamechas e num nível de ficção que ultrapassa os filmes.
Respeito quem me diz que o seu livro favorito é o Retrato de Dorian Gray, Oliver Twist, Orgulho e Preconceito e 1984. Venero essas pessoas porque sinto que podia facilmente ser uma delas (se é que não sou). Aparte disso, também desprezo essas pessoas, pois satisfazem-se com a conformidade de o seu livro favorito ser dos livros mais vendidos da humanidade e estar à disposição de tudo e todos. Aquelas pessoas que eu admiro e quero ser uma delas são as que dizem que o seu livro favorito é um livro, como dizem agora, “alternativo”, aquele que está por trás de todos os outros na estante, aquele do desconhecido autor que não é suficientemente valorizado. Quero encontrar um livro desses, talvez o possa vir a chamar como favorito, duvido. Por agora quando me perguntam qual é o meu livro favorito ou eu digo “não sei” ou para contentar as pessoas digo que é as Mulherzinhas.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos