ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
jude
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 45
Data de inscrição : 15/09/2022

"A Sibila" Empty "A Sibila"

Seg Fev 20, 2023 6:41 pm
O romance “A Sibila” de Agustina Bessa Luís, é a história de Quina, uma mulher com uma infância dura vivida num ambiente rural e numa época em que a pobreza se sentava à mesa com as famílias portuguesas.

A ação central é constituída pela longa retrospetiva da vida de Quina, tia de Germa, a partir do momento em que, baloiçando-se na velha "rocking-chair", a recorda com saudade e alguma nostalgia.

O primeiro plano da intriga é ocupado pela protagonista e a sua família, sendo assim a história de Quina é, logo de início, substituída pelo relato das vidas de Maria da Encarnação e Francisco Teixeira, com inúmeras divagações e comentários sobre o lugar da mulher na família e na sociedade e os efeitos nefastos da existência do homem. Isto é muito importante para a compreensão do comportamento de Quina, como o seu desprezo pelos homens, a sua frustração amorosa e emoções causadas pelo poder económico e domínio dos outros.

Confesso que isto foi o que mais gostei, pois, os homens são apresentados como personagens secundárias e sem grande relevância para o sucesso da casa, enquanto que as mulheres edificam todo o clã, formando entre si uma aliança forte.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos